Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Joe Belfiore, Dona Sarkar e o time Windows Insider em live no Mixer

Durante uma live no Mixer ontem (18), o time Windows Insider de Dona Sarkar e seus membros mais ilustres se reuniram e nesta transmissão, contaram com a presença de Joe Belfiore que revelou informações importantes.

Segundo Joe Belfiore, não existirá uma versão do Windows 10 em ARM para nenhum telefone da Microsoft, o foco da equipe é apenas em dispositivos desktop com processador Snapdragon 835. Nem a linha x50, e isso inclui os Lumias 950 e 950 XL por exemplo, e nem muito menos qualquer Lumia legado irão receber o Windows 10 para processadores ARM. Lembrando que os novos dispositivos da parceria com a Qualcomm estão previstos para chegar ao mercado no final deste ano.

Com essa declaração oficial da Microsoft dada por Belfiore, encerram-se os rumores sobre o Windows 10 ARM para os Lumias 950 e 950 XL ou para qualquer outro telefone existente da Microsoft.

Joe Belfiore deixou claro que o esforço de rodar o Windows 10 completo em ARM é para que o usuário tenha uma experiência de um PC, móvel, mas com uma grande duração de bateria. Para telefones, ele deixou claro que a Microsoft tem o Windows 10 Mobile.

Leia um trecho da declaração de Joe Belfiore em tradução livre:

O esforço do Windows 10 no ARM é permitir a mesma experiência de um PC em dispositivos com processadores ARM de modo que eles estarão conectados o tempo todo e com grande vida útil da bateria. Assim, esta experiência é como utilizar um PC desktop, não é uma experiência de uso tipo a de um telefone. Para experiências de telefone em ARM, nós temos o Windows 10 Mobile. O que o Windows 10 no ARM é, é uma experiência do tipo desktop, mas começando com uma grande vida útil da bateria que os processadores ARM tendem a oferecer.

A grande pergunta que fica é: O Windows 10 Mobile ainda tem futuro?

Segundo a Microsoft sim, mas, como a comunicação com relação ao Windows 10 Mobile não é o forte da empresa, percebemos que o Windows 10 Mobile está aí, sendo atualizado com algumas coisas aqui e outras acolá, e a loja (Windows Store) é a mesma que a do PC, portanto, basta o desenvolvedor disponibilizar a versão do seu app para o Windows 10 Mobile, se assim desejar, que teremos os aplicativos.

Entretanto, todavia, contudo, é fácil perceber que as builds recentes e o trabalho da equipe de Dona Sarkar está totalmente focado na versão desktop do Windows 10, o que é natural, já que é a versão principal do sistema. Falta ao Windows 10 Mobile muitas coisas, desde usuários, à baixa de oferta de smartphones com o sistema, fabricantes e o seu principal problema: os aplicativos.

Repetindo, a Windows Store é a mesma loja do PC, logo, os apps poderão chegar ao Windows 10 Mobile, mas, ainda existe outro problema: os desenvolvedores.

Desenvolvedores não irão fazer uma versão do seu aplicativo para o Windows 10 Mobile e alcançar um share de 0,1%, segundo dados recentes da IDC. Para dispositivos com Windows 10, como: Surfaces, laptops, PCs, híbridos, tablets, etc…, não existe falta de apps, assim como, para o iOS ou o Android, mas, para smartphones com o Windows 10 Mobile, já conhecemos a realidade.

Dados recentes da IDC sobre o mercado de smartphones

Os novos dispositivos mobile da parceria com a Qualcomm não serão smartphones, podem até fazer ligações, possuir um processador Snapdragon 835, uma bateria que dure algumas horas, mas serão, no final das contas, um PC Mobile, ou seja, um PC, muito provavelmente com o Windows 10 S, que fará ligações, mas, não será nunca um smartphone e dependendo do tamanho, deve dar para carregar nas mãos, na mochila, junto com o dock e o carregador.

Suposto novo dispositivo mobile da Microsoft, segundo rumores

O Windows 10 Mobile continua sendo a aposta da Microsoft para os telefones, e o Cshell, Fluent Design e apps UWP devem ajudar nesta jornada. Existem rumores de uma possível atualização do Windows 10 Mobile para 64 bits e a renovação da linha x50, com novos aparelhos. Vamos aguardar.

Fique ligado!