Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Então, você quer jogar um jogo? Mas não aqueles quebra-cabeças coloridos da app store do seu celular. Estamos falando de jogos de alta potência – aqueles que pretendem envolver você seriamente. Dessa forma, eles geralmente têm belos gráficos, modos de campanha / história envolventes e / ou multiplayer bem desenvolvido. No entanto, infelizmente, nem sempre é fácil conseguir jogar esses games. Dessa forma, os jogos na nuvem estão chegando para mudar o rumo das coisas.

Conheça também a plataforma Google Stadia!

Com os jogos na nuvem, muitos dos custos serão diminuídos. Dessa forma, em alguns casos, você não precisará ter um console ou PC de jogos, que pode custar um valor bem salgado. Portanto, os jogos na nuvem é uma tecnologia emergente que pode oferecer experiências de jogos de alta qualidade sem custo.

O que são jogos na nuvem?

Cloud Games: Conheça todas as plataformas disponíveis! - Foto: Reprodução/ Stadia - Jogos na nuvem: veja as melhores plataformas! - Foto: Google
Jogos na nuvem: veja as melhores plataformas! – Foto: Google

Os jogos na nuvem também são conhecidos como streaming de jogos, pois é isso que são. Supõe-se que ele atue como Netflix e Hulu, mas para a indústria de jogos.

Basicamente, ele usa o poder da computação na nuvem – o que significa terceirizar o poder de computação para redes de servidores em vez de um único PC local – para entregar jogos.

Agora, jogar na nuvem não é a mesma coisa que baixar um jogo para o seu dispositivo em vez de usar um DVD. Sim, existem semelhanças. Mas o que estamos realmente falando é a própria jogabilidade sendo transmitida para o seu dispositivo.

Como funcionam os jogos na nuvem?

Cloud Games: Conheça todas as plataformas disponíveis! - Foto: Reprodução/ Stadia - Jogos na nuvem: veja as melhores plataformas! - Foto:
Jogos na nuvem: veja as melhores plataformas! – Foto: Tech Radar

O serviço que você está usando possui servidores de alta potência dedicados à computação. Assim, eles executarão o jogo que você está jogando nesses servidores, em vez de você executá-lo no servidor (em vez de usar o console de jogos ou PC, por exemplo).

Em vez disso, eles irão transmitir o feed do jogo para o seu monitor conectado à Internet, então o mais importante é ter um nível básico de velocidade da Internet.

Dessa forma, você pode jogar o jogo, mas qualquer dispositivo que estiver usando pode ser focado nos seus controles / entradas e no feed do servidor original em vez de também ter que rodar o jogo inteiro.

Jogos na nuvem: os 9 melhores serviços!

Agora vamos dar uma olhada nos sete melhores serviços de jogos na nuvem!

9º – Google Stadia

Jogos na nuvem: veja as melhores plataformas! - Foto:
Jogos na nuvem: veja as melhores plataformas! – Foto: Google

O Google Stadia é, obviamente, a tentativa do Google de entrar no mercado de jogos na nuvem.

Por um lado, o Google Stadia parece ótimo, promete muitos recursos e é acessível. Por outro lado: está apenas em uma versão limitada no momento.  Apenas um pequeno número de pessoas conseguiu testá-lo, e suas avaliações são mistas.

Se funcionar como prometido no futuro, pode facilmente ser a melhor plataforma de streaming de jogos e ponto final. Mas tenho que ser justo e, como não foi totalmente lançado, vou colocá-lo em último lugar… Por enquanto.

Prós
  • Seria a plataforma de jogos na nuvem mais acessível quando totalmente ativada;
  • O recurso Crowd Play permite que as pessoas assistindo à sua transmissão ao vivo participem diretamente dos jogos. Mas ainda não vimos como isso funciona de verdade;
  • É barato. “Stadia Base” é gratuito e tem os recursos principais. O Stadia Pro custa apenas US$ 9,99 por mês, permite resolução mais alta (até 4K), terá jogos gratuitos adicionais lançados regularmente e descontos em alguns jogos;
  • Você pode expandir sua experiência investindo mais no ecossistema do Google, se quiser. Ou você pode simplesmente usar seu próprio celular e PC, ou pode obter um Google TV;
  • Você pode comprar um controlador de jogo, mas não precisa (a menos que esteja jogando na TV). E parece legal:
Jogos na nuvem: veja as melhores plataformas! - Foto:
Jogos na nuvem: veja as melhores plataformas! – Foto: Google
Contras
  • As resenhas atuais da imprensa que tiveram permissão para testá-lo têm opiniões mistas sobre o desempenho, especificamente lag e qualidade 4K;
  • No momento, faltam muitas funcionalidades e recursos do aplicativo, mas isso pode mudar à medida que for implementado;
  • Tem jogos populares, mas atualmente a seleção ainda é bastante limitada. Além disso, o Google também terá conteúdo próprio, mas ainda não se decidimos se isso será bom ou não;
  • O Google Stadia não é voltado para a propriedade de jogos. Isso não é surpreendente, pois é um serviço do Google, mas outras plataformas permitem que você jogue seus jogos ou compre jogos que você pode jogar posteriormente em outros dispositivos / plataformas (na Steam, por exemplo).

8º – Playkey.net

Jogos na nuvem: veja as melhores plataformas! - Foto:
Jogos na nuvem: veja as melhores plataformas! – Foto: Playkey

Playkey.net é um dos serviços de jogos na nuvem mais exclusivos do mercado.

Um ponto único é o preço: em vez de pagar uma certa quantia por mês, você paga por um “pacote de tempo”. Dessa forma, você escolhe a quantidade de tempo que deseja jogar e paga o preço – quando o tempo expirar, você pode comprar outro pacote de tempo.

Isso permite que você controle quanto paga com muito mais facilidade do que um modelo de assinatura mais comum – seu preço é diretamente proporcional ao uso. Ótimo para alguns, ruim para outros.

Prós
  • Possui títulos populares e se integra a serviços de biblioteca de jogos populares;
  • A vantagem geral de poder controlar seus gastos com mais facilidade é boa para pessoas que querem jogar por um período limitado: uma hora custa apenas $ 2, e se você quiser jogar por apenas algumas horas, pagará apenas um alguns dólares;
Jogos na nuvem: veja as melhores plataformas! - Foto:
Jogos na nuvem: veja as melhores plataformas! – Foto: Playkey
  • Configuração fácil que tenta personalizar o serviço para você. Aqui está um exemplo:
Cloud Games: Conheça todas as plataformas disponíveis! - Foto: Reprodução/ Playkey - Jogos na nuvem: veja as melhores plataformas! - Foto:
Jogos na nuvem: veja as melhores plataformas! – Foto: Playkey
Contras
  • Os centros de dados estão todos na Europa;
  • O preço não é bom para pessoas que querem jogar por muito tempo. Tecnicamente, o preço fica melhor conforme você pede mais horas: por exemplo, o pacote de tempo de 1 hora custa $ 2. Mas os pacotes de 30, 50 e 100 horas custam $ 30, $ 50 e $ 100. Proporcionalmente, o preço cai pela metade. Mas se você estiver jogando nessa escala, pode ser melhor apenas usar outra plataforma;
  • Requer mais velocidade de internet do que outras plataformas, que possuem ferramentas de otimização para conexões lentas;
  • O desempenho não é tão bom quanto as opções mais altas desta lista.

7º lugar: Parsec

Cloud Games: Conheça todas as plataformas disponíveis! - Foto: Reprodução/ Parsec - Jogos na nuvem: veja as melhores plataformas! - Foto:
Jogos na nuvem: veja as melhores plataformas! – Foto: Parsec

Uma frase pode definir perfeitamente o Parsec: ele tem muita personalidade.

Basicamente, a Parsec construiu seu próprio protocolo para jogos na nuvem de alto desempenho.

É muito mais abertamente técnico sobre como funciona, mas as pessoas comuns ainda podem usar o software. Dessa forma, o Parsec é muito bom no geral… mas é meio complicado. Então não está em 5º lugar porque está ruim – está aqui porque os outros são muito bons. Portanto, ainda é uma opção que vale a pena conferir!

Nota: o Parsec é famoso por ter a opção de alugar um servidor / computador na nuvem por um determinado custo por hora. A partir de setembro de 2019 , esse recurso saiu de vigor, portanto, se você ouvir falar desse recurso em outro lugar, fique esperto!

Prós
  • Boa performance;
  • Ótimo se você quiser brincar com seus amigos. Como o Parsec tem rede ponto a ponto embutida, você pode se conectar com um amigo mesmo se um jogo não tiver multijogador online;
  • O software principal é gratuito. Você pode obter algumas coisas extras comprando um pacote “Warp”, mas não é necessário para usar o serviço;
  • Funciona não apenas em Windows e Android, mas também em Raspberry Pi e em algumas distribuições de Linux. Além disso, também é bom no Chrome.

Contras

  • Não é extremamente difícil, mas mais complicado do que os serviços no topo da lista e mais difícil para iniciantes. Muito mais um serviço “do-it-yourself”;
  • Menos orientado para jogos convencionais, embora ainda existam alguns.

6º lugar: Amazon Luna

Jogos na nuvem: veja as melhores plataformas! - Foto:
Jogos na nuvem: veja as melhores plataformas! – Foto: Amazon

O serviço da Amazon é o mais recente dessa lista. Inclusive, ainda nem chegou no Brasil. De qualquer maneira, o serviço Luna+ promete “horas ilimitadas de jogo” e um “catálogo de jogos crescente” por US$ 5,99 ao mês. Além disso, o serviço promete rodar jogos em resolução 1080p a 60 FPS, com previsão de ter resolução 4K “em breve”. No entanto, é necessário ter uma boa conexão com a Internet.

Além disso, o Luna permite realizar o streaming em dois dispositivos ao mesmo tempo e também deve funcionar diretamente nos navegadores, sem a necessidade de baixar um aplicativo ou instalar qualquer coisa.

Prós
  • O serviço promete rodar games em uma resolução 1080p a 60 FPS. Além disso, há previsão de ter resolução 4K em pouco tempo;
  • É possível fazer o streaming em dois dispositivos ao mesmo tempo;
  • Deve funcionar diretamente nos navegadores, ou seja, não é preciso baixar um app.
Contra
  • Ainda não está disponível para celulares Android;
  • Também não chegou ao Brasil;
  • Quantidade limitada de jogos (ao menos no início da plataforma).

5º lugar: PlayStation Now

Cloud Games: Conheça todas as plataformas disponíveis! - Foto: Reprodução/ Sony
Jogos na nuvem: veja as melhores plataformas! – Foto: Sony

Sem dúvida, um dos maiores trunfos do PlayStation Now é a seleção de jogos.

Não se trata apenas de ter acesso a alguns jogos de console de qualidade que você não teria no PC, mas a quantidade de jogos que você pode escolher é enorme em comparação com a maioria dos outros nomes aqui.

Por causa de seu preço e seleção de jogos, eu não poderia colocá-lo tão baixo – mas tem certas barreiras de entrada que a maioria dos outros títulos aqui simplesmente não tem, e é isso que o está impedindo aqui.

Mas se você gosta de PlayStation, este é definitivamente um dos melhores caminhos para você.

No entanto, vale lembrar que o PlayStation Now ainda não chegou no Brasil. Por outro lado, houve rumores que o serviço pode chegar em pouco tempo.

Prós
  • Desempenho muito bom;
  • Como eu disse, uma enorme seleção de jogos, muitos deles de alta qualidade e mainstream. Além disso, a seleção também inclui jogos para versões anteriores do console, para que você possa acessar favoritos antigos do PS2 e PS3. No total: mais de 800 títulos;
  • Além disso, acesso a exclusivos do PS4 que muitas vezes são muito aclamados, como God of War ou Uncharted;
  • Se estiver usando um PS4, você também pode baixar os jogos e jogá-los localmente. Não há limite para o quanto você pode baixar, então você só precisa se preocupar com o armazenamento do seu PS4;
  • O preço é relativamente acessível – você pode escolher proporcionalmente mais por um mês de serviço, mas mesmo assim é apenas $ 9,99 por mês. Comparado com outros aqui, não é tão ruim. Dessa forma, se você se comprometer por um ano, é ainda melhor.
Cloud Games: Conheça todas as plataformas disponíveis! - Foto: Reprodução/ Sony
Cloud Games: ConheçJogos na nuvem: veja as melhores plataformas! – Foto: Sony
Contras
  • Você precisa de um PS4 ou PC para transmitir os jogos, portanto, não pode acessar no seu celular ou Mac;
  • Você também precisa de um controlador PS4, esteja você usando um PC ou PS4. Portanto, o custo real é mais do que apenas a assinatura e o jogo;
  • Embora os jogos mais populares também existam para PlayStation, se você quiser jogar algum jogo indie que só está presente no PC… você está sem sorte;
  • A maioria das pessoas pode atender aos requisitos de PC, mas é mais “árduo” do que alguns dos outros serviços desta lista. Portanto, você pode verificar os detalhes aqui;
  • Ainda não chegou no país.

4º lugar: Microsoft xCloud

Jogos na nuvem: veja as melhores plataformas! – Foto: Microsoft

O xCloud da Microsoft é uma das plataformas mais recentes disponíveis no mercado. Inclusive, ela ainda não está disponível aqui no Brasil. De forma resumida, esse serviço de streaming de jogos permite que você rode games de ponta precisando apenas de um celular Android e uma conexão com a internet.

No entanto, atualmente, o xCloud somente funciona em celulares Android. Dessa forma, o serviço deve demorar um tempo para chegar em aparelhos iOS. Além disso, vale lembrar que a plataforma deve ter mais de 100 jogos disponíveis e sem custos extras para assinantes do pacote Xbox Game Pass Ultimate.

Prós
  • Você somente precisa de um celular android e uma boa conexão de internet para rodar games de ponta;
  • A Microsoft promete disponibilizar mais de 100 jogos no xCloud;
  • Caso você seja assinante do pacote Xbox Game Pass não terá nenhum custo extra.
Contras
  • Ainda não está disponível no Brasil;
  • Também não está disponível para celulares iOS;
  • O número de jogos é alto, mas pequeno se comparado aos serviços rivais.

3º lugar: Vortex

Cloud Games: Conheça todas as plataformas disponíveis! - Foto: Reprodução/ Vortex
Jogos na nuvem: veja as melhores plataformas! – Foto: Vortex

Vortex é uma ótima opção para jogos na nuvem, mas com alguns compromissos. Para resumir, Vortex é realmente acessível, mas também um pouco limitado.

O Vortex é uma boa opção para todos os tipos de pessoas interessadas em jogos na nuvem. Mas é uma opção especialmente ótima para aqueles que estão apenas colocando os “pés na água” com este material.

Se você está mais sério sobre jogos na nuvem? O Vortex pode funcionar, mas as outras opções aqui provavelmente são melhores para você.

Prós
  • Fácil de começar e super fácil de usar. As duas opções principais também são fáceis, mas o Vortex é ainda mais fácil (se isso for possível);
  • Relativamente acessível: no momento em que este artigo é escrito, custa US$ 9,99 por mês e pode ser pago de várias maneiras;
  • Embora a seleção de jogos não seja enorme, ele ainda contém a maioria dos jogos de que você gosta e eles estão adicionando novos o tempo todo. Além disso, você pode ver o que eles têm aqui;
  • Disponível para a maioria dos dispositivos: não apenas celulares Android e computadores Windows, mas MacOS. Xbox e qualquer dispositivo que ofereça suporte ao Chrome (o navegador).
Cloud Games: Conheça todas as plataformas disponíveis! – Foto: Reprodução/ Vortex
Contras
  • O desempenho não é o melhor, embora não seja ruim;
  • Acesso a muitos títulos, mas não na escala do PlayStation Now ou dos nossos dois principais competidores (mais de 100 a mais de 400 jogos);
  • Você não pode adicionar seus próprios jogos – você só pode escolher em sua biblioteca.

2º lugar: Shadow

Jogos na nuvem: veja as melhores plataformas! – Foto: Shadow

Shadow é legal em parte por causa de seu nome: é uma referência ao “computador shadow” que você obtém assim que se inscreve. Portanto, quando você paga por uma assinatura, está basicamente pagando para obter um PC com Windows 10 de última geração que poderá rodar em seus dispositivos comuns.

E isso, é claro, significa que os jogos são um ótimo uso do Shadow e um dos principais impulsionadores da popularidade do Shadow.

Prós
  • Excelente desempenho e, basicamente, permite que os usuários em dispositivos regulares experimentem o poder de um computador de última geração;
  • Se você gostaria de experimentar mais do que apenas jogos na nuvem, o Shadow é um ótimo portal para experimentar apenas uma nuvem / computador remoto em geral. Assim, você também pode transmitir seus programas favoritos ou usar um software poderoso que de outra forma não poderia;
  • Possui um “modo de conexões baixas”, que otimiza a qualidade da imagem em conexões lentas;
  • Aplicativos / softwares dedicados para os dispositivos em que você deseja usar o Shadow, o que o torna muito fácil de usar;
  • Ótimo para pessoas que querem jogar em seus celulares ou tablets;
Contras
  • Embora os jogos sejam um uso popular do Shadow e funcionem bem com ele, o serviço principal do Shadow é mais do que apenas jogos. Embora isso seja um profissional para alguns, pode ser um peso extra para pessoas que desejam manter as coisas simples;
  • Caro e sem avaliação gratuita. Ocasionalmente, existem alguns descontos que o tornam mais acessível;
  • Apenas algumas partes dos Estados Unidos possui acesso ao serviço.

1º lugar: GeForce NOW

Jogos na nuvem: veja as melhores plataformas! – Foto: Nvidia

A GeForce NOW é geralmente considerada uma líder em streaming de jogos atualmente. Parte disso é porque GeForce NOW é um projeto da Nvidia, que é um grande produtor de placas de vídeo (GPUs) e, portanto, uma força importante nos jogos.

Portanto, não é surpresa que a Nvidia tenha conseguido se ramificar para os jogos na nuvem, dado seu foco principal. Alcançou esse primeiro lugar não apenas porque todo mundo gosta, mas porque tem muitas coisas boas a seu favor. Ao fazer isso, ele define o padrão.

Prós

  • Em geral, ótimo desempenho e gráficos;
  • É também uma das melhores plataformas para quem tem computadores de baixo custo;
Cloud Games: Conheça todas as plataformas disponíveis! – Foto: Reprodução/ Nvidia
  • Ampla seleção de jogos disponíveis. Não tantos quanto o PlayStation Now, mas está bem na casa das centenas – você pode conferi-los aqui;
  • Você só precisa de uma conta para jogar em vários dispositivos;
  • Atualiza automaticamente;
  • Atualmente gratuito, pois está em modo beta;
Cloud Games: Conheça todas as plataformas disponíveis! – Foto: Reprodução/ Nvidia

Contras

  • Os usuários estão atualmente limitados quanto ao tempo que podem jogar, para garantir um acesso justo durante a fase beta gratuita em andamento. Mas não é ruim: uma sessão dura até 4 horas contínuas. Em seguida, você precisa salvar seu progresso e pode iniciar uma nova sessão mais tarde.
  • Disponível apenas na América do Norte e Europa (por enquanto).
  • Embora seja gratuito por enquanto por causa da versão beta, não sabemos qual será o preço quando ele for lançado oficialmente.
  • Ainda não suporta o Chrome.

Existe um serviço gratuito de jogos na nuvem?

O jogo na nuvem deve reduzir os custos do jogo. Portanto, você pode naturalmente se perguntar se é possível chegar sem custo. A resposta é “mais ou menos”.

O GeForce NOW é gratuito, mas apenas porque está em modo beta. Quando terminar o beta, quem sabe – pode haver um modelo gratuito limitado além dos planos pagos, ou apenas planos pagos.

O Google Stadia tinha um plano gratuito, mas ainda não havia sido lançado aqui no Brasil E o Google muitas vezes mata seus novos empreendimentos.  Mesmo que isso não aconteça, o projeto é jovem o suficiente para que o preço possa mudar facilmente.

O Parsec é gratuito, mas é mais difícil de instalar e gerenciar, e pode não ter os jogos que você deseja de qualquer maneira.

Se você pesquisar, provavelmente encontrará mais opções – mas muitas delas serão incompletas.

No que diz respeito às opções confiáveis, as que listei são as melhores.

Conclusão

Então, aí está – os nove melhores serviços de jogos na nuvem agora! Lembre-se: embora eu tenha classificado esses, a vida nunca é tão simples. Alguns serviços são melhores para certas pessoas. Por exemplo:

Pessoalmente, o PlayStation Now é muito mais minha coisa do que o Shadow ou GeForce NOW, porque uso o PlayStation desde criança. Portanto, fique atento aos pontos importantes para você!

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!