Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Uma vez por ano, a Apple lança uma grande atualização para o software iOS que roda na maioria dos iPhones, principalmente os mais recentes. Dessa forma, milhões de dispositivos obtêm novos e importantes recursos gratuitamente, juntamente com patches para bugs de segurança e ajustes na interface. A próxima atualização é o iOS 14, e foi anunciada ontem (22 de junho).

Conheça também o MIUI 12 da Xiaomi!

Neste artigo, apresentamos tudo o que você precisa saber sobre o iOS 14, incluindo suas datas de lançamento (e quando a versão beta pública será lançada), os iPhones que podem executar o novo sistema operacional e todos os novos recursos.

Quando o iOS 14 será lançado?

O iOS 14 foi anunciado na WWDC 2020 em 22 de junho, mas a Apple não disse quando seria lançado oficialmente, dizendo apenas que seria neste outono. Portanto, com base nos anos anteriores, no entanto, esperamos cautelosamente que a Apple libere o iOS 14 ao público entre 14 e 18 de setembro de 2020.

Esse lançamento normalmente está associado aos lançamentos de outono do iPhone, saindo uma ou duas semanas após o anúncio dos novos aparelhos. Infelizmente, existem rumores cada vez mais confiantes de que o iPhone 12 será adiado até outubro ou mais tarde e, por isso, também podemos ter que esperar um pouco mais pelo iOS 14.

Aqui estão as últimas cinco datas de lançamento do iOS.

  • 13: quinta-feira, 19 de setembro de 2019;
  • 12: segunda-feira, 17 de setembro de 2018;
  • 11: quarta-feira, 20 de setembro de 2017;
  • 10: terça-feira, 13 de setembro de 2016;
  • 9: quarta-feira, 16 de setembro de 2015.

Versões beta

O primeiro beta do desenvolvedor do iOS 14 foi lançado logo após a palestra da WWDC. Dessa forma, se você é desenvolvedor de aplicativos, pode participar do programa beta da Apple e experimentá-lo.

Também haverá uma série de betas públicas, permitindo que os fãs ansiosos da Apple testem o software e ajudem a relatar quaisquer erros antes do lançamento geral. Além disso, a versão beta pública geralmente começa algumas semanas após o lançamento da versão para desenvolvedores, dando à Apple um tempo para corrigir os erros de quebra de sistema que os desenvolvedores e os especialistas da Apple podem encontrar na versão inicial.

Esperamos que a primeira versão beta pública chegue por volta de 13 de julho de 2020.

Data de lançamento do iOS 14 e novos recursos: quando o iOS 14 será lançado?
Veja tudo o que sabemos sobre o iOS 14 – Foto: Reprodução/Mac World

Quais iPhones executam o iOS 14?

O seu iPhone pode ter o iOS 14? Essa é provavelmente a questão mais comum na cabeça dos usuários de iPhone. Dessa forma, o iOS 14 está disponível no iPhone 6s e todos os posteriores. Como esperado, é a mesma lista de dispositivos que o iOS 13.

Aqui está uma lista de iPhones compatíveis com iOS 14:

  • 6s e 6s Plus;
  • SE (2016);
  • 7 e 7 Plus;
  • 8 e 8 Plus;
  • X;
  • XR;
  • XS e XS Max;
  • 11;
  • 11 Pro e 11 Pro Max;
  • SE (2020);
  • Além disso, é óbvio que o iPhone 12, 12 Max, 12 Pro e 12 Pro Max virão com o iOS 14 pré-instalado.

Novos recursos no iOS 14

Craig Federighi e seus colegas anunciaram uma série de novos recursos significativos para o iOS, falando por quase meia hora sem pausas para aplausos. É preciso reconhecer que as mudanças parecem razoavelmente empolgantes. Dessa forma, vamos falar um pouco sobre os novos recursos do iOS 14.

9 principais novos recursos que o iOS 14 traz para o seu iPhone

Selecionamos 9 atualizações essenciais para o iPhone e que devem fazer “diferença” para os usuários da Apple. Confira:

Alterações na tela inicial e na interface

A tela inicial de um iPhone parece muito diferente no iOS 14 e oferece muito mais potencial para personalização. Entretanto, como foi apontado pelo site do Tech Advisor, muitas dessas alterações já estão presentes em telefones Android. Mas, da maneira como olhamos para ela, uma boa ideia é uma boa, independentemente de quem a teve primeiro.

Biblioteca de aplicativos

A Biblioteca de aplicativos é uma maneira nova e eficiente de organizar seus aplicativos.

Em vez de rolar por várias páginas, agora você pode acessar uma única exibição que organiza automaticamente seus aplicativos de acordo com categorias inteligentes: Entretenimento, Saúde e Fitness, Social e Apple Arcade estavam entre os mostrados na demonstração. Dessa forma, os usuários do iOS estarão familiarizados com a capacidade da plataforma de categorizar aplicativos automaticamente, já que é oferecida para utilização sempre que você arrastar dois aplicativos para uma única pasta.

Data de lançamento do iOS 14 e novos recursos: App Library
Veja tudo o que sabemos sobre o iOS 14 – Foto: Reprodução/Mac World

Cada página de categoria se parece com uma pasta na página Biblioteca de aplicativos, mas com uma pequena diferença: os ícones não são do mesmo tamanho. Além disso, os aplicativos que você usa com mais frequência ou mais recentemente são maiores, por isso são mais fáceis de iniciar com um toque. E se você não quiser ver todos os seus aplicativos na tela da biblioteca, poderá ocultar as páginas de aplicativos desnecessárias.

Uma categoria na parte superior parecer ser um pouco diferente: “sugestões”, que parecem funcionar da mesma maneira inteligente que as sugestões de aplicativos da Siri no “Centro de Notificações”.

Widgets

Já tínhamos Widgets no iOS 13. Na verdade, eles foram adicionados desde o iOS 8, ou seja, já faz um tempo. Mas costumavam estar confinados à “Central de Notificações”. No iOS 14, finalmente, eles chegam à tela inicial.

Data de lançamento do iOS 14 e novos recursos: Widgets
Veja tudo o que sabemos sobre o iOS 14 – Foto: Reprodução/Mac World

É tão simples quanto arrastar e soltar: abra o desenho dos widgets e arraste o widget escolhido para onde você quiser na página inicial. A Apple mostrou widgets que permitem escolher entre vários tamanhos, ocupando o espaço de quatro ou oito ícones de aplicativos, mas não sabemos se isso estará disponível para todos eles.

Há ainda um novo widget chamado Smart Stack. Dessa forma, achamos que isso é como as sugestões de aplicativos da Siri, tentando prever as funções necessárias em um determinado local ou horário, mas não vimos muitos detalhes sobre ele.

Picture in picture

 O nome dessa ferramenta já muito auto-explicativo. Como já vimos no iPad, se você iniciar uma reprodução do YouTube ou outro vídeo, poderá reduzi-lo e reproduzi-lo em uma pequena parte da tela em relação a outro aplicativo ao vivo. Portanto, você pode movê-lo e redimensioná-lo.

Siri

A Apple está trabalhando nas capacidades da Siri – o assistente de controle de voz geralmente fica atrás das ofertas rivais, mas a empresa diz que fez muito progresso no iOS 14.

Portanto, para começar, foi visualmente redesenhado. Dessa forma, há novos gráficos e uma interface diferente que exibe a Siri em uma caixinha bem organizada na parte superior da tela.

Data de lançamento do iOS 14 e novos recursos: redesenho da Siri
Veja tudo o que sabemos sobre o iOS 14 – Foto: Reprodução/Mac World

Mas o mais importante é que a Apple considera que Siri é mais inteligente do que nunca. A empresa tem 20 vezes mais fatos na ponta dos dedos do que há três anos e é capaz de lidar com questões mais complexas.

Existem novas funções também. Agora você pode dizer à Siri para enviar uma mensagem de áudio e ela pode executar o ditado no dispositivo, em vez de depender de uma conexão da Web.

A Siri pode traduzir mais idiomas, e esse aspecto de seu trabalho é tão importante agora que a Apple criou um aplicativo separado chamado Translate, que abrange 11 idiomas e funciona offline.

A tradução parece muito legal. Atualmente, usamos o Google Translate para essas coisas e, embora seja uma ferramenta excelente com muito mais idiomas do que a Apple é capaz de oferecer, ela precisa trabalhar em grande parte (e talvez compreensivelmente, dada a sua amplitude de aprendizado).

O aplicativo de tradução da Apple inclui um modo de conversa (novamente, algo que o Google Translate já oferece) que é acessado virando o iPhone de lado. Onde esse modo inteligente difere do Google é quando oferece apenas um botão de microfone em vez de um para cada participante. Dessa forma, o aplicativo detecta automaticamente os vários idiomas falados e os aloca na parte correta da tela de conversação.

Data de lançamento do iOS 14 e novos recursos: Traduzir
Reprodução/Mac World

Mensagens

No iOS 14 Messages, você pode fixar uma conversa na parte superior da tela e adicionar respostas embutidas – segmentos de conversação, basicamente – à interface. Nas mensagens de grupo, você pode optar por ser notificado apenas quando alguém mencionar você, uma abordagem semelhante ao Slack que tornará as Mensagens mais úteis para colaboração. E a imagem no topo de uma conversa em grupo mostra os participantes, mas aumenta os que falaram recentemente.

Como sempre, o Memoji é atualizado, com 20 novos estilos de cabelo e acessórios para a cabeça, incluindo coberturas de rosto e mais opções de idade e poses de adesivos.

Data de lançamento do iOS 14 e novos recursos: Memoji
Veja tudo o que sabemos sobre o iOS 14 – Foto: Reprodução/Mac World

Mapas

A Apple lançou uma nova versão do Maps no início deste ano, e a empresa passou algum tempo alardeando seus novos recursos e informações mais abrangentes. Mais interessante para nós, que estamos fora dos EUA, é a notícia de que o novo mapa será lançado em mais países ainda este ano. Dessa forma, já foram confirmados Reino Unido, Irlanda e Canadá.

Existem guias para cidades em todo o mundo, que você pode salvar e retornar posteriormente e que são atualizados automaticamente quando novas informações estão disponíveis. Além disso, a Apple está oferecendo assistência de navegação mais ecológica, com orientações para veículos de bicicleta e elétricos (para que você seja guiado a pontos de carregamento compatíveis).

CarPlay/recursos do carro

O CarPlay recebe um novo papel de parede e novas categorias de aplicativos. Mas a grande novidade aqui é a inclusão de chaves de carro digitais, que inicialmente serão limitadas a um único lançamento de produto – o 2021 BMW 5 Series -, mas que será lançada em uma ampla gama de veículos no devido tempo.

A chave do seu carro é armazenada no Elemento Seguro do iPhone, mas pode ser compartilhada facilmente com outras pessoas via iMessage. Entretanto, esse acesso pode ser limitado ou revogado remotamente posteriormente.

Inicialmente, o recurso será baseado em NFC, mas a Apple também discutiu a versão de próxima geração baseada na tecnologia Ultra Wideband no chip U1. Isso não aparecerá até o próximo ano.

Loja de aplicativos

A grande novidade aqui é um novo tipo de miniaplicativo chamado App Clip – geralmente, essa é uma pequena parte de um aplicativo existente que é rápido de descobrir e baixar, e permanece apenas o tempo que você precisar.

As empresas podem oferecer clipes de aplicativos com base em seus aplicativos existentes para uso em situações específicas. Em uma loja on-line, por exemplo, um ícone pode aparecer oferecendo um App Clip que permite comprar um produto, mas não o compromete com o restante dos dados e da funcionalidade no aplicativo completo. Ou pode haver um código exibido em uma vaga de estacionamento, que leva você a uma versão simplificada de um aplicativo que permite pagar pelo estacionamento.

Data de lançamento do iOS 14 e novos recursos: App Clips
Veja tudo o que sabemos sobre o iOS 14 – Foto: Reprodução/Mac World

A Apple ainda está lançando seus próprios códigos do App Clip, que se parecem com códigos QR, mas combinam um código visual e NFC.

Além de remover os aplicativos existentes, a Apple acredita que pequenas empresas que não têm um aplicativo criarão um clipe – ou que uma empresa maior como o Yelp criará clipes para eles.

Mudanças diversas

Essa é a maioria das mudanças que a Apple anunciou para o iOS 14, mas há mais alguns ajustes que queríamos mencionar.

Primeiro, há uma alteração nos gráficos da interface “Chamada recebida”. Isso não ocupa mais a tela inteira, mas restringe-se a uma pequena caixa na parte superior.

E o aplicativo Activity, tão amado pelos proprietários do Apple Watch? Isso está sendo renomeado como Fitness.

Fonte: Mac World

Gostou? O que achou? O que você espera do IOS 14? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar na imagem azul que está abaixo!