Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Com o apoio da Microsoft, a organização iamtheCode realizará no Brasil a primeira edição de seu hackathon, que tem o propósito de discutir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento acontece neste final de semana (21 e 22), na cidade de São Paulo. O hackathon está alinhado à missão da Microsoft de empoderar cada pessoa e cada organização a atingir mais por meio de tecnologia.

Participarão da iniciativa cerca de 60 jovens, com idade entre 9 e 16 anos, provenientes de ONGs apoiadas pela Microsoft no Brasil. Antes do hackaton, as meninas contam com aulas sobre programação e palestras. A iamtheCODE já capacitou mais de 7 mil meninas, em 50 países.

O hackathon iamtheCODE terá quatro circuitos e desafios, de acordo com os seguintes objetivos da ONU: fome zero e agricultura sustentável, educação de qualidade, igualdade de gênero, consumo e produção responsáveis e parcerias e meios de implementação.

O circuito principal será criado em parceria com a Gastromotiva, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscpi) que utiliza o poder da comida e da gastronomia como um agente social de mudança, buscando transformar as vidas de pessoas que vivem em situação de exclusão e vulnerabilidade.

As melhores ideias das meninas serão desenvolvidas e apoiadas por programas locais de incubadoras com orientação e co-criação de soluções.

Ao engajar mulheres e meninas em projetos para resolver os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU por meio de tecnologia e inovação, a proposta da iamtheCODE é fazer com que mais meninas se interessem por tecnologia e possam participar da revolução dos dados que está em andamento. O hackathon funciona como ponto inicial para recrutar jovens meninas para os clubes digitais da iamtheCODE. No Brasil, ele deve ser fundado na Bahia, após a entrega de 10 kits, com computadores e outras ferramentas.

Paula Bellizia, CEO da Microsoft Brasil, será uma das embaixadoras do projeto com Cynthia Zanoni e Lisiane Lemos, executivas da empresa. Elas vão integrar um time formado por Michele Obama, ex-primeira dama dos EUA, Ameenah Gurib, presidente das Ilhas Maurício e Sylvia Coutinho, presidente da instituição financeira UBS no Brasil.

O iamtheCODE é o primeiro movimento global liderado unicamente por africanos para mobilizar governos, setor privado, organizações filantrópicas e fundações para avançar no fortalecimento de disciplinas como ciência, tecnologia, engenharia, artes, matemáticas, empreendedorismo e design. São áreas que desempenham um importante papel de suporte aos objetivos sustentáveis da ONU, especificamente: Educação, Igualdade de Gênero, Crescimento Econômico com Igualdade e Inovação.

Um pilar fundamental do iamtheCODE é empoderar jovens mulheres ao redor do mundo, de forma a melhorar suas condições econômicas. Sua missão é criar uma geração de mulheres e meninas programadoras até 2030, medindo os indicadores globais e monitorando o seu progresso por meio de dados, que são fundamentais para promover igualdade de gênero e melhorar a qualidade de vida das mulheres.

 Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (SDGs)

 Para entender melhor como a Microsoft e outras empresas de tecnologia da informação conseguiram avançar com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a Microsoft patrocinou o relatório da Global E-Sustainability Initiative (GeSI) e Accenture chamado “#SystemTransformation”. O relatório apontou que a tecnologia digital pode ajudar a colocar todos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ao alcance, permitindo uma ampla gama de oportunidades econômicas e sociais em todo o mundo.

Essas diretrizes incluem 17 objetivos que servem como um plano diretor orientado para enfrentar os maiores desafios do mundo e garantir que ninguém seja deixado para trás. Indivíduos inovadores são extremamente necessários para se unirem a países e parceiros para transformar planos globais ousados e ambiciosos em ações reais. Veja a lista com os 17 objetivos clicando aqui.