Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

De acordo com o diretor de marketing da Huawei, o Sr. Shao Yang, a empresa não pretende lançar mais nenhum novo modelo equipado com Windows Phone (ou Windows 10) alegando o fato de não ser possível personalizar o sistema móvel da Microsoft.

Huawei_Ascend_W2-900x649

Yang diz que a incapacidade de personalizar o sistema faz com que seja muito difícil se diferenciar dos seus concorrentes. Ele continuou dizendo que ao olhar para dois telefones com Windows colocados lado a lado, mas de marcar diferentes, a semelhança entre os dois é clara e notória ao ponto de ser difícil diferenciá-los. Ele finalizou dizendo que neste momento o Android seria a melhor alternativa para a empresa, tendo em vista que os pontos por ele apontados não valem para a plataforma da Google. Ele não chegou a dizer o mesmo sobre tablets, muito menos sobre dispositivos híbridos, com Android e Windows, preferiu deixar as possibilidades no ar…

Os comentários de Yang podem ser a faísca para acender uma discussão entre a Microsoft, OEMs e usuários do Windows com o tema “personalização do sistema pelos fabricantes”.

Isso nunca foi um problema com relação ao Windows, já que existem milhares de modelos de PCs e tablet com Windows, e este também não permite assim tanta personalização por parte das fabricantes como muitos queriam, e nem por isso as pessoas deixam de comprar aparelhos com Windows.

Por outro lado, os telefones são objetos mais “pessoais”, quase que uma extensão dos membros dos usuários, que inclusive completam sua personalidade, sua autoimagem até mesmo seu visual. Do ponto de vista do usuário o Windows Phone é altamente personalizável, tendo em vista que raramente vemos uma Home Screen de um usuário igual a de outro. Ela é quase como uma impressão digital, em que cada um tem a sua própria.

Home Screen windows phone varias

Já do ponto de vista das fabricantes a coisa é bem diferente. Não é possível alterar quase nada no sistema, e geralmente o telefone vem com a mesma Home Screen crua e pronta para personalização como de qualquer outra marca. A diferenciação no Windows Phone entre marcas geralmente está ligada a apps exclusivos, como é o caso dos Lumias e dos modelos da HTC, além é claro dos recursos de hardware atrelados ao software.

Apps Windows Phone OEM list

Do ponto de vista da Microsoft o interesse da empresa sem dúvida é manter as coisas do jeito que estão, já que é bem mais fácil controlar alterações e manter todo e qualquer telefone atualizado independente do OEM. Inclusive essa tem sido a estratégia da empresa para conseguir lançar updates compatíveis com qualquer modelo, o que é algo bem semelhante ao que acontece com os dispositivos da Apple com iOS. A mudança de estratégia poderia provocar a mesma fragmentação da qual sofre atualmente o Android da Google.

É uma discussão realmente interessante e que merece alguns segundos dos holofotes da Microsoft, das fabricantes e dos usuários do sistema. O que você pensa sobre isso?

Fontes: WMPoweruser