Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Não faltam jogos de simulador bem especializados na Steam. No entanto, nenhum deles falaram comigo como as promessas de poder jogar ‘House Flipper’. Assim, você é um “sim” em primeira pessoa que limpa, conserta, pinta e mobília quartos para clientes bem-intencionados. Dessa forma, você ganha dinheiro suficiente para comprar e vender as suas próprias casas.

Veja também os melhores jogos de construir cidades!

Essa premissa provavelmente parece entediante para muitos de vocês e, sem besteira, é: é um monte de cliques monótonos do mouse enquanto você executa tarefas repetitivas necessárias para reformar uma casa. Mas para mim, isso não é tão ruim. Esse tipo de experiência “entediante” pode ser reconfortante e gratificante.

Entrando no jogo, eu esperava derrubar paredes, colocar pisos de madeira, ladrilhar alguns banheiros e montar armários de cozinha. Mas não posso dizer que esperava limpar uma cena de crime sangrenta.

Um jogo para pessoas organizadas e que gostam de limpezas

Jogar 'House Flipper': veja o review do game! - Foto: GR MAS
Jogar ‘House Flipper’: veja o review do game! – Foto: GR MAS

‘House Flipper’ é um jogo para pessoas que gostam de ficar obcecadas com a disposição dos móveis e dos quartos tanto quanto é um jogo para pessoas que gostam do simples ato de limpar. (Sim, elas existem!) A maioria das casas iniciais que você vai comprar está forrada de lixo de parede a parede e coberta de fuligem em lugares que eu nem sabia que as manchas poderiam alcançar. A miséria em exibição é ao mesmo tempo impressionante e risível.

Cabe a você fazer as coisas parecerem completamente limpas (ou pelo menos deixar tudo em um estado adequado o suficiente para que você possa ter lucro). Entre outras micro-tarefas, você recolherá lixo, aspirará baratas, apunhalará manchas, esfregará janelas, rebocará buracos e substituirá tomadas elétricas queimadas. Instalar chuveiros, vasos sanitários, radiadores e pias é um pouco mais prático – você tem que clicar e segurar manualmente o mouse em componentes individuais para montá-los aos poucos – mas isso é o mais complicado que o ‘House Flipper’ será. Para o bem e para o mal, a reforma é muito simplificada e aerodinâmica.

Cada vez que você executa uma ação, você fica um pouco mais perto de ganhar um ponto de habilidade para atualizações de personagem que tornarão sua vida um pouco mais fácil. Tudo isso é voltado para melhorar sua eficiência geral (tempo é dinheiro!), permitindo que você veja cada mancha em seu mini mapa, construa paredes que vêm pré-pintadas ou negocie com compradores, entre outros aumentos de velocidade mais básicos para trabalho manual de rotina.

Adicione os seus toques pessoais

Jogar ‘House Flipper’: veja o review do game! – Foto: ST MAS

Depois de arrumar sua casa, é provavelmente uma boa ideia começar a adicionar seus próprios toques pessoais de design de interiores com sua escolha de pintura, azulejos, piso e móveis. Você pode pesquisar itens por categoria ou digitando seus nomes, o que é uma conveniência muito apreciada. No início, a lista parece opressiva, mas logo você percebe o que é essencial. Muito disso é simplesmente fofo.

Certos compradores terão gostos e desgostos específicos – adoro o cara que não consegue compreender a necessidade de uma cozinha – e metade da diversão é tentar vender para todos os compradores em potencial do jogo. Há uma quantidade finita de empregos disponíveis (embora você possa reproduzi-los), e você só precisa virar um punhado de casas antes de ter mais dinheiro do que sabe como usar. Não há muito motivo para continuar jogando depois desse ponto, mas ainda me vejo voltando de vez em quando. É um jogo apena para passar o tempo.

Há alguns problemas no jogo

  Jogar 'House Flipper': veja o review do game! - Foto: GR MAS
Jogar ‘House Flipper’: veja o review do game! – Foto: GR MAS

Além do desempenho inconsistente em meu PC mais do que capaz, o maior problema com ‘House Flipper’ é a falta de opções de personalização. Não me importo com a jogabilidade centrada no clique – na verdade, acho que é bem calmante e meditativo – mas há uma clara falta de variedade e substância na decoração e nos aparelhos. Por exemplo, existe um tipo de chuveiro. Você não pode personalizar bancadas, ficar sofisticado com azulejos ou fazer muita coisa com o revestimento externo. Ainda mais decepcionante, você não pode plantar árvores, fazer calçadas ou construir decks; não há paisagismo algum. Isso é uma pena.

‘House Flipper’ consegue coçar uma coceira específica, mas carece de incentivos de longo prazo e geralmente parece uma oportunidade perdida. Com mais conteúdo, polimento, interatividade e customização, isso poderia se tornar um grande sucesso. É útil como está, mas não prenderá sua atenção por muito tempo.

Jogar ‘House Flipper’: veja o review do game!

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!