Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Com mais de meio bilhão de unidades vendidas, a franquia Mario é facilmente a série de videogame mais popular até hoje. Para quem não sabe, Mario apareceu pela primeira vez em Donkey Kong de 1981 como um simples personagem. No entanto, o personagem evoluiu para o famoso encanador Mario. Dessa forma, o primeiro jogo de Mario, Super Mario Bros, chegou em 1985.  a franquia realmente começou a se destacar. Além disso, três anos depois do lançamento do primeiro jogo, chegou a sequência, Super Mario Bros 2.

Jogue também Super Mario World Online!

Ao longo do anos, novos jogos do Encanador chegaram. No entanto, os primeiros games da franquia continuam sendo os mais marcantes. É claro que eles não possuem o mesmo poder gráficos dos jogos mais recentes, mas a sensação de reviver um game que marcou a sua infância não tem igual.

Pensando nisso, separamos o segundo game da franquia, Super Mario Bros. 2, para você jogar abaixo. Além disso, também falamos algumas curiosidades sobre o jogo. Confira:

Jogo: Super Mario Bros 2

Controles

  • Setas: utilize elas para se mover durante o jogo e alternar entre as opções no menu do game;
  • Z: Escolha a opção no menu do jogo;
  • Enter: Iniciar o jogo.
  • Seta para cima: utilize para entrar nas portas do game!

Curiosidades do game

O jogo todo é um sonho

Jogo do Mario 2: jogue o game e veja algumas curiosidades! – Foto: Reprodução/ Screen Rant

Enquanto os jogos de Super Mario Bros. podem parecer que possuem histórias bastante diretas, os escritores da Nintendo provaram que não é bem assim. Dessa forma, há muita coisa acontecendo nesse jogos se você conseguir olhar além da superfície .

Por exemplo, há muito se teorizou que Super Mario Bros. 3 era simplesmente uma peça de palco, já que o jogo começa com uma cortina se abrindo e a maioria dos níveis termina com o jogador saindo do palco para a esquerda. Além disso, o criador da série, Shigeru Miyamoto, confirmou essa teoria em uma entrevista postada na página do Twitter da Nintendo no Reino Unido.

Mas no caso de Super Mario Bros. 2, todo o jogo se passa na misteriosa terra de Subcon – um jogo com a palavra “subconsciente”. Embora a abertura do jogo faça parecer que o mundo dos sonhos de Mario ganhou vida, se você realmente assistir aos créditos finais do jogo, verá Mario sonhando com sua vitória sobre Wart, dando a entender que o personagem estava dormindo o tempo todo Tempo.

É o único jogo Super Mario Bros. sem Bowser…

Jogo do Mario 2: jogue o game e veja algumas curiosidades! - Foto: Reprodução/ Screen Rant
Jogo do Mario 2: jogue o game e veja algumas curiosidades! – Foto: Reprodução/ Screen Rant

King Bowser Koopa não é apenas o vilão de Mario mais popular de todos os tempos, ele é o vilão de videogame mais popular de todos os tempos e ponto final.

O antagonista apareceu pela primeira vez no jogo Super Mario Bros. original de 1985 como o captor cuspidor de fogo da Princesa Peach. Além disso, ele já apareceu em mais de 60 jogos até agora. Mas embora King Koopa tenha aparecido na versão japonesa de Super Mario Bros. 2, ele não chegou à versão americana.

Você pode pensar que isso aconteceu pois o jogo foi adaptado de Doki Doki Panic, mas os desenvolvedores do jogo tiveram o trabalho de trocar outros chefes, como fizeram ao substituir o terceiro chefe Mouser pelo recém-criado Clawgrip.

Portanto, é mais provável que Bowser não tenha aparecido como o chefe final pois a Princesa Peach era um personagem jogável e não poderia ser sequestrada por Bowser.

Mas o único jogo com Wart

Jogo do Mario 2: jogue o game e veja algumas curiosidades! - Foto: Reprodução/ Screen Rant
Jogo do Mario 2: jogue o game e veja algumas curiosidades! – Foto: Reprodução/ Screen Rant

Sem o Rei dos Koopas dando aos irmãos Mario uma corrida pelo dinheiro, um novo antagonista principal fez sua estreia em Super Mario Bros. 2.

Aparecendo como Mamu em Doki Doki Panic de 1987, este sapo malvado ganhou o nome de Wart devido à reformulação da marca americana do jogo original, apesar do personagem basicamente habitar o mesmo papel, que é o vilão mais travesso capaz de habitar o mundo dos sonhos.

Wart é o líder dos 8 bits, que compreende todos os inimigos e chefes comuns ao longo do jogo. Além disso, o seu objetivo é usar sua máquina de sonho para conquistar o mundo de Subcon.

Pouco se sabe sobre Wart além de que ele tem desprezo por vegetais (que o jogador usa para derrotá-lo) e que ele é prático o suficiente para esperar pacientemente entre esquemas malignos. Este personagem pode fazer um retorno tão esperado em uma próxima edição, embora ele ainda não tenha aparecido em nenhum outro jogo de Mario desde Super Mario Bros. 2.

Foi um dos primeiros jogos a ter uma personagem feminina jogável

Jogo do Mario 2: jogue o game e veja algumas curiosidades! - Foto: Reprodução/ Screen Rant
Jogo do Mario 2: jogue o game e veja algumas curiosidades! – Foto: Reprodução/ Screen Rant

Com uma pesquisa Gallup de 2008 revelando que quase metade de todos os jogadores na América são mulheres, não é nenhum segredo que os games estão muito atrás no que diz respeito à diversidade de gênero. Com exceção de personagens como Lara Croft e Samus Aran, as personagens femininas são quase sempre frutos do apelo sexual ou para desempenhar o papel estereotipado de donzela em perigo. Inclusive, esse é um conceito no qual as franquias Mario e Zelda foram originalmente construídas.

Embora Super Mario Bros. 2 não tenha sido o primeiro jogo a apresentar uma personagem feminina jogável, foi certamente um dos mais importantes. Isso foi provavelmente o resultado do jogo ser uma adaptação de Doki Doki Panic, que na verdade continha duas personagens femininas jogáveis.

Enquanto o personagem original de Mama foi transformado em Luigi, a personagem feminina de Lina foi transformada em Princesa Peach, o que também levou a franquia a abandonar temporariamente o conceito de que personagens femininos só servem para serem resgatados.

Protótipo do jogo envolvia uma recompensa em “Dinheiro”

Jogo do Mario 2: jogue o game e veja algumas curiosidades! – Foto: Reprodução/ Screen Rant

Quando você finalmente vence Wart no final do nível 7-2, você entra em uma tela de animação onde o sapo malvado está sendo carregado por um grupo de caras tímidos enquanto os quatro personagens jogáveis ??comemoram sua derrota. Aqui, você diz quantos níveis você venceu usando cada personagem – um conceito que não apareceu no Doki Doki Panic original pois cada nível tinha que ser concluído por cada personagem para que o jogador pudesse prosseguir, o que foi felizmente abandonado para a adaptação do Mario.

No entanto, uma das ideias originais para essa tela final era realmente conceder ao jogador uma recompensa em “dinheiro” com base em quantas vezes cada jogador morreu. Claro, quanto menos mortes, mais dinheiro o jogador receberia.

Talvez essa ideia tenha sido abandonada pois era um pouco mórbida, ou talvez porque ganhar uma recompensa em dinheiro falsa significa pouco para os jogadores. Mas seja qual for o motivo, as peças originais para o protótipo ainda podem ser localizadas dentro do jogo original.

É o primeiro jogo em que Luigi é mais alto que Mario

Jogo do Mario 2: jogue o game e veja algumas curiosidades! - Foto: Reprodução/ Screen Rant
Jogo do Mario 2: jogue o game e veja algumas curiosidades! – Foto: Reprodução/ Screen Rant

Aparecendo pela primeira vez em 1983 no jogo de arcade Mario Bros, Luigi era uma troca de paletas original de seu irmão gêmeo, o que permitia ao jogo ter dois jogadores trabalhando lado a lado. Desde então, Luigi foi ganhando espaço lentamente, desenvolvendo uma personalidade distinta e uma aparência que o diferencia de Mario, que finalmente começou com Super Mario Bros. 2.

Este jogo de 1988 marca a primeira vez que Luigi ficou mais alto e recebeu a habilidade de pular mais alto que seu irmão – um resultado da adaptação do personagem de Mama em Doki Doki Panic. Além disso, o chute de vibração chegou em Super Mario Bros. 2 para ilustrar melhor sua habilidade de salto, e o personagem também recebeu menos tração do que Mario – dando a cada personagem um prós e um contra.

Embora essas características distintas não tenham continuado em Super Mario Bros. 3 e Super Mario World, elas reapareceram em muitos jogos desde então.

Gostou? O que achou? Faltou algo? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Basta clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!