Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O HoloLens e a Realidade Mista estão transformando a Indústria Marítima no Japão. A JCRS e a Microsoft formaram uma parceria para alavancar a Realidade Mista e a Inteligência Artificial para Treinar Recursos Humanos, Melhorar a Segurança da Navegação e Contribuir para o Projeto de Navegação Automática.

A JRCS trabalhará com a Microsoft para desenhar um roteiro para o futuro da marinha mercante e indústrias marítimas e lançamento do JRCS Digital Innovation LAB, em um projeto para alavancar a realidade mista (Mixed Reality – MR), inteligência artificial (AI) e outras tecnologias de ponta para promover a inovação no estilo de trabalho na marinha mercante e indústrias marinhas através da transformação digital. Em parceria com a Microsoft Japan, o grupo JRCS pretende formular e implementar uma visão para o futuro das indústrias navais e marítimas globais acelerando o desenvolvimento de uma plataforma de treinamento remoto e outros produtos e serviços digitais de classe mundial que cumpram com a Convenção STCW (Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento, Certificação e Vigilância para os Marítimos).

Como uma nação insular, o Japão depende do transporte marítimo para 99,7% do seu comércio exterior, o que significa que o transporte marítimo mercante é vital para a economia japonesa e para a vida cotidiana de seu povo. No entanto, as indústrias marítimas do Japão enfrentam uma escassez crônica de profissionais especializados nessa área e ainda o envelhecimento de sua população focada nesse setor. Por essa razão, o grupo JRCS, cujos sistemas de distribuição e controle de energia marítima são usados ??em mais de 7.000 embarcações em todo o mundo, se esforçará para liderar esforços para lidar com a escassez de recursos humanos e enfrentar a questão da proteção da indústria baseada em regulamentação. Também deseja promover a inovação no estilo de trabalho nas indústrias navais e mercante através da transformação digital.

Em colaboração com a Microsoft Japan, o JRCS realizará testes voltados para a implementação prática de sistemas que utilizam tecnologias da Microsoft, como o computador holográfico HoloLens e os serviços de inteligência artificial oferecidos em sua plataforma de nuvem, o Microsoft Azure para fornecer soluções de treinamento remoto e manutenção remota a empresas marítimas e também para estabelecer uma nova plataforma digital para permitir embarcações de auto-navegação. O JRCS estabeleceu um Escritório de Promoção da Inovação Digital em 1º de abril de 2018 para implementar este projeto.

O HoloLens que a Microsoft disponibilizou para empresas e desenvolvedores no Japão a partir de janeiro de 2017, é um novo dispositivo que oferece algo inovador no campo da Realidade Mista. Ele combina os mundos real e virtual para utilizar o melhor dos dois mundos, sobrepondo hologramas (objetos virtuais 3D).

Atualmente o HoloLens é o único computador holográfico totalmente autônomo do mundo

Ao contrário dos dispositivos de realidade virtual (VR), os dispositivos de RM, como o HoloLens, permitem ao usuário visualizar e manipular hologramas em um contexto visível do mundo real. Como esses dispositivos combinados com áudio e vídeo possibilitariam a conferência online entre funcionários separados geograficamente enquanto compartilhavam o mesmo mundo de realidade mista, o JRCS percebeu que o HoloLens poderia ser usado para resolver, ou mitigar uma ampla gama de problemas de frete marítimo.

Visão geral dos modelos de conceito do JRCS usando Realidade Mista e AI com o HoloLens

Representantes da Microsoft Japan e do grupo JRCS

O JRCS está usando as tecnologias do HoloLens e AI para desenvolver os três modelos conceituais a seguir, e está considerando várias maneiras de usar esses modelos com o objetivo de implementá-los em operações reais em andamento.

1. INFINITY Training, um sistema de treinamento remoto para empresas da indústria naval 
O JRCS fornecerá um sistema que faz uso de realidade mista e IA para treinar efetivamente o pessoal de transporte marítimo, incluindo supervisores lotados em terra. Até agora, o grupo JRCS tem fornecido treinamento especializado para os profissionais marítimos em seu centro de treinamento na sede da Shimonoseki, mas a localização dificultou a participação de clientes estrangeiros em programas de treinamento. O Infinity Training permitirá que marinheiros de todo o mundo participem do treinamento em equipamentos e sistemas a qualquer momento, independentemente de sua localização ou idioma nativo, através do compartilhamento de espaços de Realidade Mista, fusão de sistemas de controle e outros produtos reais com conteúdo digital e utilizando a Nuvem da Microsoft. O sistema contará ainda com suporte do tradutor em tempo real da Microsoft, o que também poupará custos com tradução. O serviço estará disponível a partir de março de 2019.

2. INFINITY Assist, uma solução de manutenção remota para empresas da indústria naval
Para ajudar na navegação segura de navios, sua prioridade máxima, o JRCS permitirá a rápida disseminação das habilidades de engenheiros com vasta experiência em demandas especiais de navios de transporte, desenvolvendo e fornecendo soluções que fazem uso de MR, IoT, AI e outras tecnologias para aliviar as cargas de trabalho dos marinheiro e os riscos de ferimentos causados por erro humano. Ao colocar os headset HoloLens ao realizar a manutenção nos navios, os engenheiros poderão aproveitar os procedimentos de manutenção exibidos nos equipamentos que estão mantendo, permitindo um trabalho de manutenção mais seguro e rápido. O JRCS planeja comercializar uma aplicação de manutenção para seus painéis de distribuição de alta tensão até o final de 2019, e adicionará mais conteúdos a partir de 2020.

3. INFINITY Command, uma solução para o controle terrestre de navios direcionados à eventual introdução de embarcações de navegação autônoma
O JRCS estabeleceu a meta de defender e impulsionar a introdução de embarcações autônomas nas indústrias marítimas e comerciais. Ele trabalhará com a Microsoft para examinar o potencial de alavancar tecnologias como IoT e AI junto com big data para permitir que “capitães digitais” assumam as funções de capitães de navios em um futuro próximo para controlar vários navios a partir de uma central em terra. Os capitães digitais usarão o HoloLens para compartilhar gráficos 3D com outros capitães digitais em locais remotos e verificar rotas marítimas, clima, topografia submarina e outras informações, além de alavancar inteligência artificial para garantir a segurança dos navios e permitir transporte marítimo preciso e eficiente. O JRCS impulsionará este projeto com o objetivo de lançar um serviço completo do INFINITY Command em 2030.

Em colaboração com a Microsoft Japan, o JRCS impulsionará a inovação no estilo de trabalho nas indústrias marítimas e desenvolverá uma ampla gama de produtos e serviços que alavancarão o compartilhamento de tempo e espaço, treinamento remoto, comunicação remota e outros paradigmas.

Sobre tudo isso o grupo JRCS agora afirma:

“Melhorar a qualidade de vida global com tecnologia digital inovadora” será como uma missão para proporcionar felicidade aos clientes que estão envolvidos na indústria marítima e seus consumidores correspondentes para conseguir mais.

O final do novo compromisso do grupo se alinha a meta da Microsoft ao propor que seus produtos e serviços ajudem as pessoas e profissionais a fazerem mais, nas palavras do CEO da Microsoft, Satya Nadella.