Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Depois de uma década causando estrados no MCU e meses de especulação à frente da série do Disney + do deus da trapaça, a teoria dos fãs de Loki mais popular (que vamos examinar mais abaixo para evitar SPOILERS) foi finalmente confirmada como correta.

Veja tudo o que já sabemos sobre a série de Loki!

E embora essa reviravolta na história, que aconteceu no final do Episódio 2 de Loki, possa parecer uma possibilidade que só poderia realmente existir em uma linha do tempo inexplorada dentro do multiverso da Marvel, na verdade é baseada em décadas de histórias em quadrinhos. Portanto, aqui está tudo o que você precisa saber sobre a revelação do personagem revolucionário de Loki e o que isso significa para o MCU.

AVISO! GRANDES SPOILERS DO EPISÓDIO 2 DE LOKI À FRENTE!

Isso mesmo, conforme revelado no final do segundo episódio desta semana, Loki (Tom Hiddleston) agora está preso em uma perseguição de gato e rato com ninguém menos que Lady Loki (Sophia Di Martino), uma possível versão multiverso de si mesmo que tem se escondido dentro de cronogramas variantes apocalípticos e roubado cargas de reinicialização. Ela é uma assassina em série quântica, matando agentes da Autoridade de Variância Temporal a torto e a direito enquanto consegue iludir o Agente Mobius M. Mobius (Owen Wilson).

Loki pode parecer chocado ao ver sua própria cópia feminina. No entanto, esta revelação não é um choque para aqueles que leram mais do que algumas das muitas histórias de Loki da Marvel Comics. Assim, Lady Loki está tão desarrumada no cânone dos quadrinhos quanto parece estar no MCU.

Lady Loki nos quadrinhos da Marvel

Lady Loki: conheça a versão feminina do Deus da Trapaça! - Foto: CT MAS
Lady Loki: conheça a versão feminina do deus da trapaça! – Foto: CT MAS

O MCU está adaptando diretamente as histórias da Marvel Comics para o seu universo cinematográfico, mas personagens Asgardianos como Thor e Loki também se baseiam na mitologia nórdica. Nas histórias antigas, Loki era um trapaceiro metamorfo, tanto um deus quanto um gigante do gelo. Em um ponto, ele até deu à luz a um cavalo de oito pernas.

Nem tudo isso contribui para um bom enredo de quadrinhos, mas as habilidades de transformação de Loki são essenciais para as versões do personagem que existe na Marvel. Em um enredo de 2008, Lady Loki apareceu, tendo emergido de um evento de quadrinhos conhecido como Ragnarok renascido em uma forma feminina. Foi um choque para os outros personagens da história, mas Thor – sempre o irmão mais velho que o apoiava – se ajustou rapidamente. Assim, Lady Loki foi aceita e referida como uma mulher.

A introdução do personagem se seguiu por outras aparições no arco “Dark Reign”, “New Avengers” e o evento  “Original Sin“. O que foi inicialmente visto por alguns leitores como uma forma ousada de adicionar mais apelo sexual a um vilão da Marvel amado (ao mesmo tempo em que honrava os mitos originais) mais tarde se tornou uma parte fundamental de Loki quando, em “Original Sin: Thor e Loki – The Denth Realm” de 2014 , foi revelado que Loki não estava apenas usando a forma feminina como um disfarce. Em vez disso, Lady Loki era parte de sua personalidade, tanto Loki quanto aquela que já conhecemos e amamos.

Esperançosamente, esse aspecto do personagem de Lady Loki é transferido para o MCU.

Lady Loki no MCU

Lady Loki: conheça a versão feminina do deus da trapaça! - Foto: CT MAS
Lady Loki: conheça a versão feminina do deus da trapaça! – Foto: CT MAS

A revelação de Lady Loki no enredo de Loki foi telegrafada no MCU há meses. Primeiro, houve aquele vazamento de fotos que parecia mostrar uma atriz em um traje bem ao estilo de Loki. Então, um trailer mostrou Loki sentado com uma mulher que tinha uma semelhança passageira com a Viúva Negra, mas que impressionou muitos fãs como mais provavelmente a própria tendência de gênero de Loki. Por fim, um tweet oficial da Marvel revelou a ficha de Loki no banco de dados da TVA, que listava seu sexo como “fluido”, em referência às suas habilidades de metamorfose.

Nos bastidores, o principal escritor de Loki , Michael Waldron, já confirmou que a identidade de gênero de Loki é importante para a série, dizendo a site Inverse que a equipe por trás do show “trabalhou muito duro” naquele elemento de Loki (mas que ele preferia deixar o show representação fala por si do que discuti-la em entrevistas a partir de seu ponto de privilégio como um homem cisgênero).

Lady Loki: conheça a versão feminina do deus da trapaça! – Foto: UOL MAS

Mas com a revelação de Lady Loki na série, ainda não está claro de onde esse novo Loki vem. Ela é de outra linha do tempo? Ela é uma veterana da Guerra Multiversal? Ninguém está dizendo nada com certeza agora. No entanto, o episódio da próxima semana irá definitivamente revelar mais sobre como essa nova deusa do caos se encaixa no mundo já caótico de Loki.

Quanto ao Loki de Hiddleston, esta revelação leva sua crise de identidade já em formação para o próximo nível. Agora, o personagem não tem apenas certeza de quem ele é sem uma missão e um povo para conquistar, mas também não tem certeza se esse outro Loki é mais “ele” do que ele.

Embora essa revelação possa ter sido prenunciada nos quadrinhos, Loki está em um território desconhecido neste momento.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!