Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Mesmo as coisas mais mundanas e cotidianas podem parecer cheias de mistério e aventura quando você é criança. Especialmente quando você tem um amigo que pensa como você para trocar ideias e encorajar seus vôos de fantasia. Knights & (and) Bikes canaliza esta experiência familiar de infância em uma aventura coop (mas que você ainda pode jogar sozinho) que permanece infinitamente charmosa mesmo quando sua mecânica central não entra na diversão.

Veja também a lista de jogos do Xbox Game Pass!

Veja também o review completo de Eastshade!

Conhecendo o jogo

Knights and Bikes: veja o review do game! - Foto: Reprodução/ Game Spot
Knights and Bikes: veja o review do game! – Foto: Reprodução/ Game Spot

Nessa é uma clandestina em um barco que acabou de atracar na casa de Demelza, uma ilha de férias. Rapidamente, as duas meninas se encontram e fazem coisas que apenas as crianças podem fazer. Além disso, tornam-se amigas firmes quase que instantaneamente. Nessa é um pouco mais velha e aparentemente órfã. Por outro lado, Demelza mora no parque de caravanas da ilha administrado por seu pai solteiro, que está lutando para manter o negócio funcionando. A dupla aproveita a oportunidade para escapar para a imaginação uma do outra, partindo em uma grande aventura para recuperar o lendário tesouro enterrado da ilha. Por fim, Demelza também espera usá-lo para reverter a “desgraça” financeira de seu pai.

As meninas podem ter um mapa do tesouro para guiá-las, mas as coisas não são tão simples quanto perceber que X marca o local. Circular pela cidade é um desafio. Nessa e Demelza podem correr – e se você segurar o botão de correr, elas farão aquela coisa que as crianças fazem quando abrem os braços como asas e gritam “Vrrrrrrrmmmm!” como se fossem um avião voando no ar – mas muitas vezes não é totalmente claro para onde deveriam estar correndo.  Felizmente, o ganso de estimação de Demelza, Honkers, tem um bom faro para a direção e vai correr na direção certa, buzinando se as garotas ficarem para trás. Ah, e não se preocupe, você pode absolutamente acariciar o ganso.

Andando de bicicleta e se divertindo

Knights and Bikes: veja o review do game! - Foto: Reprodução/ Game Spot
Knights and Bikes: veja o review do game! – Foto: Reprodução/ Game Spot

Logo no início Nessa e Demelza adquirem as bicicletas de mesmo nome que lhes permitem deslizar ao redor da ilha muito mais rápido do que a pé. Além disso, vale lembrar que as bicicletas também podem ser atualizadas, com todos os tipos de punhos de guidão, pinturas, decorações de raios e assim por diante. Tudo isso é puramente cosmético, exceto por um – um conjunto particular de rodas que permite às meninas atravessarem poças de lama que de outra forma estariam bloqueando seu progresso.

Andar de bicicleta pela ilha é extremamente divertido por si só, não porque seja especialmente interessante navegar pelos muitos caminhos que se cruzam conectando um punhado de pontos de interesse importantes, mas porque a apresentação faz um ótimo trabalho em capturar o abandono despreocupado que essas garotas estão sentindo. Você aperta o pedal para ganhar impulso e, em seguida, mantém o botão pressionado para uma pequena explosão de velocidade extra, enquanto as meninas estão gritando e, é preciso dizer, não obedecendo necessariamente a procedimentos rígidos de segurança no trânsito.

As “Alucinações” são alegres e leves

Knights and Bikes: veja o review do game! - Foto: Reprodução/ Game Spot
Knights and Bikes: veja o review do game! – Foto: Reprodução/ Game Spot

A aventura as leva do parque de caravanas a um campo de minigolfe que funciona como local de alguma batalha histórica e a um labirinto de ferro-velho que se transforma em uma masmorra aterrorizante sem saída; para uma trilha de caminhada pela floresta que serpenteia e volta sobre si mesma da maneira de outras florestas perdidas mais famosas. A cada passo do caminho, as meninas impregnam o mundo com uma admiração injustificada, mas compreensível. O livro de história que o bibliotecário local está lendo está obviamente cheio de pistas sobre o paradeiro do tesouro. Muito provavelmente aquele velho barbudo é um mago. E, claramente, cada golpe de infortúnio que eles encontram é um sinal da terrível maldição que aflige a ilha.

É tudo muito divertido. As (provavelmente) alucinações consensuais das duas garotas são, em sua maioria, leves e alegres. Além disso, elas as levam de cabeça para baixo em uma confusão emocionante após a outra. Seu humor é contagiante e seus laços de amizade, forjados tão rápido no fogo da fantasia, nunca estão em dúvida. Ambos são personagens muito bem escritos, trocando trocadilhos e construindo sobre a mais recente invenção espirituosa do outro. E eles são vividamente expressivos, cada novo close-up de seus rostos comicamente contorcidos congelados em choque, nojo, admiração ou realização astuta nunca deixará de trazer um sorriso aos seus lábios.

O jogo vacila em poucos pontos

Knights and Bikes: veja o review do game! – Foto: Reprodução/ Game Spot

Onde Knights & (and) Bikes vacila é no momento a momento, o combate mecânico e os enigmas leves que atropelam a curiosidade infantil. Cada garota encontra três peças de equipamento ao longo do jogo. Dessa forma, elas são úteis para afastar os inimigos e lidar com vários quebra-cabeças ambientais.  As bombas de água de Nessa, por exemplo, podem ser lançadas para causar danos aos inimigos, extinguir incêndios (e causar dano extra a inimigos baseados em fogo) e, quando espatifadas em uma poça no chão, conduzir eletricidade.

Mas o combate é principalmente trivial. Dessa forma, os inimigos não são especialmente difíceis de derrotar e as garotas podem curar umas às outras (com um toque bonito), desde que tenham o suficiente das bandagens que caem em quantidades consistentemente abundantes. Portanto, o combate tem a mesma energia contundente que infunde o resto do jogo, por isso é divertido abrir o caminho com o botão de apertar. Mas nunca é interessante o suficiente para esperar.

Os quebra-cabeças se saem um pouco melhor. Dessa forma, houve algumas ocasiões em que tive que parar por um minuto para pensar sobre o que eu precisava fazer a seguir para progredir. Além disso, sempre gostei de assistir o próximo evento disparado sem sentido depois de resolver um quebra-cabeça, mesmo que nem sempre tivesse certeza do que estava tentando realizar. Na maioria das vezes, eu apenas ria e me perguntava o que iria acontecer a seguir.

Conclusão

Knights and Bikes: veja o review do game! – Foto: Reprodução/ Game Spot

Notavelmente, para um jogo claramente projetado para o jogo coop de dois jogadores (local ou online), ele funciona bem quando jogado sozinho. Portanto, aqui, você pode alternar entre as duas garotas sempre que desejar e a IA assumirá o controle da outra. Em combate, a garota controlada pela IA usará suas habilidades de forma eficaz e, ainda mais impressionante, quando for solicitada a ajudar a resolver um quebra-cabeça, ela se moverá com inteligência para o ponto certo e executará o que for necessário. Dessa forma, mesmo que você não tenha um parceiro coop, não está perdendo muito.

Knights & (and) Bikes foi criado por uma pequena equipe composta por várias pessoas que trabalharam em LittleBigPlanet e Tearaway, e você pode sentir que todos esses jogos compartilham uma visão criativa semelhante. Além disso, há uma espécie de espírito de aventura de “olhos arregalados”, rude e turbulento em todos os três jogos que é difícil de resistir. Portanto, Knights & (and) Bikes é uma experiência maravilhosamente calorosa e convidativa que o fará se sentir jovem novamente.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Basta clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!