Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O Instagram está expandindo seu concorrente do TikTok conhecido como “Reels” para novos mercados, após seu lançamento no ano passado no Brasil. A partir de hoje, o Instagram está lançando mais acesso ao Reels na França e na Alemanha, permitindo que os usuários gravem clipes de vídeo de 15 segundos em música ou outro áudio e os compartilhem na plataforma em que têm potencial de se tornarem virais.

O recurso Reels é semelhante ao TikTok, pois apresenta um conjunto de ferramentas de edição que facilitam a filmagem de vídeos criativos. No lançamento, por exemplo, Reels ofereceu um contador regressivo, a capacidade de ajustar a velocidade do vídeo e outros efeitos.

A empresa aprendeu com seus primeiros testes no Brasil e, desde então, repensou os principais aspectos da experiência do Reels.

Antes, os Reels eram para serem compartilhados apenas no Instagram Stories. Mas a comunidade do Instagram disse que queria compartilhar Reels com seguidores e amigos de uma maneira mais permanente, além de ter a oportunidade de expandir essa distribuição de maneira mais ampla, se desejado.

Instagram Reels

Além disso, a comunidade disse que queria um espaço dedicado onde pudesse compilar facilmente o Reels e assistir os Reels de outras pessoas.

Com a expansão na Alemanha e na França, o Instagram mudou o Reels para um espaço dedicado no perfil do usuário e no Explore – este último para contas públicas – para que as pessoas possam compartilhar com um novo público e compartilhar no seu Instagram Feed, disse um porta-voz da empresa ao TechCrunch.

Instagram Reels

Funcionalidades do Instagram Reels

Essas alterações oferecem a chance de mais exposição para o Reels e seus criadores, à medida que o Reels se torna mais um destino no aplicativo – como os Stories é hoje, por exemplo.

O Reels não é a primeira tentativa do Facebook de desafiar a crescente popularidade do TikTok.

A empresa-mãe do Instagram havia lançado anteriormente o aplicativo de vídeo em formato curto Lasso, mas até agora não conseguiu obter tração significativa. Com o Reels, o Instagram pode aproveitar sua base existente de criadores e alavancar a familiaridade dos usuários com suas ferramentas de edição de vídeo.

Instagram Reels

O desafio para o Reels é conseguir que os usuários do Instagram criem um tipo de conteúdo diferente do que eles fazem hoje nas postagens do Feed e no Stories. Esses vídeos tendem a ser mais pessoal, como clipes do dia de alguém ou um vlog, por exemplo. Enquanto isso, mais conteúdo de criador profissional foi realocado para o IGTV.

Os vídeos TikTok, por outro lado, tendem a ser ensaiados e coreografados. Os usuários aprendem uma dança, executam um truque, fazem piadas, sincronizam os lábios com músicas ou áudio ou replicam um meme popular à sua maneira. Esses vídeos geralmente não são fáceis de usar, como no Instagram. Incentivar esse conteúdo requer um conjunto de ferramentas e um fluxo de trabalho diferentes, que é o que o Reels oferece.

O Instagram não disse quando planeja lançar o Reels globalmente ou quando espera trazer o produto para os EUA, mas diz que a expansão permitirá que a empresa continue a aproveitar a experiência existente e evoluir o produto.

Fonte: Techcrunch

O que você achou do Instagram Reels? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no ícone azul da rede social ao lado!