Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A HMD Global, a empresa finlandesa que licenciou os direitos para produzir os telefones Nokia, revelou o seu primeiro celular com a marca Nokia e rodando o sistema Android hoje. O novo Nokia 8 estará disponível no início de setembro em toda a Europa, ao preço de 599 euros ($705 dólares). O Nokia 8 possui um display de 5,3 polegadas (2560 x 1440) e dentro possui um processador Qualcomm Snapdragon 835, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento.

As especificações são, principalmente, o que você esperaria de qualquer telefone top em 2017, mas, a HMD ainda insistiu em botões capacitivos e bordas, já que a atual tendência da indústria é mover o sensor de impressão digital para trás e cada vez mais reduzir as bordas.

Em termos de design, o Nokia 8 é fino, 7,3 mm em média em toda sua estrutura curvada e as antenas ficam na parte superior e inferior em volta do corpo de alumínio completo. Existem cores brilhantes e opções de azuis e cinza fosco também.

Em vez de superioridade do projeto, a HMD está oferecendo alguns truques de câmera. Este é o primeiro celular Android da marca Nokia com as características ópticas das lentes Zeiss na parte frontal e traseiras câmeras, em um acordo recente entre a HMD e a Zeiss. Ambos são sensores de 13 megapixels, com uma matriz de câmera dupla na parte traseira que também inclui uma câmera monocromática. A HMD não é muito boa em personalizar o software da câmera, mas, ela adicionou o modo de “bothie”.

O modo de bothie, que é semelhante ao que fizeram a Samsung e a LG no passado, vai ativar a frente e a traseira das câmeras para captura de fotos ou vídeos. O que é um pouco diferente aqui é que o Nokia 8 poderá também transmitir este vídeo (com as câmeras frontais e traseiras) para o Facebook ou YouTube nativamente através da interface da câmera. Em última análise, é um truque de câmera, especialmente com o nome “bothie”, e pode ser popular em cenários de esportes ou até mesmo pessoas participando de streaming em protestos na rua, por exemplo.

O Nokia 8 também inclui outro truque, graças à integração de áudio Ozo da Nokia. Ozo, normalmente foi reservado para  futurista câmera da Nokia filmar a realidade virtual, mas, a HMD agora vai trazer a parte de áudio da Ozo para o Nokia 8. Em termos reais, isso significa que os vídeos irão capturar áudio em 360 graus, permitindo que seja transmitido ao vivo em streamings. Se você está ouvindo um streaming ao vivo do Facebook com fones de ouvido, você poderá ouvir o áudio em 360º.

A Nokia foi uma das primeiras fabricantes de telefone a abraçar as notificações e informações em um visor de telefone quando está desligado, a famosa Tela Glance dos Lumias, a HMD está trazendo esse recurso de volta. O Nokia 8 inclui um display de LCD, então isso torna as coisas mais complicadas do que em um OLED equivalente, mas, a HMD construiu uma solução proprietária com um modo de baixo consumo de energia para uma pequena parte da tela. Ele irá mostrar as ligações, e-mails e mensagens de texto e a HMD planeja adicionar notificações de redes sociais no futuro.

O Nokia 8 é um bom telefone, mas, não pode ser comparado com os rumores do próximo iPhone que será lançado em breve ou o Samsung Galaxy S8. A HMD não investiu em um design inspirado, ainda falta impermeabilização ou carregamento sem fio e o preço, não faz do Nokia 8 um telefone Android barato com boas especificações. Isso é especialmente relevante quando a HMD tem como concorrência, o OnePlus 5, por exemplo.

Nokia 8 da HMD junta-se a família de dispositivos mid-range: Nokia 6, Nokia 5, Nokia 3 existentes. Ele estará à venda em toda a Europa em setembro pelo preço de 599 euros ($705 dólares), mas, não está claro quando este aparelho estará disponível nos Estados Unidos.

No Brasil, não há qualquer informação oficial que este aparelho chegará para os fãs da Nokia.

E aí, gostou do Nokia 8? É uma atualização da linha Lumia, só que rodando Android?

Fonte: The Verge