Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Em uma entrevista recente, um HP executivo confirmou que a mudança de planos sobre o futuro do Windows 10 Mobile é uma consequência das escolhas estratégicas feitas pela Microsoft.

HP culpa a Microsoft…

No fórum de canais da Canalys, Nick Lazaridis, presidente da EMEA da HP, disse que o roteiro dos dispositivos HP Elite X3 foram alterados devido à mudança de estratégia por parte da Microsoft para o Windows 10 Mobile.

“Microsoft, como todas as empresas, decidiu mudar a estratégia e, portanto, estão menos concentrados do que nós.”

De acordo com o executivo da HP, a Microsoft teria claramente confirmado que não vai mais haver atualizações para o sistema operacional móvel.

“Tendo em conta as recentes declarações, sem o desenvolvimento e o suporte da Microsoft, não faz sentido lançar novos produtos. Não somos uma empresa de sistemas operacionais e, sem OS, não podemos fazer nada.”

HP tinha grandes planos para o Elite X3:

“Estávamos perto do lançamento de vários novos produtos da linha X3”

Outro detalhe interessante é a descontinuação do serviço HP Workspace, que permitia executar aplicativos Win32 (aplicativos clássicos) de forma virtualizada através da nuvem. O serviço HP Workspace foi encerrado em 31 de julho de 2017. Em um comunicado a HP disse:

“Obrigado pelo seu interesse no HP Workspace! A partir de 31 de julho de 2017, a HP descontinuou o produto HP Workspace. Quando o HP Elite X3 foi introduzido, havia opções limitadas para entregar aplicativos Windows PC para dispositivos móveis no Windows 10. Então, nós criamos o HP Workspace para permitir o acesso dos usuários do HP Elite X3 para aplicativos “desktop” do Windows. Desde então, principais provedores como VMWare®, Microsoft e Citrix® tem lançado ou melhorado suas soluções para este sistema operacional. Visite seus respectivos websites para obter mais informações sobre suas soluções.”

É fundamental salientar que a Microsoft mantém o suporte e atualizações para o Windows 10 Mobile atualmente e o ciclo de vida deste sistema está previsto para encerrar em dezembro de 2019. O Windows 10 Mobile é um sistema ARM32 ou seja, a Microsoft não revelou se existirá uma versão ARM64 do Windows 10 Mobile, portanto, a mudança de estratégia da Microsoft deve ser aplicada apenas para esta versão do Windows 10 Mobile: ARM32.

Como a Microsoft dificilmente se pronuncia sobre o Windows 10 Mobile e suas estratégias oficialmente, especula-se que existirá uma versão do Windows 10 ARM64, que já foi vista nos servidores da Microsoft, portanto, o jeito é aguardar.

Sendo assim, quem ainda pensa em comprar um telefone com Windows 10 Mobile, porque é fã ou é do ramo corporativo, pode ter a certeza que haverá suporte para o S.O. até essa data. A informação pode ser confirmada nesta página da Microsoft. Neste espaço você pode consultar o Lifecycle de qualquer software da Microsoft, não apenas do W10M.

[Atualizado em 06/10/2017 as 21:55h] A Microsoft finalmente se pronunciou sobre o caso e disse:

“Continuaremos a desenvolver o Windows 10 Mobile e a suportar telefones Lumia, como o Lumia 650, o Lumia 950 e o Lumia 950 XL, bem como dispositivos de nossos parceiros OEM”.

Nesses parceiros estão inclusos telefones como o HP Elite X3 e o Alcatel IDOL 4S.

Fonte: MSPU theregister