Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

smartphones brasil

A IDC é uma empresa especializada em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações. Em seu último informativo eles reportam que no Brasil, entre julho e agosto deste ano, foram vendidos 9.1 milhões de smartphones, desses 4.2 milhões em julho e 4.9 milhões em agosto. Desse total apenas 2.9 milhões eram feature phones, que são aqueles telefones mais simples sem muitas funcionalidades. Na comparação com o mesmo período de 2013, houve alta nas vendas de celulares inteligentes de 47% em julho e de 17% em agosto. Já os feature phones registraram queda de 46% e 49%, respectivamente.

Segundo Leonardo Munin, analista de mercado da IDC Brasil, os resultados dos estudos mensais Mobile Phone Monthly Tracker estão de acordo com as projeções da consultoria e a expectativa é que mais um recorde de vendas de smartphones seja batido no 3º trimestre. “A IDC estima que sejam vendidos cerca de 14 milhões de celulares inteligentes no 3º trimestre e 70 milhões de aparelhos celulares até o final do ano“, afirmou o analista. Segundo ele, a Black Friday, o Natal e até o Dia das Crianças devem impactar os números do 3º e 4º trimestres de 2014.

A notícias é boa para o mercado mobile, porém, não parece muito animadora para a Apple ou para a Microsoft, já que o Android só fez crescer nesse período e está quase engolindo todo o mercado. De todos os smartphones vendidos no Brasil, agora 92% deles rodam o sistema do robozinho verde da Google. Antes, em agosto, eram 90%.

O IDC Brasil não divulgou a porcentagem equivalente aos modelos de iPhones e Windows Phone, mas, sobraram apenas 8% para disputar, sem contar a margem dos feature phones. Aparelhos como os Lumias 530, 730 e o iPhone 5C podem fazer algum diferença, mas, é preciso estratégias ainda mais agressivas, tanto da Microsoft como também da Apple. Essa predominância do Android não é saudável para o nosso mercado.

Android-iOS-Windows-Phone-flagship-devices-ft

Fontes: IDC Brasil