Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Não existe uma maneira direta de acessar o histórico de pesquisa de uma pessoa, mesmo que ela esteja conectada ao seu roteador doméstico. Você pode, entretanto, configurar o seu roteador para registrar o histórico do navegador de um usuário. Mas lembre-se: coletar dados como o histórico de navegação de outras pessoas é uma violação de sua privacidade. Portanto, é ilegal, a menos que diga respeito a você ou seu filho.

Veja também como configurar um roteador da TP Link!

O que é um roteador?

Histórico do roteador: saiba como ver! - Foto: PT
Histórico do roteador: saiba como ver! – Foto: PT

O dispositivo de rede doméstica, geralmente chamado de roteador, é o hardware de rede que permite a comunicação entre seus PCs pessoais e dispositivos conectados e a Internet. Além disso, vale lembrar que o roteador que aparece em redes domésticas e pequenas é mais precisamente chamado de gateway residencial.

Um roteador é a primeira linha de segurança contra a invasão em uma rede. Dessa forma, ao ativar o nível mais alto de segurança no roteador, você ativa coisas como o firewall. Portanto, um roteador é a melhor maneira de manter o sistema do seu PC e as suas informações protegidas contra ataques.

Vantagens de rastreamento do roteador

Histórico do roteador: saiba como ver! - Foto: DP
Histórico do roteador: saiba como ver! – Foto: DP

Existem softwares de terceiros que usam o controle dos pais (recurso) para rastrear você ou a atividade de navegação de seu filho. No entanto, soluções alternativas de controle dos pais surpreendentemente diretas podem ser encontradas com uma simples pesquisa no Google.

Mas monitorar a atividade do usuário por meio de um roteador é um método bem mais discreto de conseguir isso, além de ser mais difícil de remover. Dessa forma, um roteador armazena todos os sites visitados pelos usuários – mesmo aqueles que foram acessados ??por meio do modo privado de um PC. Além disso, observe que os roteadores contêm um software chamado firmware que deve ser atualizado conforme lançado pelo fabricante do roteador.

Como acessar as configurações do roteador?

Histórico do roteador: saiba como ver! - Foto: FP
Histórico do roteador: saiba como ver! – Foto: FP

Acessar as configurações de seu roteador é muito simples. Dessa forma, você precisa apenas saber o endereço de IP do roteador, o login e senha.

Caso você não saiba o endereço de IP do roteador, você pode executar o CMD. Em seguida, digite “IPCONFIG / ALL”. Deixe o prompt de comando executar o comando. Depois, role para baixo até encontrar o Gateway padrão.

Dessa forma, a sequência de números paralela ao Gateway padrão é o seu endereço de IP. Em seguida, copie este número e cole-o em qualquer navegador da web. Isso abrirá as configurações do roteador se você estiver conectado ao navegador.

Por fim, você precisará fazer o login na área de configuração do seu roteador. As informações de login e senha normalmente estão na caixa dele. Além disso, caso você não encontre o que precisa, uma rápida pesquisa na internet deve ser o suficiente para encontrar os dados. Você também pode consultar esse artigo para saber como acessar o seu roteador.

Como visualizar a atividade do usuário?

Histórico do roteador: saiba como ver! – Foto: TB

A maioria dos roteadores possui um recurso chamado “Logs” (Registro), listando todos os endereços de IP conectados ao seu roteador. Além disso, os “Logs” também são responsáveis por armazenar todas as atividades de navegação na Internet.

Antes de verificar os “Logs”, você deve saber o endereço de IP do dispositivo de destino. Portanto, navegue até “Dispositivos Conectados”, mas lembre-se que este recurso pode ter um nome diferente no seu dispositivo. Em caso de dúvida, procure uma página exibindo todos os endereços de IP dos dispositivos conectados.

Depois de perceber qual deles pertence ao seu “alvo”, liste-o, como você se referirá a ele mais tarde. Em seguida, clique em “Logs” para exibir todos os sites que tiveram acesso enquanto conectado ao seu roteador.

Assim, será apresentada uma lista de domínios ou IPs de destino junto com o endereço de IP do usuário. Agora você pode usar o endereço de IP do seu alvo para rastrear a sua atividade na Internet.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Basta clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!