Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Pelo visto sonhar com um Surface Phone equipado com um processador Intel ficou mais complicado agora… a empresa anunciou que está cancelando os projetos de seus novos processador voltados para smartphones e tablets e mais…

Os SocS de baixo consumo energético da linha Atom serão deixados de lado. Depois de chegar tardiamente a esse mercado mobile, depois de amargar um prejuízo na casa dos 4 bilhões de dólares em 2014 nessa divisão, a empresa deve demitir esse ano cerca de 11% de seus funcionários, que totalizam na mais nada menos que 12 mil empregados. O foco da cia continuará sendo os processador tradicionais para PCs, Notebook e Tablets. A novidade fica por conta do novo foco da empresa em serviços em Nuvem, na conexão 5G e Internet das Coisas.

intel insider smartphone cancelado

Os projetos que serão cancelados são o Broxton e Sofia. Eles envolviam até mesmo parcerias com empresas chinesas, e a ideia era a redução no custo de produção dos seus novos chips. Pelo visto a concorrência com a Qualcomm não é fácil, já que a empresa já nasceu investindo em processadores voltados para dispositivos móveis.

Intel processadores canceladas

Veja a declaração da Intel na íntegra logo a seguir já traduzida:

“A Intel está acelerando sua transformação de uma empresa de PCs para uma que alimenta a Nuvem e bilhões de dispositivos conectados e inteligentes. Vamos intensificar nossos investimentos para alimentar o ciclo virtuoso de crescimento no centro de dados, empresas da Internet das coisas, de memória e de FPGA, e de conduzir negócios móveis e PC mais rentáveis. A Intel oferece uma ampla gama de tecnologias de computação e conectividade que são fundamentais para esta estratégia e que nos posicionam muito bem ao ponto de liderar a transição end-to-end para 5G. A nossa estratégia de conectividade inclui um maior investimento em tecnologia de comunicações com e sem fio para conectar todas as coisas, dispositivos e pessoas para a Nuvem, e para alimentar a infraestrutura de comunicações por trás dele. Estamos reavaliando nossos projetos para melhor alinhar a esta estratégia.

Posso confirmar que as mudanças incluirão o cancelamento da plataforma Broxton, bem como do Sofia 3GX, Sofia LTE e Sofia LTE2. Vamos mover nossos recursos para produtos que ofereçam  retornos mais elevados e também para avançar a nossa estratégia. Estas alterações entram em vigor imediatamente.”

Podemos acreditar que até telefones com Android, como os da Asus, que usam processadores Intel, deverão ser atingidos duramente por essa notícia. Quanto ao Surface Phone, acreditamos que a bola da vez será mesmo o Snapdragon 830 da Qualcomm, que deve ser anunciado até o final deste ano.

Fontes: anandtech