Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Nem eu nem você sabíamos, mas a HP tinha um plano para lançar um tipo de “versão” do poderoso HP Elite X3 com Windows 10 muito mais voltado para consumidores. O pessoal do Windows Central teve o privilégio de colocar as mãos nele… ele seria chamado de HP Pro X3 e também rodaria o Windows 10 Mobile (ARM32).

Infelizmente ele nunca foi lançado oficialmente, mesmo que um dia, por acaso, apareceu no stand da empresa em um grande evento, porém, quando entusiastas o notaram, ele foi retirado imediatamente do local.

Diferente do Elite X3, o Pro X3 teria sido pensado para agradar os consumidores comuns, enquanto que seu irmão mais velho foi pensado muito mais para o público corporativo.

Por dentro eles são muito parecidos, confira:

ModeloHP Pro x3HP Elite x3
Sistema operacionalWindows 10 MobileWindows 10 Mobile
Display5,99 polegadas com 1080×1920 (368 ppi) de resolução5,96 polegadas com 1440×2560 (492 ppi) de resolução
ProcessadorQualcomm Snapdragon 820Qualcomm Snapdragon 820
GráficosAdreno 530Adreno 530
RAM4 GB de RAM4 GB de RAM
Armazenamento32 GB64 GB
Armazenamento expansívelsimsim
Câmera traseira15,9 MP15,9 MP
Câmera frontal12MP12MP
BiometriaÍris / impressão digitalÍris / impressão digital
BateriaDesconhecido4150mAh

As diferenças ficam por conta da resolução da tela, que no Pro X3 é menor, na tamanho do armazenamento interno, que também é menor no modelo não lançado e, ao que parece, sua bateria também seria ligeiramente “menor”, dado o fato dele ser nitidamente mais fino.

Com relação ao design, de forma inacreditável, o Pro X3 parece ser um modelo ainda mais Premium que o Elite X3. Muito provavelmente o principal fator que provocava essa sensação é o acabamento em alumínio do Pro X3, já que o Elite X3 tem sua carcaça quase toda construída em um material plástico, ficando o metal restrito a alguns toques no acabamento, inclusive nos speakers frontais, que por sinal, não estão presentes no Pro X3. Neste último, os fones externos foram movidos para a parte inferior da carcaça, ao lado da entrada USB-C. O porém é que esse acabamento metálico lhe custou o carregamento sem fio nativo.

Vale ponderar que por ter um display com uma resolução menor, sua bateria oferece uma autonomia praticamente idêntica a do Elite X3, que tem uma bateria com maior capacidade, contudo, uma tela com maior resolução, que justamente é a responsável por consumidor mais bateria.

Sobre os recursos biométricos, ambos possuem os dois sensores de autenticação que tornam esse telefone top quando o assunto é segurança. O Windows Hello agradece tal empenho da HP.

Se por dentro e por fora eles são lindos e poderosos, o mesmo não pode ser dito sobre suas câmeras. Segundo o Windows Central, em ambos os modelos as fotos capturadas são de medianas para fracas. Ou seja, mesmo a versão voltada para consumidores não oferecia uma boa câmera. Ao menos o Pro X3 já vinha com um led flash melhorado, em dois tons.

Mas, porque o Pro X3 não foi lançado?

HP Pro X3

Por incrível que pareça, nesse modelo a HP optou por usar sua logo mais antiga. Segundo a fonte, seria uma opção melhor porque os consumidores ainda identificam os produtos da marca por meio dessa logo, mesmo já tendo revelado a nova logo há alguns anos.

Segundo o Windows Central, a HP planejava lançar o Pro x3 em meados de 2017, o que infelizmente significa que o Pro x3 foi vítima de um mau momento do mercado. A Microsoft já havia tomado a decisão interna de começar a desacelerar o desenvolvimento do Windows 10 Mobile após a Atualização dos criadores, lançada em março de 2017, daí cremos que todas as OEM foram notificadas de tal decisão e desaceleraram o lançamento dos seus produtos também, o que barrou o lançamento desse modelo. O mesmo pode ser dito com relação ao sucessor do Alcatel IDOL 4S, que também foi cancelado no último momento e, provavelmente, vários outros modelos, inclusive alguns Lumias.

O fato é que para a infelicidade de muitos, hoje, temos que usar um smartphone com Android ou um iPhone porque não há uma terceira opção de S.O. para esse tipo de dispositivo. Tudo bem que sabemos que os smartphones um dia serão substituídos por werables diversos e dispositivos IoT infinitos, porém, no presente, não temos outra opção senão sucumbir as vontades e caprichos do Google e da Apple.

Uma pena, pois, certamente em compraria um HP Pro X3, e você ?

Fonte: Windows Central