Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A chinesa Huawei apresentou ontem seus novos modelos da linha MateBook, o MateBook X e o MateBook E versão 2017, claramente inspirados no Surface Laptop e no Surface Pro respectivamente.

O primeiro deles, o MateBook X é um ultrabook que já pode ser considerado de uma categoria premium, isso porque o laptop possui um acabamento de primeira linha e um hardware bem atual.

Além de ser muito bonito e muito bem acabado, o MateBook X é extremamente leve para um laptop. Ele pesa apenas 1,05Kg. A título de comparação, ele é mais leve que o Surface Laptop, que pesa 1,25Kg. Muito do seu baixo peso se dá pelo fato dele fazer uso dos novos processadores da Intel da serie Core i5-7200U e i7-7500U de sétima geração, que não requerem a tradicional ventoinha para manter a temperatura equilibrada.

Além de ser bonito, de ter um bom acabamento, de ser bem leve, ele também é bem fino. Seu display tem apenas 4,4 mm de espessura. Por falar em display, sua tela de 13 polegadas de IPS com Corning Gorilla Glass tem 2160 x 1440 pixels de resolução com uma proporção de 3:2, que é a mesma da linha Surface da Microsoft, porém, ela não é sensível ao toque.

O chassi do MateBook X é todo construído em metal e vem em três cores que incluem o cinza espacial, o ouro prestígio, e o ouro cor-de-rosa (somente para o mercado chinês).

Além de tudo isso, o MateBook X poderá ser adquirido com 4GB ou 8GB de memória RAM 1866Mhz LPDDR3, HD de 256GB ou 512GB SSD, alto falantes com Dolby Atmos Sound System, touch pad de alta precisão, 2 portas USB Type-C na lateral, 12,5 x 286 x 211 mm de medidas, leitor de impressão digital embutido no botão de power para o Windows Hello e câmera frontal de 1MP. Esse último item é onde fica a decepção, pois, para um modelo premium, essa câmera deveria ser de no mínimo 5MP.

O preço para levar o MateBook X para casa é de U$ 1572, que em uma conversão direta equivale a cerca de R$ 5.000,00. Estamos falando de sua versão mais básica, com Core i5 e SSD de 256GB. O valor da versão mais top é de U$ 1900.

O MateBook E é um pouco mais simples que o X, é claro, no entanto, sendo propostas diferentes, o E possui aspectos que podem agradar a muitos. O MateBook X é um Laptop voltado para produtividade e portabilidade, já o MateBook E foi pensado para ser versátil, tal como o Surface Pro. 

O MateBook E é um híbrido 2 em 1 como o Surface Pro. Essencialmente todo o seu chassi é no formato de um tablet. É seu teclado que lhe dá mais poderes e o transforma em um pequeno laptop. Sua tela de 12 polegadas de IPS tem 2160 x 1440 pixels de resolução e é sensível ao toque. Da mesma forma que seu irmão de linha, ele também vem com acabamento metálico, alto falantes com Dolby Atmos Sound System, 1 porta USB Type-C na lateral, entrada de 3,5mm para fones de ouvido, 4GB ou 8GB de memória RAM 1866Mhz LPDDR3, HD de 128, 256 ou 512GB SSD, câmera de 5MP e tem as seguintes medidas: 6,9 mm x 278,8 mm x 194,1 mm. 

Por dentro ele pode ser equipado com um Intel Core M3 (7Y30) ou com um Intel Core i5 (7Y54), ambos de sétima geração que também não precisam de uma ventoinha.

Interessante notar que ele pesa apenas 640g sem o teclado e 1100g com o teclado, no entanto, a Huawei pouco falou da bateria de ambos. Sabe-se, no entanto, que o MateBook contará com uma caneta digital semelhante a Surface Pen, o que lhe dará mais poderes para usufruir do Windows Ink. Por falar em Windows, se ainda não ficou claro, ambos os laptops são equipados com o Windows 10, se com o Windows 10 S ou com o Pro, isso ainda não sabemos.

A Huawei Também não mencionou o preço do MateBook E, mas sabemos que ambos chegarão ao mercado em julho. Possivelmente o MateBook E custará algo em torno de U$ 799,00, mesmo preço do New Surface Pro. 

Fonte: Windows Central 1 e e The Verge