Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O Instagram está removendo temporariamente a guia Recente das pesquisas de hashtag para usuários nos EUA. Além disso, com essa medida em vigor, a plataforma visa desacelerar a disseminação de desinformação antes das eleições presidenciais de 2020 nos EUA.

WhatsApp Pay deve começar a funcionar em novembro no Brasil

Instagram desaparece com postagens recentes

O Instagram fez a guia Recente desaparecer dos aplicativos de usuários nos Estados Unidos.

Além disso, para chegar a essa guia, você precisa digitar um tópico na barra de pesquisa da página Explorar e clicar em Tags. Você verá então duas guias na parte superior do feed: Principais e Recentes.

Em seguida, clique na guia Recentes e o Instagram exibirá um feed das postagens mais recentes que compartilham a mesma hashtag.

Agora, ao realizar uma pesquisa de hashtag, você verá uma notificação na parte superior da tela. Essa mensagem substitui as guias Principais e Recentes. Além disso, por padrão, o feed exibe apenas as principais postagens dessa hashtag.

Além disso, o Instagram explica a remoção da guia Recentes da mensagem, informando:

Postagens recentes de todas as hashtags são temporariamente ocultadas para evitar a disseminação de possíveis informações falsas e conteúdo prejudicial relacionado à eleição.

Clique no botão Saiba mais na notificação e você será redirecionado para uma página de Ajuda do Instagram que explica melhor a remoção. Além disso, segundo a explicação, “o Instagram está empenhado em reduzir a disseminação de informações falsas”, o que contribuiu para a mudança.

O Instagram também acessou o Twitter para anunciar a remoção da seção Recentes. Além disso, um tweet do Instagram Comms revelou que a plataforma está “fazendo mudanças para tornar mais difícil para as pessoas encontrarem possíveis desinformações no Instagram”.

Instagram mata temporariamente postagens "recentes" em páginas de hashtag
Instagram mata temporariamente postagens “recentes” em páginas de hashtag – Foto: Printscreen/GeekBlog

Mais detalhes

Ele também afirmou que o Instagram está endurecendo as restrições ao aplicativo “para reduzir a propagação em tempo real de conteúdo potencialmente prejudicial que pode surgir durante a eleição.”

Como o Instagram acabou com a guia Recentes, teremos que lidar com o fato de que não podemos mais ver as últimas postagens em nossa hashtag favorita – as postagens principais terão que bastar por enquanto.

Essa mudança provavelmente se deve à preocupação do CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, com o caos do Dia das Eleições. Além disso, o Facebook, empresa controladora do Instagram, já prometeu restringir o conteúdo no dia da eleição, se necessário.

Retardando a comunicação

Ao eliminar a guia Recente, o Instagram não está apenas retardando a disseminação de desinformação, mas também tornando mais difícil encontrar novos conteúdos na plataforma. Isso retarda a comunicação como um todo.

Instagram e Facebook não são as únicas plataformas de mídia social que atacam a desinformação. O Twitter está lutando a mesma batalha e até implementou medidas para desencorajar o retuíte.

Fonte: MakeUseOf

O que você achou das medidas do Instagram diante das postagens recentes? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no botão “Canal do Telegram” no topo direito da página.