Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Sabe o Surface Phone? Ou dispositivo Andrômeda? Se depender da Huawei e da Samsung ele pode não ser o primeiro smartphone/tablet/PC a circular pelos mercados mundo a fora… ambas as empresas, além da Microsoft, registraram patentes de dispositivos que lembram um smartphone, mas que podem se transformar em algo maior, como um tablet e, quem sabe, até contar com funcionalidades de um pequeno laptop, ao ter uma tela diferente.

Patente da Samsung

A patente da Samsung acima remete a um conceito de um aparelho que tem a cara de qualquer smartphone atual, mas com o diferencial de que sua tela pode ser dobrada. Observe que a tela é quem dobra e não há dobradiças como nos conceitos do Dispositivo Andrômeda da Microsoft.

Patente do aparelho da Microsoft

A coreana já tem um bom histórico sobre a tecnologia de telas dobráveis. Inclusive já se deu ao trabalho de projetar a monstruosidade que você verá a seguir:

Protótipo de smartphone com duas telas da Samsung que foi cancelado

Não é disso que estamos falando. A nova patente remete a algo muito mais inovador e moderno.

Já a próxima imagem pertente ao catálogo de um registro feito pela Huawei. Este sim se aproxima bastante do conceito da Microsoft e pode até mesmo ir além…

Mesmo se parecendo um pouco com o conceito da Microsoft, a Huawei, assim como a Samsung, pensou em uma tela dobrável e não em duas telas unidas por uma dobradiça especial. A chinesa também tem diversos registros e patentes referente a tal tecnologia.

Cada uma tem suas vantagens e um bom exemplo disso é uma patente da Samsung sobre um sensor de dobra que detecta como o dispositivo está sendo segurado e até que ponto ele é direcionado para deter minar se o monitor deve permanecer ativo e assim por diante.

Muitos esperam que tanto o Surface Phone quanto o Samsung Galaxy X, que seria o tal dispositivo com tela dobrável, cheguem ao mercado em algum momento do ano que vem, enquanto que a Huawei ainda não deu nenhuma previsão, mas, sabemos como são os chineses, certo? Surpresas podem surgir a qualquer momento.

Se a Samsung ou a Huawei realmente lançarem tais aparelhos precisarão fazer muitas modificações no Android, caso optem por esse sistema operacional. O software da Google parece pronto para muitas coisas, mas seus aplicativos não foram desenhados para isso. Milhares de aplicações precisarão ser otimizadas. O mesmo pode-se afirmar quanto ao uso do Windows 10. Por isso falamos tanto do Projeto Andrômeda, que seria uma versão do Windows 10 capaz de se adaptar a qualquer tamanho de tela por meio do que chamamos de CShell, ou Shell adaptável do Windows. Ele faria com que a UI do usuário operasse como um camaleão, se adaptando a cada dispositivo, entretanto, ele ainda não está pronto.

Fonte: BGR