Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A cada ano que passa, a Apple lança uma nova versão do seu grande iPhone e, junto com ele, vem uma “tonelada” de novos recursos e especificações. Este ano parece que não será diferente, com um redesenho e uma série de novos recursos para o iPhone 12 Pro.

Veja também como liberar espaço no seu iPhone!

A linha do iPhone 12 parece destinada a receber uma renovação que olha tanto para o passado mais distante da Apple quanto para seus produtos mais modernos. Dessa forma, o novo design está definido para receber traços do iPhone 5 e do mais recente iPad Pro 2020.

Junto com um novo visual em toda a gama, rumores sugeriram uma mudança na configuração da câmera para os modelos Pro. Além disso, também pode trazer um recurso interessante e inovador do iPad Pro. Portanto, leia todos os detalhes sobre os rumores do iPhone 12 Pro, bem como a conectividade 5G, o preço e a data de lançamento.

iPhone 12 Pro – Data de Lançamento

iPhone 12 Pro: veja tudo o que sabemos! - Foto: Reprodução/Mac World
iPhone 12 Pro: veja tudo o que sabemos! – Foto: Reprodução/Mac World

A Apple ainda não confirmou a data de lançamento do iPhone 12 Pro. O CFO Luca Maestri afirmou que haverá um atraso de duas semanas.

Por vários anos, a Apple lançou seus iPhones anuais em setembro. No entanto, esse atraso de duas semanas pode colocar essa sequência consistente em risco.

Junto com o atraso, a estratégia de lançamento da Apple também pode ver uma data de lançamento posterior para os modelos Pro. O analista Ming Chi-Kuo (via 9To5Mac) afirmou que os modelos “Pro” serão lançados depois do iPhone 12. Uma estratégia semelhante foi implementada para o lançamento do iPhone X e iPhone XR.

Preço

iPhone 12 Pro: veja tudo o que sabemos! - Foto: Reprodução/Trusted Views
iPhone 12 Pro: veja tudo o que sabemos! – Foto: Reprodução/Trusted Reviews

Embora os preços da Apple raramente tenham sido vistos com carinho, a empresa fez alguns avanços nos últimos anos. Portanto, é possível ver que o iPhone SE 2, o iPhone 11 e o iPhone XR apresentaram preços mais baixos.

De acordo com o vazador Jon Prosser, o iPhone 12 poderia seguir a tendência de preços atraentes de outros modelos básicos dos últimos anos:

Essas previsões ofereceriam preços semelhantes aos do iPhone 11, com o iPhone 12 Pro básico custando pouco menos de US$ 1000 e a versão “Max” por US$ 100 a mais.

iPhone 12 Pro – Câmera

iPhone 12 Pro: veja tudo o que sabemos! - Foto: Reprodução/Mac World
iPhone 12 Pro: veja tudo o que sabemos! – Foto: Reprodução/Mac World

Junto com o preço, Jon Prosser também ofereceu informações sobre as configurações de câmera esperadas do iPhone 12 Pro e Pro Max.

Os telefones estão configurados para exibir uma configuração de três câmeras ao lado de um novo sensor LiDAR. Dessa forma, o sensor LiDAR estaria fazendo o seu caminho através do iPad Pro, onde foi apresentado como uma ferramenta fantástica de AR. Isso permite uma detecção de profundidade aprimorada.

Tem havido pouca especulação sobre as especificações da configuração das três câmeras, se permanecerá muito semelhante ao combo atual do iPhone 11 Pro ou se sofrerá um pouco mais de mudança. Entretanto, ainda nada está claro sobre isso.

Enquanto os modelos Pro devem obter, pelo menos, um aumento de LiDAR, os modelos regulares do iPhone 12 estão configurados para manter a mesma configuração de câmera dupla sem LiDAR. Mais uma vez, não está claro se esses sensores permanecerão semelhantes aos iPhones atuais.

Design

iPhone 12 Pro: veja tudo o que sabemos! – Foto: Reprodução/Trusted Reviews

De longe, uma das maiores expectativas para o novo iPhone é uma reformulação do design. Embora um novo design baseado nas laterais mais planas do iPhone 5 e do iPad Pro 2020 pareça quase acertado, alguns podem ficar desapontados com os vazamentos recentes em torno da aparência dos novos celulares.

O Sr. Leaker White (via MacRumors) postou recentemente imagens do que supostamente seria o iPhone 12 e alguns fãs não ficarão felizes.

A imagem mostra um entalhe com identificação de rosto que não parece muito diferente da ferramenta robusta atual. Algumas pessoas esperavam uma “redução” da ferramenta para o próximo iPhone, mas, se esse rumor for verdade, esta atualização pode ser somente para 2021.

iPhone 12 Pro – Especificações

iPhone 12 Pro: veja tudo o que sabemos! – Foto: Reprodução/Trusted Reviews

O interesse em torno das especificações do iPhone 12 Pro parece estar centrado na esperança de que haja um aumento na taxa de atualização inspirada no ProMotion.

O Android adotou taxas de atualização mais altas com ambas as mãos, saltando até 90 Hz e, até mesmo, 120 Hz das telas tradicionais de 60 Hz.

O iPad Pro atualmente utiliza a tecnologia ProMotion da Apple e tem uma aparência fenomenal. Isso o torna um recurso que faria com que fosse uma ótima atualização para os iPhones deste ano.

Embora muitos rumores iniciais parecessem indicar positivamente que essa atualização da taxa de atualização estaria chegando, um analista da indústria de exibição fez um tweet que coloca isso em dúvida:

O iPhone 12 Pro perdendo uma tela de taxa de atualização mais alta faria a Apple realmente olhar para trás na curva que tem há algum tempo. No entanto, esses comentários de analistas estão se referindo a “120 Hz+”, deixando margem de manobra para a Apple utilizar uma tela de 90 Hz.

Longe da tela e sobre a bateria, rumores indicam que a linha do iPhone 12 está  configurada para suportar carregamento de 20 watts. A atualização do iPhone 11 é mínima, com apenas 2 watts, e não atinge as especificações de muitos celulares Android. No entanto, continua sendo um aprimoramento bem-vindo.

Novas características

Um novo iPhone precisa de um recurso principal – algo que um evento de anúncio pode ser construído. Em 2019, tudo girava em torno das câmeras (lentes triplas e modo noturno). Em 2020, achamos que será o 5G, se a Apple conseguir fazer isso a tempo.

5G

iPhone 12 Pro: veja tudo o que sabemos! - Foto: Reprodução/Mac World
iPhone 12 Pro: veja tudo o que sabemos! – Foto: Reprodução/Mac World

Os fabricantes de telefones Android oferecem amplamente o 5G há algum tempo – desde antes do lançamento do iPhone 11, na verdade – mas a Apple está atrás da curva neste departamento. Por que o atraso?

O problema é conseguir alguém para fornecer os modems. A Apple costumava fazer parceria com a Qualcomm, mas as duas empresas tiveram um grande desentendimento sobre patentes. Mais tarde, um relacionamento foi estabelecido com a Intel, mas essa empresa desde então abandonou a tecnologia 5G… e vendeu a maior parte de seu negócio de modem para smartphone para a Apple.

Portanto, a Apple poderia agora fazer seus próprios modems, mas isso não será viável até 2021. Enquanto isso, acredita-se que acordos com outros fornecedores estão em vias de um lançamento 5G no segundo semestre de 2020.

A outra razão potencial para a entrada tardia da Apple no grupo 5G pode ser que ela queira fazer a coisa da maneira certa. Existem várias versões da tecnologia, e aquela que todos realmente desejam – conhecida como onda milimétrica ou mmWave – ainda não está amplamente disponível. A maioria das pessoas está oferecendo uma versão de banda média de 5G, operando em frequências abaixo de 6 GHz, e isso é mais lento do que mmWave (embora ainda muito mais rápido do que 4G).

Um analista, Mehdi Hosseini, de Susquehanna, previu que a Apple lançará o iPhone 12 apenas com recursos 5G de banda média, e então seguirá com um modelo pronto para mmWave alguns meses depois – o que nos parece uma receita para o descontentamento do cliente. Mas Ming-Chi Kuo está razoavelmente confiante de que a Apple estará pronta para o mmWave a tempo para o lançamento em setembro de 2020.

Câmera 3D

iPhone 12 Pro: veja tudo o que sabemos! - Foto: Reprodução/Mac World
iPhone 12 Pro: veja tudo o que sabemos! – Foto: Reprodução/Mac World

Antes do evento do final de 2019, a Bloomberg previa o lançamento iminente de um iPhone com uma câmera 3D mais poderosa, como parte do esforço contínuo da Apple em AR. Isso agora parece mais provável do que nunca.

Os iPhones atuais já possuem câmeras 3D, usadas para reconhecimento facial, o que torna mais difícil comercializar isso como uma inovação ou recurso carro-chefe. Mas a Bloomberg avalia que a versão 2020 será transformativamente mais poderosa: terá um alcance de cerca de 15 pés, em comparação com apenas 25-50 cm na série iPhone X e 11. Ela será usada para fazer a varredura do ambiente, enquanto a digitalização 3D atual é implantada no rosto do usuário.

A fonte da Fast Company prevê que os próximos iPhones apresentarão câmeras 3D ToF na parte traseira, ou seja, a extremidade “voltada para o mundo”. E isso seria um avanço significativo. Isso permitirá uma realidade aumentada aprimorada, uma categoria de tecnologia que está rapidamente se transformando em uma obsessão da Apple, bem como efeitos de foto/vídeo que não são possíveis atualmente, como bokeh em várias camadas.

O mesmo fornecedor será usado para este conjunto de sensores e para a configuração 3D frontal, de acordo com a Fast Company, e o site avisa que a Apple ainda pode vetar a inclusão em 2020.

Enquanto conversamos sobre as câmeras, a Patently Apple detectou atividades de patentes que apontam para futuros iPhones com a capacidade de criar selfies de grupo falsas, mesmo que os participantes não possam estar no mesmo lugar ao mesmo tempo. Muito útil em um momento de quarentena, mas parece mais provável que esse recurso seja implementado no software – ou seja, uma atualização do iOS – em vez de no novo hardware do iPhone.

Touch ID

iPhone 12 Pro: veja tudo o que sabemos! - Foto: Reprodução/Mac World
iPhone 12 Pro: veja tudo o que sabemos! – Foto: Reprodução/Mac World

Para oferecer o Touch ID no iPhone 12, a Apple precisaria incorporar o sensor em algum lugar diferente do botão Home. Pode passar por baixo do vidro da tela: estamos chegando ao estágio de desenvolvimento tecnológico em que isso está se tornando logisticamente viável.

De fato, o site em chinês Economic Daily News acredita que a Apple estará pronta para implantar um sensor de impressão digital sob display em seus aparelhos do final de 2020, com base na tecnologia de digitalização ultrassônica da Qualcomm. A Qualcomm já fornece essa tecnologia para uso em telefones Samsung, portanto, os recursos estão aí. Mas o site afirma que esta será uma versão de segunda geração que é mais rápida e tem um alcance mais longo.

Enquanto isso, a Patently Apple descobriu uma concessão de patente que permitiria à empresa colocar um sensor de impressão digital sob uma tela OLED.

Uma opção menos excitante, mas potencialmente mais prática, seria embutir o sensor de impressão digital no botão liga/desliga/lateral, um método usado no Galaxy S10e da Samsung. Além disso, em um relatório do final de janeiro,  Ming-Chi Kuo previu que a Apple lançará um iPhone de baixo custo com Touch ID de botão liga/desliga no primeiro semestre de 2021.

Wi-Fi 802.11ay de alcance ultracurto

Citando “fontes familiarizadas com o próximo iPhone 12”, Macotakara diz que existe a possibilidade de que o dispositivo suporte IEEE 802.11ay, um novo padrão sem fio de alcance extremamente curto. Dessa forma, o site afirma que isso permitirá que o próximo iPhone ofereça um desempenho de transferência de dados “significativamente melhorado” entre os dispositivos. Em outras palavras, o AirDrop pode ter um grande salto na próxima geração.

Esta atualização proposta está na mesa há algum tempo, tendo visto sua primeira versão de rascunho em janeiro de 2017. O padrão 802.11ay oferece quatro vezes a largura de banda do 802.11ad e é baseado na banda 60GHz.

Fonte: Trusted Reviews

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!