Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O que pode te deixar mais irritado do que ver a sua internet caindo toda hora? Nada. Nada é mais irritante do que isso. Quando isso acontece, você desejará poder fazer qualquer coisa para acelerar sua conexão.

Veja tudo sobre segurança na internet!

Portanto, nessa matéria, você verá 11 formas de resolver o seu problema de internet caindo toda hora.

11. Verifique suas velocidades (e seu plano de internet)

Internet Lenta? Saiba 10 maneiras para resolver! - Foto: Reprodução/Minha conexão - Sinal de internet: veja 14 passos para melhorar a sua conexão! - Foto: - Internet caindo toda hora: saiba como resolver! - Foto: MC
Internet caindo toda hora: saiba como resolver! – Foto: MC

Às vezes, sua conexão à Internet é lenta porque você está pagando por uma Internet ruim. Portanto, entre no site do seu provedor (ou ligue para ele) e descubra qual plano você tem. Em seguida, vá para o site Minha Conexão e faça um teste de velocidade. Se o que você mediu está próximo do que você está pagando, sua rede está funcionando bem e seu plano de internet simplesmente não é muito rápido – a melhor maneira de acelerar isso é atualizar.

Por outro lado, o problema pode ser no sinal da sua operadora. Portanto, hoje as operadoras contam com aplicativos que ajudam muito na hora de detectar se o sinal está OK ou se há algum problema na região. Dessa forma, verifique se sua operadora possui algum desses aplicativos. Em seguida, acesse com sua conta e veja nas opções de suporte se tudo está dentro dos conformes na sua localização antes de se desesperar.

10. Ligue e desligue o seu roteador

Internet Lenta? Saiba 10 maneiras para resolver! - Foto: Reprodução/Life Hacker Sinal de internet: veja 14 passos para melhorar a sua conexão! - Foto: - Internet caindo toda hora: saiba como resolver! - Foto: Life Hacker
Internet caindo toda hora: saiba como resolver! – Foto: Life Hacker

Antes de “amaldiçoar” seu provedor de Internet, redefina rapidamente o modem e o roteador (por exemplo, desligue-os e ligue-os novamente) e veja se isso ajuda. Além disso, verifique os outros computadores da sua casa para ver se a internet deles também está lenta. Se o problema ocorrer apenas em um computador, o problema é esse computador, não o seu roteador ou modem.

Também é sempre bom verificar se algum cabo está desconectado ou se seu roteador ou modem estão funcionando adequadamente.

9. Conheça as limitações do seu roteador

Internet Lenta? Saiba 10 maneiras para resolver! - Foto: Reprodução/Ravel Sinal de internet: veja 14 passos para melhorar a sua conexão! - F0000oto: - Internet caindo toda hora: saiba como resolver! - Foto: Ravel
Internet caindo toda hora: saiba como resolver! – Foto: Ravel

Se você está pagando por um plano de Internet super-rápido – digamos, uma conexão de fibra que ofereça uma poderosa taxa de 1 Gbps (1.000 Mbps) – você nunca verá essas velocidades se o roteador wifi primário em sua casa for antiquado e desatualizado. Da mesma forma, você pode ter um roteador sem fio incrível (com uma velocidade máxima superior a 1 Gbps), mas se estiver conectado a ele com um notebook mais antigo, ou mesmo com um console de jogos PlayStation 4 comum, você vai se perguntar por que suas velocidades de transferência são tão lentas.

De forma resumida: sempre que possível, adquira um ótimo roteador com muito potencial de transferência, que geralmente deve oferecer aos seus dispositivos as melhores velocidades possíveis (em uma rede Wi-Fi de 5GHz, é claro). Se um dispositivo em particular tiver um desempenho significativo em um grau significativo, verifique as especificações de sua rede. Pode estar fazendo o melhor que pode, mas simplesmente não pode ir mais rápido. Dessa forma, sua rede não está lenta. É o seu dispositivo que simplesmente não consegue acompanhar.

8. Corrija seu sinal Wi-Fi 

Sinal de internet: veja 14 passos para melhorar a sua conexão! - Foto: - Internet caindo toda hora: saiba como resolver! - Foto: Ravel
Internet caindo toda hora: saiba como resolver! – Foto: Ravel

Falando em wifi, você pode achar que seu roteador e internet estão bem, mas seu sinal sem fio é fraco. Isso pode causar uma desaceleração – ou, no mínimo, uma experiência de navegação cheia de latência. Nesse caso, pode ser necessário reposicionar, ajustar e impulsionar seu roteador com alguns truques.

Os especialistas recomendam que o roteador seja colocado sempre na região central da casa, de preferência em um cômodo superior e aberto. Isso funciona melhor porque as ondas de transmissão do roteador irradiam para frente e para baixo. Dessa forma, como a maioria dos móveis ocupa o primeiro plano, alocar o aparelho em um local mais alto ajuda um pouco.

Para a antena, siga a mesma dica: caso você queira que o sinal se espalhe por vários andares, deixe a antena deitada para que as ondas percorram o caminho na vertical. Mas, se você quiser que as ondas se disseminem horizontalmente, deixe a antena reta e para cima. Também evite posicionar seu roteador perto de janelas ou de outros aparelhos eletrônicos, pois outras ondas podem interferir e afetar o sinal

Além disso, pode ser que o seu roteador não esteja dando conta de distribuir bem o sinal Wi-Fi em sua casa, o que acaba comprometendo a velocidade de conexão. Dessa forma, recomendamos a utilização de um repetidor de sinal. Embora ele realmente amplie o sinal, é preciso estar atento à qualidade do equipamento. Também vale a pena ficar atento ao local onde ele será instalado para não comprometer a comunicação com o roteador.

7. Desative ou limite aplicativos que consomem muita largura de banda 

Internet Lenta? Saiba 10 maneiras para resolver! - Foto: Reprodução/Lumiun - Sinal de internet: veja 14 passos para melhorar a sua conexão! - Foto: - Internet caindo toda hora: saiba como resolver! - Foto: Lumium
Internet caindo toda hora: saiba como resolver! – Foto: Lumium

Se o seu hardware parece estar funcionando corretamente, verifique se algum outro programa está atrapalhando a conexão. Por exemplo, se você estiver baixando arquivos com o BitTorrent, a navegação regular na Web será mais lenta. Além disso, você também deve tentar instalar extensões como o AdBlock Plus e o Privacy Badger, que bloquearão alguns anúncios, animações e vídeos que consomem muita largura de banda que podem usar sua conexão. Você também pode tentar um navegador completamente diferente, como o Brave, que tem como ponto forte a privacidade.

Serviços de sincronização de arquivos como Google Drive, Dropbox ou OneDrive  podem estar movendo dados em segundo plano, o que pode consumir sua largura de banda e diminuir a velocidade da sua conexão à Internet. Portanto, verifique esses e outros aplicativos que exigem muita largura de banda (como  seus serviços de download digital favoritos para jogos) para ver se você pode limitar as taxas de download e upload, o que pode liberar espaço para você navegar na Web e acompanhar a “fila” da Netflix sem problemas.

Os computadores geralmente baixam as atualizações necessárias em segundo plano. Dessa forma, dependendo do seu sistema operacional, você configura o seu PC para agendar atualizações quando não estiver usando o computador.  Melhor ainda, você pode ser capaz de limitar a largura de banda que utiliza, no caso de sua “monopolizar” a internet (para a mais nobre das intenções).

6. Tente um novo servidor DNS

Sinal de internet: veja 14 passos para melhorar a sua conexão! - Foto: - Internet caindo toda hora: saiba como resolver! - Foto: Kinsta
Internet caindo toda hora: saiba como resolver! – Foto: Kinsta

Quando você digita um endereço no seu navegador, o computador usa algo chamado DNS para procurar e converter esse endereço em um endereço IP compatível com o computador. Às vezes, porém, os servidores que seu computador usa para procurar informações podem ter problemas ou ficar inativos por completo. Felizmente, você tem várias opções gratuitas e rápidas, como Google DNS ou Cloudflare. Ou você pode usar um utilitário como o  Namebench para realmente testar o que é mais rápido para sua localização e seguir em frente.

Entretanto, um DNS melhor pode não acelerar o tempo médio de carregamento de páginas da Web o suficiente para você notar, mas você nunca sabe, já que são milissegundos.

5. Ligue para o seu provedor de internet

Internet Lenta? Saiba 10 maneiras para resolver! - Foto: Reprodução/Vipnet - Internet caindo toda hora: saiba como resolver! - Foto: VN
Internet caindo toda hora: saiba como resolver! – Foto: VN

Se você passou por todas as etapas necessárias para a solução de problemas e sua Internet ainda está lenta, é hora de ligar para o seu provedor de Internet e verificar se o problema está no fim. Lembre-se: não assuma que eles fizeram algo errado e trate seu representante de atendimento ao cliente com respeito. É muito mais provável que você obtenha bons resultados.

E enquanto você está nisso, você pode querer ver se consegue um acordo melhor na Internet – especialmente se eles estiverem fornecendo as velocidades erradas esse tempo todo.

4. Otimize sua web para uma conexão lenta

Internet caindo toda hora: saiba como resolver! – Foto: Copel

A solução de problemas de internet lenta pode demorar um pouco e, enquanto isso, você ainda precisa navegar. Ou talvez você esteja em uma cafeteria ou em um avião, e não há nada que você possa fazer sobre suas velocidades lentas. Nesse caso, é hora de otimizar sua web para uma conexão mais lenta. Portanto, experimente um navegador com tema de economia de dados, como o Opera Mini, ou procure por recursos como o Opera Turbo ou o Modo Lite do Chrome (somente Android). Além disso, você também pode tentar alterar o agente do usuário do navegador para obter uma versão otimizada para celular de um site, em vez de uma experiência de desktop com muitos dados – ou desativar imagens, por exemplo, para se poupar de tempos difíceis de carregamento de páginas.

Se a sua conexão Wi-Fi ou Ethernet está sofrendo no seu notebook e você realmente precisa ficar on-line, sempre pode “amarrar” o seu smartphone – apenas lembre-se dos seus limites de dados móveis. (Agora provavelmente não é hora de começar a asssitir Netflix.)

3. Trabalhe com mais inteligência

Internet caindo toda hora: saiba como resolver! – Foto: Target HD

Se você precisar realizar um trabalho em sua conexão lenta, talvez seja necessário priorizar tarefas de maneira diferente do que se sua internet fosse super rápida. Dessa forma, separe suas tarefas em tarefas de largura de banda pesada e largura de banda leve. Faça tarefas leves quando estiver em uma conexão lenta e agrupe todas as tarefas com muita largura de banda, para que você possa executá-las se e quando conseguir uma conexão mais rápida.

Além disso, não se esqueça dos modos offline dos seus aplicativos. Alguns serviços podem exigir que você configure isso com antecedência (a Steam, Google Docs e o “Modo Arquivos sob Demanda” do OneDrive vêm à mente, assim como o recurso de download do Spotify), mas isso garante que você possa acessar o que você precisar – jogos ou documentos – quando sua conexão é terrível ou inexistente.

2. Roteadores Mesh

Internet caindo toda hora: saiba como resolver! – Foto: Twibi

Caso você tenha um roteador bem básico e que não está mais dando conta de segurar os dispositivos na Wi-Fi nem distribuir bem o sinal, uma alternativa interessante é investir em roteadores mesh. Esses aparelhos sempre são vendidos em pelo menos duas unidades, que podem ser instaladas em cômodos diferentes da casa para garantir a melhor distribuição do sinal Wi-Fi possível.

Além disso, o mais interessante é que, diferente de um repetidor, esses aparelhos criam uma rede única. Dessa forma, smartphones, tablets e notebooks sempre se conectam ao que oferece o melhor sinal possível, tudo automaticamente, sem precisar de qualquer ação do usuário.

Outra diferença em relação aos repetidores é que aqui você terá equipamentos com as mesmas especificações, então, se tudo for instalado corretamente, eles sempre oferecerão a mesma velocidade de conexão.

1. Verifique quantos aparelhos estão conectados

Internet caindo toda hora: saiba como resolver! – Foto: Twibi

Dependendo da quantidade de aparelhos que estão sendo usados em sua rede sem fio, não há internet que aguente. Por isso é necessário ficar atento à quantidade exata de dispositivos e qual deles pode estar utilizando mais sinal do que o normal.

Isso geralmente ocorre quando uma pessoa em determinado cômodo da casa está assistindo a um filme em um serviço de streaming (que, geralmente, puxa muita banda) e outra pessoa está jogando online. Dessa forma, certamente uma das duas pessoas terá sérios problemas, além, é claro, de prejudicar os demais usuários, mesmo que estejam usando uma conexão cabeada.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!