Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

cortana-halo-microsoft

Pessoal falamos de muitas coisas aqui no site, sobre o Windows, Windows Phone e suas atualizações. Falamos também sobre plataformas, damos dicas para leigos (como eu), para pessoas com o conhecimento avançado, como desenvolvedores e afins. Em resumo: falamos de tecnologia aqui, portanto, convém falarmos de um assunto relativamente sério nesse universo que pode “invadir” o nosso, A Inteligência Artificial (IA).

Recentemente foram publicadas matérias no Flipboard, Gizmodo e hoje no MSN Notícias uma matéria abordando a IA. Na semana passada, cientistas se movimentaram para assinar uma carta aberta (texto em inglês). Em resumo a carta pede que a humanidade dedique-se à pesquisa em inteligência artificial para “alinhá-la aos interesses humanos”. Em outras palavras, vamos tentar não dar tiro nos nossos pés!

Embora alguns cientistas façam careta para essa proposta (é só uma marolinha), outros de renome como Stephen Hawking e Elon Musk têm feito alertas sobre os perigos que a IA pode representar no futuro não tão distante. Mas, embora eles recomendem a busca por conhecimento na área com cautela, eles são um pouco menos claros sobre o que exatamente devemos temer. Será que estaríamos diante da ameaça da “Skynet”?

Daniel Dewey, pesquisador no Instituto do Futuro da Humanidade, com base no pensamento de Armstrong na Aeon Magazine. Afinal, se e quando os humanos ficarem obsoletos, viraremos apenas pedras nos sapatos metafóricos dos robôs.

Mas nessa diferença reside o contraste entre sete bilhões de habitantes e um lugar permanente na lista de espécies ameaçadas ou seja, é possível que uma vantagem intelectual relativamente pequena se agrave rapidamente e torne-se um fator decisivo.” O que você anda deixando a sua Cortana saber?

…“O problema básico é a forte percepção de que a maioria das motivações é incompatível com a existência humana,” diz Dewey. “Uma IA pode querer fazer certas coisas com a mesma forma que não ligamos para sistemas de raízes e colônias de formigas quando vamos construir um prédio.”

Enfim, muitas são as preocupações a respeito desse assunto. E você já refletiu sobre isso?

Fontes: FutureOfLife; Gizmodo