Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Intel o nomeou de “pai dos GPUs”, mas o que ele faz?

O que acabou de acontecer? A Intel publicou uma imagem impressionante de um enorme processador gráfico baseado em soquete de rede. Ninguém tinha ideia do que era até que Raja Koduri da Intel o chamou de “pai de todos”. Esse é um nome íntimo para um estético Xe GPU. O Intel Xe é uma nova série de GPUs que abrange qualquer mercado que você possa imaginar.

Esse processador de gráfico é estranho. Como você pode ver na imagem, do lado de fora parece mais um CPU do que um GPU. Ele fica em um soquete que usa quase três mil pins. Também tem um ventilador integrado.

Do lado de dentro não é nada parecido com o que já vimos antes. Usando a bateria AA para escala, o chip é de 4000mm². Se a área ativa é metade desse tamanho, ainda é três vezes maior do que o tamanho de um RTX 2080 Ti. Ele tem “dezenas de bilhares” de transistores, enquanto o RTX 2080 Ti tem apenas pouco menos que vinte bilhões.

Mas que tipo de GPU é esse?

Por enquanto, esse processador foge à classificação, pois as informações fornecidas pela Intel são contraditórias. Koduri disse anteriormente que o “pai de todos” é um produto Xe HP (alta performance). Depois, ele também mencionou que esse chip suporta BF16, um formato de computação Al bem específico. BF16 é um recurso confirmado e exclusivo do Xe HPC (computador de alta performance). Esse chip, mais para frente, pode ser um produto do Xe HPC…

Ponte Vecchio: produto em desenvolvimento

A diferença entre os dois é substancial. Xe HP é voltado para jogos e estações de trabalho. O vazamento de pin no núcleo conta entre 1024 e 4096. Xe HPC é para servidores e otimizado para o Al e trabalho científico. O único produto HPC em desenvolvimento é nomeado Ponte Vecchio, e foi dito ter 1024 núcleos, mas de longe é o acelerador da Intel mais poderoso e é desenvolvido por suas qualidades do subsistema complexo de memória e a variedade de núcleos e operações que ele suporta.

Enquanto nem HP ou HPC podem ser descartados definitivamente, a natureza do último citado parece mais adequada ao novo processador misterioso. Seria um tanto estranho para um processador de jogos/estação de trabalho ter seu protótipo em formato de soquete, enquanto Ponte Vecchio já foi projetado no que seria um soquete.

Para mais, nos primeiros esquemas e apresentações, era esperado que Ponte Vecchio não tivesse precedentes devido à inclusão da grande área de change de RAMBO e do HBM2 (HBM2E) integrado. Não havia razão para esperar que o produto da HP fosse tão grande.

Independentemente do que esse GPU é, o “pai de todos” vai ser, sem dúvidas, a mãe dos preços, então é melhor que você comece a economizar. Xe HP vai ser lançado em algum momento desse ano e o Ponte Vecchio vai estar pronto no final de 2021.

Fonte: Techspot

O que achou da novidade da Intel? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar na imagem azul que está abaixo!