Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O universo Forza da Microsoft mudou para sempre com a chegada do Forza Horizon original em 2012, desenvolvido pela Playground Games com o DNA codificado pelos especialistas automotivos da Turn 10 Studios. Liberando o espírito do Forza Motorsport nas estradas abertas do Colorado, o Forza Horizon imediatamente se tornou o ápice das corridas de mundo aberto. A série subsequentemente viajou para o sul da França (e um pedaço da Itália) para a sequência fantástica, Austrália para o belo Forza Horizon 3 e – mais recentemente – para o Reino Unido para o puro e morto brilhante Forza Horizon 4.

Forza Horizon 4 PC: confira o review completo!

Em uma era onde os jogos de corrida são rotineiramente e erroneamente vistos por alguns como curiosidades de nicho, e forçados a competir contra gêneros totalmente não relacionados por reconhecimento, não pode ser subestimado o quão grande a série Forza Horizon se tornou. Os dois jogos originais de maior audiência no Xbox One são Forza Horizon 3 e Forza Horizon 4. No momento do lançamento do Xbox Series X?S, foi revelado que o Forza Horizon 4 acumulou mais de 24 milhões de jogadores desde o lançamento – um incrível número que só teria crescido nos últimos seis meses, especialmente desde sua chegada ao Steam em março.

Enquanto o Forza Horizon 4 de 2018 continua a evoluir – carros novos e gratuitos ainda chegam semanalmente até hoje – chegou a hora de uma mudança de cenário. Com o Forza Horizon 5, o festival globetrotting Horizon está voltando para a América do Norte pela primeira vez em quase uma década.

Desta vez, no entanto, ele ficará ao sul da fronteira.

“Em qualquer jogo da Horizon, é a decisão que mais deliberamos”, explica o diretor de criação Mike Brown em viagem para o México. Brown, um veterano do Evolution Studios que já trabalhou nas séries MotorStorm e Driveclub, juntou-se à equipe Playground Games em 2013 para Forza Horizon 2. Depois de papéis instrumentais durante o desenvolvimento de cada jogo Horizon desde então, Brown mudou para o diretor de criação para orientar o posto – lançamento do suporte do Forza Horizon 4 e do desenvolvimento do Forza Horizon 5.

“Desde o início do desenvolvimento, sabíamos que queríamos fazer o maior Horizon de todos os tempos”, continua ele. “E você não vai muito longe nesse caminho antes de perceber que não há sentido em fazer o maior Horizonte se estiver apenas expandindo-o e oferecendo mais do mesmo.”

O México realmente se destaca porque é um daqueles países que quase parece que é o mundo inteiro em um só país.

“Portanto, também deve ser o Horizonte mais diverso e contrastante de todos os tempos. Isso o limita, na verdade, a um número bastante pequeno de países. Mas o México realmente se destaca porque é um daqueles países que quase parece que é o mundo inteiro em um só país. Você tem montanhas nevadas, praias incríveis, cidades históricas, belas selvas, colinas, terras agrícolas, cadeias de montanhas incríveis. Ele simplesmente tem essa incrível diversidade natural. E então você acrescenta o fato de que tem essa cultura que é conhecida e amada em todo o mundo. Tem a música, a arte; as pessoas são simplesmente amadas em todo o mundo. E então tornou-se uma opção realmente empolgante como destino para a Horizon. Honestamente, não acho que poderia pensar em um destino mais empolgante para a Horizon.”

Os primeiros vislumbres do Forza Horizon 5 revelam uma gama impressionante de biomas que faltava ao excelente, mas reconhecidamente menos variado, Forza Horizon 4. Há um vulcão ativo intimidante – descrito como o ponto mais alto de todos os tempos em um jogo Horizon e ostentando “detalhes de geologia implementados com precisão usando dados de fotogrametria capturados no local”. Lá está a bela e colorida cidade de Guanajuato, uma cidade ondulante de becos e ruas estreitas e sinuosas, praças pitorescas e uma rede fascinante de túneis subterrâneos. Guanajuato foi um dos locais em que Ken Block e a equipe Hoonigan gravaram um segmento de Gymkhana Ten, a edição de 2018 da série viral de dublês de Block. Assista a isso e é fácil ver o que o torna um playground Forza Horizon perfeito. Há um deserto aberto e uma densa floresta tropical repleta de ruínas antigas, praias ensolaradas e cadeias de montanhas escarpadas. Brown confirma que o mapa é uma vez e meia o tamanho da Grã-Bretanha de Forza Horizon 4.

No entanto, embora o mapa em si pareça ter mais dicas do Forza Horizon 3 com variação semelhante, a filosofia do Forza Horizon 4 em relação às mudanças sazonais foi mantida e melhorada.

“O México tem, eu diria, uma sazonalidade mais interessante em comparação com o Reino Unido”, diz Brown. “Acho que o Reino Unido, certamente para aquelas pessoas que vivem em um clima temperado, realmente acentuou a primavera, o verão, o outono, o inverno. O México, sendo um país que tem grandes mudanças de elevação e obviamente um país bastante grande, tem sazonalidade diferente em diferentes regiões, que tentamos recriar com a maior precisão possível.”

Brown descreve que, ao contrário do Forza Horizon 4, onde o clima é universal e “se está chovendo em Edimburgo, está chovendo em todo o mundo também”, o México do Forza Horizon 5 suportará diferentes condições climáticas em diferentes partes do mapa.

“Isso cria ótimos cenários onde você pode ter neve no topo do vulcão e você pode subir e pode até mesmo ter nevascas lá em cima, enquanto ao mesmo tempo na costa pode ser extremamente quente”, diz Brown. “Ainda são quatro estações – você ainda verá essa mudança de sazonalidade – mas isso afeta os diferentes biomas de maneiras diferentes. Você tem tempestades de areia na estação seca, tempestades tropicais na estação de tempestade, que é o outono. Portanto, há esses eventos climáticos grandes e massivos que também podem ocorrer com base na estação em que você está. Ambos são realmente dinâmicos; eles têm um impacto realmente grande na experiência de direção.”

Ele cria ótimos cenários onde você pode ter neve no topo do vulcão … e você pode até mesmo ter nevascas lá em cima, enquanto ao mesmo tempo na costa pode estar extremamente quente.“

Atribuindo a força desses efeitos ao poder proporcionado pelo Xbox Series X?S, Brown enfatiza que eles são capazes de fazer muito “em ambos os casos com iluminação volumétrica, muitos sistemas VFX excelentes e muitos detritos e coisas voando em volta.”

“Acho que há 10 anos uma tempestade de areia seria apenas um filtro laranja na tela”, diz Brown. “Mas agora é um efeito 3D genuíno no mundo que a luz pode jogar corretamente; que você pode ver pequenos pedaços de cenário entrando e saindo conforme a poeira 3D se move pela cena.”

“Da mesma forma para a tempestade tropical, há muita atmosfera e névoa na cena. Isso apenas cria uma experiência realmente visceral.”

A amplitude, a beleza e os imensos detalhes do México de Forza Horizon 5 são imediatamente impressionantes, desde as pontas individuais de um cacto até os murais atraentes do artista de rua mexicano Farid Rueda, mas Brown está ansioso para enfatizar que o maior e mais diverso mapa para a série até agora precisa ser suportado por todos os outros componentes do jogo para que funcione.

“Diversidade de carros, diversidade de jogabilidade, diversidade de experiências de direção; é um mundo cheio de coisas para ver e fazer”, diz Brown, insistindo que o Forza Horizon 5 está definido para ser“ o Horizon mais divertido, acessível e inclusivo de todos os tempos ”.

Diversidade de carros, diversidade de jogabilidade, diversidade de experiências de direção; é um mundo cheio de coisas para ver e fazer.

Muito disso se deve à forma como a comunidade adotou o Forza Horizon 4.

“Forza Horizon 4 acaba de ficar cada vez mais forte, na verdade”, diz Brown. “É uma comunidade que vem crescendo o tempo todo. Tivemos três feriados bem-sucedidos, onde cada um desses feriados foi mais bem-sucedido do que o anterior.”

“Aprendemos uma tonelada absoluta sobre nossa comunidade e sobre a maneira como eles jogam o jogo, e muitos desses aprendizados vêm sobre a maneira como as pessoas interagem com nossa experiência de roam gratuito. À medida que a experiência das pessoas amadurece no Horizon, elas tendem a passar mais e mais tempo dirigindo em roam gratuito.

“Esse é o primeiro ponto que nos levou a pensar: ‘Bem, você agrega valor a esses caras, dando-lhes um mundo maior e mais diverso para explorar.’ Este foi, eu acho, o ponto de partida para saber que apenas precisávamos [Forza Horizon 5] para ser um jogo maior. Precisávamos que fosse um jogo diversificado. Também queremos que seja um jogo que realmente recompense a exploração. Portanto, agora é um mundo onde há muito mais para descobrir. Há um sistema de desafio que recompensa você conforme você explora e há coisas diferentes para encontrar, mas também há uma campanha que realmente reforça isso, então, conforme você explora, você também progredirá em sua campanha.”

Durante a evolução do Forza Horizon 4, a equipe do Playground adicionou uma gama de novos modos à experiência, desde o modo Eliminator inspirado no Battle Royale até a suíte de eventos personalizados loucos centrados em acrobacias, Super 7.

“Cada um deles é realmente distinto e tem como alvo diferentes tipos de jogadores, e diferentes jogadores que gostam de jogar de uma maneira diferente”, diz Brown. “Aprendemos que quando você está servindo a todos esses jogadores, você pode realmente construir uma comunidade vibrante de criadores e compartilhadores.”

“Esse tem sido um dos verdadeiros pontos fortes do Horizon 4, e todos esses aprendizados estão chegando ao Horizon 5 para ajudar todos os jogadores a saltarem.”

O Eliminator fará parte do Forza Horizon 5 desde o início, assim como o Super 7 – embora este último tenha sido substituído de alguma forma pelo novíssimo Laboratório de Eventos, que Brown descreve como um “incrível novo conjunto de ferramentas que permite a você criar suas próprias corridas, modos de jogo e experiências de jogo.”

“Você personaliza tudo, até as regras fundamentais do jogo”, diz Brown.

Brown explica que o criador do desafio Super 7 agora está dentro do conjunto de ferramentas mais amplo do Events Lab, “mas, de modo geral, queríamos ter certeza de que, conforme estávamos adicionando recursos ao Forza Horizon 4, estávamos pensando em como eles poderiam vir para o Forza Horizon 5.”

Outro dos principais pontos fortes da série Forza Horizon é sua dedicação aos reflexos sérios das culturas automobilísticas regionais – algo que ela obteve de maneira especialmente maravilhosa com Forza Horizon 3 e seus achados de celeiro bem considerados e carros australianos excepcionalmente curados, e igualmente bem em Forza Horizon 4 e sua enorme garagem de supercarros britânicos icônicos, carros esportivos e antiguidades excêntricas. No entanto, além de breves vislumbres de carros novos para a série, como o Ford Bronco 2021 e o Projeto ONE da Fórmula 1 da Mercedes-AMG na primeira revelação, Playground está permanecendo totalmente calado na garagem do Forza Horizon 5 neste início etapa.

O México tem uma cultura automobilística muito, muito interessante.

“Não estamos realmente discutindo todos os detalhes da lista de carros ainda, então terei que ser um pouco inespecífico”, admite Brown. “Mas eu diria que o México tem uma cultura automobilística muito, muito interessante. Assim que você fala com qualquer mexicano, ele relaxa quando começa a lhe contar, da mesma forma que os australianos faziam no Horizonte 3”.

“Há uma cultura que o resto do mundo pode não ter plena consciência, mas uma vez que você começa a se aprofundar nela, há uma grande história real lá. Existem realmente ótimas histórias por trás de tudo isso. Gostamos de saber disso e acho que os jogadores também.”

“Lamento não poder dar uma resposta melhor em termos de detalhes específicos da lista de carros, mas acho que você pode ter certeza de que o México tem uma ótima cultura automotiva e o Horizon 5 fará um ótimo trabalho em compartilhá-la para o mundo.”

Forza Horizon 4 PC: confira o review completo!

A Playground Games compartilhará o Forza Horizon 5 com o mundo no dia 9 de novembro.

Fonte: ign

O que você achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Clique em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!