Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Dois jornalistas finlandeses chamados Pekka Nykänen e Merina Salminen lançaram recentemente um livro chamado “Um dos piores do mundo – se não o pior – dos chefes executivos”.  O CEO do qual o livro fala é Stephen Elop, que foi quem comandou a Nokia por vários anos antes dela ser parcialmente vendida para a Microsoft.

stephen-elop

O livro é o resultado de cerca de 100 entrevistas feitas pela dupla com várias pessoas do mundo corporativo em sua maioria ex-funcionários da Nokia Mobile. No final eles chegaram à conclusão que intitula o livro.

Eles justificam o título afirmando que Elop tentou salvar a Nokia por diversas vezes, porém, cometeu erros monumentais, e mesmo que tenham sido de boa-fé, levou ao “fim” da empresa como a conhecemos. O fechamento do raciocínio diz que ele assumiu risco demais ao apostar todas as suas fichas em uma única máquina, e essa se chama Windows Phone. Eles também são os autores de um outro livro sobre o CEO chamado de “Operação Elop”, num título já traduzido.

Na época o mercado pedia um Nokia com Android, porém, Elop preferiu fechar com a Microsoft e investir tudo o que tinha na plataforma móvel de sua parceira. Nesse caminho deixou para trás seu clássico Symbian e até o promissor Meego, que equipou o Nokia N9, precursor do design atual dos Lumias com Windows Phone.

nokia-n9-family

Muito vão dizer que ele tomou a decisão errada, outros dirão que foi a mais acertada, afinal, do que adiantaria ser só mais uma entre tantas OEM’s do Android… é uma discussão que durará anos ainda.

Qual a sua opinião sobre isso? Elop foi realmente um péssimo CEO? Tomou as decisões erradas, ou lhe faltava opções?

Nokia N8 Symbian Bele

Fontes: WPCentral