Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Instagram quer ser “o app” de fotografia para o mundo inteiro, mesmo se você não pode ou não quer fazer o download. Em busca de crescimento internacional, onde as redes são lentas e dados são caros, o Instagram tem dado ao seu site móvel uma atualização em massa que adiciona recursos principais do aplicativo principal, incluindo compartilhamento de foto e uma versão leve da guia explorar.

Nós acabamos de falamos sobre os Progressive Web Apps ou PWA, criado pelo Instagram e percebemos que esse movimento não tem volta.

Você agora pode postar fotos no site móvel do Instagram! Clique aqui e confira.

Até agora, os usuários que acessavam a versão web do Instagram, poderiam apenas navegar, dar um like, seguir, pesquisar e ver notificações no site móvel despojado e site da área de trabalho. Não há ainda nenhuma postagem do site da área de trabalho, o que sugere que essa novidade é apenas para a versão web móvel. Mas, em março, o Instagram começou adicionando o compartilhamento na versão web móvel e a guia explorar como novidade. As características ainda não disponíveis na web móvel são: uploads de vídeo, filtros, Stories e mensagens diretas.

Questionado sobre os novos recursos da web móvel, o Instagram respondeu:

“Instagram.com (acessado a partir de dispositivos mobile) é uma experiência web optimizada para celulares. Ele foi projetado para ajudar as pessoas a ter uma experiência mais completa no Instagram independentemente do dispositivo ou a rede em que estão.”

O lançamento da versão web móvel do Instagram faz sentido com a estratégia de crescimento global da empresa destinada a 80% de seus usuários fora dos Estados Unidos. Outras atualizações de produto incluem: Login na web, um melhor fluxo de ambientação para usuários de Android low-end e a recente adição de funcionalidade off-line. Estas, ajudaram o Instagram a alcançar rapidamente a marca de 700 milhões de usuários mensais. Ele acrescentou seus últimos 100 milhões em apenas 4 meses após uma média de 9 meses por 100 milhões de usuários por vários anos.

Muitos usuários ao redor do mundo, principalmente em países em desenvolvimento, não podem ter uma rede de celular rápido o suficiente para convenientemente baixar o app do Instagram. Seus telefones nem sempre tem armazenamento suficiente para baixá-lo sem sacrificar outros aplicativos ou conteúdo. E o custo de dados de baixar o aplicativo pode ser proibitivo.

Com a versão de web móvel, os usuários pode pular a etapa do download do app, o tempo de espera, custos de dados e a necessidades de armazenamento enquanto ainda estão recebendo a funcionalidade básica. Este lançamento levanta a questão:

Irá o Instagram lançar uma versão Lite do seu App nativo, minimizando a transferência de dados como o app do Facebook Lite, que atingiu 200 milhões de usuários e a novo app Messenger Lite?

Por enquanto, porém, a versão web móvel poderia ajudar o Instagram a ficar um passo à frente de seu concorrente, o Snapchat. O Snapchat é pesado para vídeos, e o fantasminha não priorizou a construção para monetização de mercados internacionais e países em desenvolvimento e os usuários do Android, seu app não funciona tão bem em mercados mais carentes e de moeda fraca. Snap deixou a porta aberta para o Instagram para se tornar, de fato,  o app de comunicação visual para estes países. O Instagram, que explorou com seu clone de histórias do Snapchat, agora tem mais de 200 milhões de usuários diários ativos com mais usuários do que todo o app do Snapchat.

Eventualmente, com a melhoria de redes móveis e telefones Android baratos, o Instagram pode reter ainda mais mais receita fora de mercados em desenvolvimento. E então, o crescimento global das redes, mantém as pessoas trancadas no Instagram.

Como as redes sociais atingiram a saturação nos principais mercados ocidentais, eles devem repensar em como fazer seus aplicativos funcionar melhor em outros lugares. Nós, aqui do Brasil, por exemplo, agradecemos o trabalho feito pelo Instagram.

Para acessar a versão web móvel do Instagram direto do seu telefone, clique aqui.

Fonte: TechCrunch