Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Se você já passou algum tempo na Internet, é provável que tenha encontrado um código de status HTTP, como o HTTP 302.

Em termos simples, os códigos de status HTTP são códigos de resposta padrão que mostram a relação entre todas as coisas que acontecem em segundo plano quando você viaja de uma página da web para outra. Coisas como o agente do usuário (ou seja, o seu navegador da web), o servidor, a página da web que você está tentando carregar e quaisquer apps da web de terceiros que você possa estar executando.

Veja também os HTTP Codes mais populares!

Devido à complexidade de como todos esses elementos interagem, há muitos códigos de status HTTP possíveis que você pode enfrentar. Assim, os códigos de status HTTP identificam e diagnosticam o bloqueador específico que o impede de carregar um recurso e podem fornecer as informações sobre a jornada que você fez no caminho para uma página. Portanto, neste artigo, abordaremos o que você precisa saber sobre o código de status HTTP 302. Confira:

O que é um HTTP 302?

HTTP 302: veja o que significa esse código de status HTTP! - Foto: HG MAS
HTTP 302: veja do que se trata esse código de status HTTP! – Foto: HG MAS

O código de status 302 é uma mensagem de redirecionamento que ocorre quando um recurso ou página que você está tentando carregar foi temporariamente movida para um local diferente. Isso costuma acontecer por causa do servidor da web e não afeta a experiência do usuário, pois o redirecionamento ocorre de forma automática.

Mas qual a utilidade d??os redirecionamentos 302?

HTTP 302: veja o que significa esse código de status HTTP! - Foto: HG MAS
HTTP 302: veja do que se trata esse código de status HTTP! – Foto: HG MAS

O HTTP 302 é útil para redirecionar uma solicitação de acesso de uma URL para outra. Assim, eles são mais comumente úteis ??quando os endereços da web ou os locais de armazenamento de recursos mudam. É bem importante observar que o HTTP 302 é especificamente para redirecionamentos temporários. Destina-se a permitir que as solicitações de página sejam roteadas para o local correto, mas sem afetar a URL que os mecanismos de pesquisa usam ao indexar a página.

O que são as mensagens de redirecionamento?

HTTP 302: veja o que significa esse código de status HTTP! - Foto: MZ MAS
HTTP 302: veja do que se trata esse código de status HTTP! – Foto: MZ MAS

Para começar, é útil saber que todas as mensagens HTTP com 3xx são mensagens de redirecionamento.

Digamos que blog.hubspot.com não exista mais e que o conteúdo agora está hospedado de forma permanente em blogging.hubspot.com. Isso acionaria um código de status 301, que indica um redirecionamento permanente de um local para outro.

Já o redirecionamento 302, por outro lado, é apenas temporário. Um bom exemplo de quando usar um código de status 302 é para fins de localização e idioma.

Por exemplo, se você visitar um site de roupas com sede no EUA, mas estiver localizado nos Brasil. Um redirecionamento 302 enviaria você para a versão dos EUA do site para garantir que a moeda e outros conteúdos apareçam da forma correta, de acordo com a sua localização.

Outras utilizações do HTTP 302

HTTP 302: veja o que significa esse código de status HTTP! - Foto: TO MAS
HTTP 302: veja do que se trata esse código de status HTTP! – Foto: TO MAS

Você também pode usar um código de status HTTP 302 quando:

  • Redesenhando uma página: você pode enviar os usuários para um local temporário enquanto a outra página está em construção;
  • Conduzindo testes A / B: deseja testar uma nova página e obter o feedback sobre seu desempenho? Você pode fazer isso com um redirecionamento 302 sem prejudicar a sua classificação;
  • Executando uma promoção: para direcionar o tráfego para uma oferta específica, você pode configurar um redirecionamento temporário para uma página que costuma incluir outro conteúdo;
  • Um produto está esgotado: no caso de um produto esgotado ou temporariamente indisponível, você pode redirecionar os usuários para uma página relacionada até que esteja disponível novamente.

Embora esta lista não seja exaustiva, aqui está a regra de ouro a ter em mente: use um redirecionamento 302 apenas se a alteração for temporária.

Além disso, um código de status HTTP 302 ocorre no lado do servidor e não deve aparecer para os usuários se configurado da forma correta. O servidor da web que atende o redirecionamento 302 indicará de forma imediata o novo local da página para o seu navegador (e mecanismos de pesquisa) e deve enviar os usuários para lá imediatamente.

A diferença entre o 301 e o 302

HTTP 302: veja do que se trata esse código de status HTTP! – Foto: CT MAS

A diferença entre usar uma resposta 301 ou 302 é se a página solicitada se moveu permanente ou de forma temporária. A resposta HTTP 302 se destina a redirecionamentos temporários. Se o conteúdo for movido de forma permanente, uma resposta 301 deve ser usada em seu lugar.

Quando usar redirecionamentos 301

Os redirecionamentos HTTP 301 devem ser úteis ??quando uma página ou recurso foi movido de forma permanente. Usar um código de status 301 permite que os rastreadores do mecanismo de pesquisa e os caches do navegador do cliente atualizem as URLs indexados. Depois que um redirecionamento 301 for acessado, a URL da solicitação original será substituída pela URL redirecionada. Isso permite que os sites preservem as classificações dos resultados da pesquisa para a mesma página quando ela é movida para um local diferente.

Quando usar redirecionamentos 302

Como os redirecionamentos HTTP 302 devem ser usados ??para redirecionamentos temporários, os apps possíveis incluem páginas de vendas promocionais ou testes A / B. Outro exemplo seriam erros técnicos ou manutenção do site.

Nesses casos, um redirecionamento temporário pode ser colocado em prática para manipular de forma gentil as solicitações de acesso enquanto evita que os usuários acessem a página. Os mecanismos de pesquisa e os caches do navegador não esquecerão a URL original e tentarão acessá-la novamente nas visitas subsequentes.

Como um código de status 302 afeta o SEO?

HTTP 302: veja do que se trata esse código de status HTTP! – Foto: HG MAS

De uma perspectiva de SEO, é bem importante entender como um código de status 302 pode afetar sua classificação e quando você deve usá-lo.

Em primeiro lugar, se a localização de uma página mudou e um redirecionamento não foi configurado, isso pode levar a um erro de status 404 (ou seja, sua página não pode ser encontrada) e afetar sua classificação. Afinal, o Google não vai querer enviar os usuários a uma página que leva a lugar nenhum.

Um benefício de usar um redirecionamento como esse é que você não precisa sacrificar sua classificação ao enviar usuários de forma temporária para outro lugar.

Digamos que você o esteja usando para redirecionar os usuários de uma página de produto esgotada para uma página de produto relevante. Você não gostaria que a página do seu produto indisponível caísse no ranking, apenas porque ela não está disponível no momento. Com um código de status 302, você pode manter sua classificação.

No entanto, isso também significa que a sua URL temporária não se beneficiará de nenhum link juice porque o Google sabe que não ficará lá por muito tempo.

Para efeito de comparação, um código 301 normalmente envia a maior parte do valor do link para sua nova URL, mas sua página pode sofrer alguma queda na classificação como resultado do redirecionamento.

Como identificar e implementar um erro HTTP 302?

HTTP 302: veja do que se trata esse código de status HTTP! – Foto: HG MAS

Se você quiser ver quando encontrou um HTTP 302 (ou qualquer tipo de redirecionamento), considere o uso de um app ou extensão do Chrome (como esta, Redirect Path ). Este tipo de ferramenta mostrará em seu navegador quando você executar um redirecionamento.

Além disso, você também pode visualizar e implementar o código do back-end acessando seu arquivo .htaccess. Para evitar o acesso a este arquivo, você também pode instalar um plugin gerenciador de redirecionamento ou uma ferramenta SEO que inclui um gerenciador de redirecionamento (como Yoast SEO Premium ).

De modo geral, você quer ter certeza de compreender como as mensagens de redirecionamento afetam o SEO. Um HTTP 302 pode ser uma ótima estratégia ao fazer alterações temporárias em seu site, como testar os novos recursos do site e promoções de produtos.

Portanto, quando você estiver debatendo entre várias mensagens de redirecionamento, certifique-se de que aquela que você escolher se alinhe à sua estratégia de longo prazo.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!