Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Jogar como um ser superpoderoso é como a realização de um desejo final nos jogos, então não é nenhuma surpresa que a série ‘Infamous’ da Sucker Punch se tornou tão popular. Sendo capaz de explorar um enorme mundo aberto e tomar suas próprias decisões sobre se você deixaria ou não o poder absoluto corromper totalmente, ‘Infamous’ era certamente um tipo especial de jogo.

Veja também o review completo de Days Gone no PC!

No entanto, após três episódios principais e duas campanhas autônomas, a série parece ter desaparecido da face da terra. Com o PS5 chegando ao fim de seu primeiro ano completo de disponibilidade, pode ser o momento certo para ver a franquia superpotente retornar aos consoles de próxima geração, ou até mesmo chegar ao PC graças ao foco aprimorado da Sony nessa plataforma. A questão, como sempre, é se algum dia veremos um novo jogo ‘Infamous’?

O início da franquia

Infamous: será que algum dia veremos um novo jogo da franquia? - Foto: TT MAS
Infamous: será que algum dia veremos um novo jogo da franquia? – Foto: TT MAS

O primeiro jogo ‘Infamous’ chegou em 2009 no PS3 e foi visto como uma grande mudança para os desenvolvedores da Sucker Punch, que já haviam feito seu nome desenvolvendo a trilogia ‘Sly Cooper’. Após o término do desenvolvimento de Sly 3, a Sucker Punch estava procurando por seu próximo grande projeto, como o diretor dos jogos de ‘Infamous’, Nate Fox, explicou em uma entrevista de 2009 para a Joystiq.

“Sabíamos no final de Sly 3 que queríamos fazer outra coisa. Trabalhando em um jogo de ladrão de desenho animado por seis anos, ficamos um pouco cansados ??de nos esgueirarmos e queríamos variação, mudança. Então, sendo fãs de quadrinhos, fazia muito sentido dizer, “vamos fazer um jogo de super-heróis onde podemos explodir coisas”, em vez de olhar cautelosamente através de um monte de caminhos de patrulha de guardas que, jogos Sly tinham uma boa quantidade. Queríamos ser apenas atrevidos e barulhentos e, portanto, é daí que vem o Infamous. ”

O desenvolvimento do 1º jogo

Infamous: será que algum dia veremos um novo jogo da franquia? - Foto: TT MAS
Infamous: será que algum dia veremos um novo jogo da franquia? – Foto: TT MAS

Durante grande parte do desenvolvimento do jogo, Infamous estava um tanto em um estado de fluxo. Isso porque a Sucker Punch estava tentando descobrir o que significava ser um jogo de super-heróis. Brian Fleming, produtor do jogo, observou em uma entrevista separada com a Joystiq durante a GDC09 que partes da história do jogo tiveram que ser completamente reescritas nos últimos nove meses de desenvolvimento.

Ele disse: “Então, trouxemos um cara, Bill Harms, que na verdade é um autor de quadrinhos que conhecíamos. Assim, ele trabalhava em outra empresa de desenvolvimento de jogos em Seattle. Nós o trouxemos e ele trabalhou em tempo integral nisso nos últimos 9 meses. E você sabe, é mais do que apenas uma história, é todo o diálogo imediato, são todas as coisas auxiliares e escrita para marketing. Então você sabe, ele foi um grande salvador da escrita.” Fleming ainda acrescenta: “O final da história mudou muito nos últimos 9 meses, novamente porque encontramos coisas que funcionaram melhor. Simplesmente não estávamos felizes com a forma como se sentiam”.

Mudanças na jogabilidade

Infamous: será que algum dia veremos um novo jogo da franquia? – Foto: AM MAS

Não só a história recebeu algumas mudanças, mas a jogabilidade também, com uma das maiores mudanças no final do desenvolvimento sendo a capacidade de triturar nos trilhos da linha de trem elevada, de maneira semelhante a Ratchet & Clank. Acontece que esse recurso foi adicionado durante o último mês de desenvolvimento, conforme sugerido por um “playtester”.

Apesar de ganhar algumas comparações com ‘Prototype’, que foi lançado na mesma época, ‘Infamous’ provou ser um sucesso incrível tanto para a Sucker Punch quanto para o PlayStation. O jogo ganhou 85 pontos no Metacritic, com críticos elogiando a jogabilidade de mundo aberto e a fantasia de poder geral de jogar como um super-herói ou vilão se você preferir o caminho do mal. Em junho de 2010, cerca de um ano após o primeiro lançamento do jogo, foi revelado que Infamous vendeu quase dois milhões de cópias. Nesse ponto, uma sequência já estava a caminho.

O inicio do desenvolvimento de Infamous 2

   Infamous: será que algum dia veremos um novo jogo da franquia? - Foto: YT MAS
Infamous: será que algum dia veremos um novo jogo da franquia? – Foto: YT MAS

O desenvolvimento de ‘Infamous 2’ começou quase imediatamente após o término do primeiro jogo, com a Sucker Punch tentando melhorar a fórmula básica do primeiro jogo de todas as maneiras que pudessem. De acordo com Ken Schramm, o diretor de comunicação, durante uma entrevista com a NZGamer: “tudo estava na mesa.” O maior tema do segundo jogo foi a escalada, com a Sucker Punch querendo que o jogador se sentisse mais poderoso do que nunca. Novos poderes, inimigos maiores e uma escala maior ajudaram a alcançar essa sensação, junto com o fato de que você poderia importar seu jogo anterior salvo e usar todos os seus antigos poderes desde o início.

Um recurso em que a Sucker Punch realmente tentou inovar no ‘Infamous 2’ foi com o “Conteúdo Gerado pelo Usuário”. Isso permitia aos jogadores criar missões que outros jogadores poderiam experimentar em seu jogo. Foi um recurso ousado, já que a Sucker Punch estava procurando maneiras de continuar a experiência de jogo após o lançamento, com a sugestão de co-op. No entanto, a Sucker Punch confirmou em uma entrevista à NowGamer que o modo co-op não tinha a longevidade que eles procuravam:

“Há uma pressão imensa sobre os desenvolvedores para adicionar o modo multijogador e, pertencendo ou não, as pessoas estão adicionando modos multijogador em seus jogos. Nunca pensamos ‘este IP seria ótimo para isso’, mas queríamos dar aos clientes uma maneira de continuar a desfrutar da propriedade e a cooperação foi discutida. Mas, embora o co-op possa ter lhe dado uma nova maneira de jogar, não lhe deu aquela sensação de ‘Eu quero continuar jogando’, porque, no final das contas, o jogo ainda termina. ”

Infamous 2 também conseguiu ser um sucesso

    Infamous: será que algum dia veremos um novo jogo da franquia? - Foto: TT MAS
Infamous: será que algum dia veremos um novo jogo da franquia? – Foto: TT MAS

Embora pareça um recurso inovador, parece que a base de jogadores do Infamous não estava muito apaixonada por ele, como Sucker Punch falaria na GDC 2012, alguns meses após o lançamento do jogo, para dar uma palestra sobre como a maioria dos usuários mal tocou as Missões UGC. De acordo com eles, apenas 5% dos jogadores realmente publicaram um nível. Além disso, embora metade tenha jogado um nível UGC, apenas 15% o jogou mais de um punhado de vezes. Sucker Punch atribuiu a maior parte do problema a problemas de acessibilidade e falhas, observando que se um jogador experimentou um primeiro nível ruim, ele raramente jogaria um segundo.

‘Infamous 2’ alcançaria um nível quase igual de sucesso crítico ao primeiro jogo, ganhando 83 no Metacritic. A maioria dos críticos apreciou as melhorias bombásticas na jogabilidade geral, mesmo que provasse ser mais do mesmo em relação ao jogo original. Os números exatos de vendas são difíceis de encontrar, mas foi o terceiro jogo mais vendido em junho de 2011, atrás de ‘LA Noire’ e ‘Duke Nukem Forever’, apesar de ser um jogo exclusivo, e foi o jogo mais vendido da Sony naquele mês.

Por falar em mais vendidos, a Sucker Punch trabalharia em uma DLC autônoma para ‘Infamous 2’ com o nome de ‘Festival of Blood’. a DLC viu Cole McGrath lutar contra vampiros por alguns motivos. No mínimo, foi mais inventivo do que outra DLC zumbi, mas isso não é aqui nem ali. O jogo não foi tão bem no Metacritic, ganhando 78, mas não importou muito para a Sucker Punch, já que foi o jogo digital PS3 mais vendido de todos os tempos em dezembro de 2011. Claro, isso seria superado por ‘Journey’.

O que aconteceu com o inFamous?

     Infamous: será que algum dia veremos um novo jogo da franquia? - Foto: WZ MAS
Infamous: será que algum dia veremos um novo jogo da franquia? – Foto: WZ MAS

A Sucker Punch estava desenvolvendo um jogo totalmente novo na série quando o PS4 ainda estava sendo projetado. Isso significava que o produto final, ‘Infamous: Second Son’, foi desenvolvido do zero com o novo console em mente. A Sucker Punch estava até considerando uma versão de próxima geração de ‘Infamous’ já em 2010, cerca de 3 anos antes do lançamento do PS4, então ‘Second Son’ era um grande negócio para a empresa.

‘Infamous: Second Son’ foi uma saída dos jogos originais da série. Dessa forma, ele seguiu um novo protagonista na forma de Delsin Rowe, que tem o poder de absorver os poderes de outros seres super poderosos, conhecidos como “Conduits”. Basicamente, Delsin tinha os mesmos poderes de Peter em ‘Heroes’, mas você poderia jogar como ele.

‘Second Son’ foi anunciado em fevereiro de 2013 como parte da revelação do PS4, comercializado como um ponto de venda principal para o novo console. Demorou um ano para o jogo ser lançado no PS4, chegando em 21 de março de 2014. Second Son foi ambientado em e através de Seattle, com a equipe decidindo usar a cidade para que eles pudessem utilizar o fato de que a maior parte do estúdio mora no cidade, e se basearia fortemente na experiência dos nativos americanos, que é uma parte essencial da identidade de Seattle.

Um jogo respeitável, mas esteve longe do sucesso

Infamous: será que algum dia veremos um novo jogo da franquia? – Foto: TT MAS

‘Infamous: Second Son’ atingiu uma média de 80 no Metacritic, o que é certamente uma pontuação respeitável. Os críticos se apaixonaram pela jogabilidade básica, observando que era uma melhoria em relação aos dois primeiros jogos da série. No entanto, alguns problemas com a história e o sistema de moralidade deixaram um gosto amargo.  Foi um grande jogo, mas estava muito longe de ser um campeão mundial. Além disso, novamente, era melhor do que a onda de exclusividades do Xbox One na época.

Embora as críticas não tenham atingido as mesmas alturas dos dois primeiros jogos, as vendas foram astronômicas.  ‘Second Son’ conseguiu atingir 1 milhão de vendas nos primeiros nove dias de lançamento, tornando-o um dos jogos mais vendidos no PS4 e o jogo de venda mais rápida em toda a franquia. Em junho de 2019, o jogo vendeu cerca de 6 milhões de cópias.

A Sucker Punch também transformou um dos personagens de ‘Second Son’, Fetch, em sua próprio DLC autônoma na forma de ‘First Light’. O jogo começou a ser desenvolvido logo após ‘Second Son’, com a Sucker Punch decidindo focar no personagem após a recepção positiva que ela recebeu dos jogadores. Infelizmente, o ‘First Light’ recebeu as piores pontuações da série, com uma média de 73 no Metacritic. Os críticos gostaram do personagem, mas a abordagem mais semelhante a esta DLC não era o gosto de todos. Além disso, também não ajudou o fato de ‘First Light’ ser incrivelmente breve.

O futuro da franquia

Infamous: será que algum dia veremos um novo jogo da franquia? – Foto: CV MAS

Não houve nenhum seguimento ou mesmo notícia de um novo jogo de ‘inFamous’ desde 2014. E não está imediatamente claro o porquê. O exclusivo do PS4 teve uma avaliação decente bem, e as vendas têm sido fantásticas, especialmente com ‘Second Son’. Parece que a série morreu no auge de sua popularidade, com a Sucker Punch avançando para coisas novas com ‘Ghost of Tsushima’. Com o recente lançamento de ‘Ghost of Tsushima: Director’s’ Cut e a inevitável sequência, está claro com o que a Sucker Punch está preocupada.

Existe a possibilidade, no entanto, de ‘Infamous: Second Son’ ver uma nova luz na forma de uma porta para PC no futuro. A Sony tem portado mais jogos para o PC nos últimos anos, como ‘Days Gone’ e ‘Horizon: Zero Dawn. ‘Second Son’ pode ser uma propriedade mais antiga em comparação, mas ainda é tido em alta conta para ser considerado parte da coleção PlayStation Plus no PS5, que é uma coleção de jogos PS4 estelares que os jogadores do PS Plus podem desfrutar. Talvez o sucesso disso, se acontecer, justifique um novo jogo.

Também vale a pena mencionar que só porque Sucker Punch mudou seu foco para ‘Ghost of Tsushima’ em um futuro próximo, isso não significa que eles se esqueceram de ‘Infamous’. Por volta do momento do lançamento do PS5, a Sucker Punch anunciou que ‘Tsushima’ e ‘Second Son’ foram atualizados para suportar transferências salvas do PS4 para o PS5. Além disso, os games rodariam a 60fps com tempos de carregamento aprimorados.

Tudo depende da Sucker Punch?

Infamous: será que algum dia veremos um novo jogo da franquia? – Foto: CV MAS

Quanto a se veremos ou não um novo jogo, não está claro se a Sucker Punch seria o único a trazer a série de volta. É um pouco uma resposta recatada, mas já se passaram 12 anos desde o lançamento do jogo original, então talvez seja hora de algum tipo de remake. A Bluepoint provou suas capacidades quando se trata de reviver jogos clássicos do PlayStation, como ‘Shadow of the Colossus’ ou ‘Demon’s Souls’. Uma versão de PS5 de ‘Infamous’ daqueles aclamados desenvolvedores seria um verdadeiro vencedor.

No entanto, pode valer a pena discutir se ‘Infamous’ realmente tem um lugar dentro da atual safra de exclusivos da Sony, já que a fantasia de poder do super-herói está praticamente ocupada pelo Homem-Aranha agora. Concedido, Infamous pode facilmente se encaixar em um molde diferente do mundo aberto da Insomniac, principalmente por meio do sistema de moralidade, mas a Sony pode hesitar em financiar dois jogos com semelhanças mais evidentes, especialmente quando um tem muito mais reconhecimento de marca. Spoilers: não é ‘Infamous’.

‘Infamous’ é uma das franquias mais queridas do PlayStation, e com a Sony apresentando muitos exclusivos exclusivos para um único jogador como ‘The Last of Us’, ‘Horizon’, ‘Ghost of Tsushima’, há espaço em seu portfólio para uma extravagância bombástica e superpoderosa, e ‘Infamous’ iria caber nessa conta. Se vamos realmente ver ou não, é outra história.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!