Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Quem não gosta de histórias de vampiros? Misturando uma horda de Nosferatus com Nazistas e a iminência de uma guerra mundial, Kouta Hirano concebeu uma obra repleta de ação, drama, suspense, terror e muito “gore”. Assim, “Hellsing” é diversão garantida, tanto no mangá quanto nas animações. Os mangás chegaram a partir de 1997 perfazendo um total de 10 volumes. Por outro lado, o anime com 13 episódios chegou em 2001, não é lá essas coisas e se distancia muito dos mangás. Imperdíveis mesmo são os 10 OVAS lançados de 2006 a 2012, intitulados “Hellsing Ultimate”, sendo esses o foco deste post. Se você tiver que escolher entre o mangá, o anime ou os OVAs, não pense duas vezes e se deleite com os OVAs de Hellsing.

Veja os personagens mais subestimados dos animes!

Sinopse

Hellsing Ultimate: conheça mais sobre a história desse anime clássico! - Foto: AM MAS
Hellsing Ultimate: conheça mais sobre a história desse anime clássico! – Foto: AM MAS

Sir Integra Wingates Hellsing Fairbrook, é o líder da Fundação Hellsing, uma ordem secreta responsável por caçar criaturas das trevas. Sir Integra descobre os planos de um pequeno grupo nazista para reviver o Terceiro Reich, que consiste em infestar o mundo de vampiros e usá-los como soldados para colocar em prática o sonho nazista. Felizmente, a fundação Hellsing conta com a arma mais mortal e poderosa a seu favor, o vampiro Alucard, quase indestrutível e sob total controle de Sir Integra, a função de Alucard é caçar e exterminar qualquer vampiro que apareça em seu caminho. Mas na luta contra os vampiros, surge uma segunda frente, o Grupo Iscariotes, sob as ordens do Vaticano. Assim, os Iscariotes não admitem qualquer interação ou ajuda dos vampiros, se opondo fortemente às práticas da Fundação Hellsing.

O Protagonista Alucard

Hellsing Ultimate: conheça mais sobre a história desse anime clássico! - Foto: HU MAS
Hellsing Ultimate: conheça mais sobre a história desse anime clássico! – Foto: HU MAS

É consenso que protagonistas devem ser carismáticos, mas nem todos eles devem ser bons, honestos e heroicos, é aí que entra o anti-herói, o cara que nem sempre faz a coisa certa, o cara que tem que chafurdar na lama para fazer o trabalho sujo. Alucard não foi posto ali para ser o salvador da humanidade, detesta vampiros e consequentemente repudia a própria condição, é uma máquina de matar sob as ordens da fundação Hellsing e demonstra total prazer em trucidar seus adversários de forma sádica e cruel (geralmente vampiros).

O fator de cura do Wolverine e do Deadpool é legal, mas o do Alucard é melhor, ou a forma de usá-lo. Assim, o vampiro faz questão de deixar o adversário praticamente esmigalhá-lo, para em seguida se regenerar totalmente. Inclusive, ele faz isso com frequência ao longo do anime, sempre deixando o adversário em situação de desespero ao ver a morte iminente sem poder fazer nada contra um ser imortal.

Personagens carismáticos, vilões bem construídos e a visão de Kouta Hirano

Hellsing Ultimate: conheça mais sobre a história desse anime clássico! - Foto: TV MAS
Hellsing Ultimate: conheça mais sobre a história desse anime clássico! – Foto: TV MAS

Kouta Hirano soube usar muito bem os fragmentos das histórias de vampiros em sua obra, fazendo uma grande homenagem à criação de Bran Stoker, até o uso do anagrama Alucard (Drácula ao contrário), foi de bom tom, assim como a inclusão dos nazistas à trama e a visão extremada dele a respeito dos católicos. Até é engraçado a visão que os orientais possuem a respeito da religião mais popular do ocidente. Por falar nisso, o Padre Alexander Anderson é a personificação da palavra exagero, grande rival de Alucard no anime, o homem grita “AMÉM” ao final de cada frase que profere. A vampira recém transformada Seras Victória e sua resistência quanto à nova condição de vampira é um dos pontos chave do anime, funciona como uma espécie de pupila, ou filha de Alucard, é interessante vê-la aprendendo a ser tão mortal quanto seu mestre.

Quanto ao grande vilão da trama, o Major Montana Max é um nazista derrotado que quer vingança e almeja uma nova guerra mundial. Assim, ele não demonstra muitas ambições. Portanto, parafraseando o Coringa, algumas pessoas apenas querem ver o circo pegar fogo…

Animação em si…

Hellsing Ultimate: conheça mais sobre a história desse anime clássico! - Foto: KF MAS
Hellsing Ultimate: conheça mais sobre a história desse anime clássico! – Foto: KF MAS

Quanto à qualidade das animações dos 10 OVAS, é nota 10! Não poderia ser diferente, já que foi feita na Madhouse. Assim, o resultado sempre é de tirar o chapéu, poderia facilmente passar na telona e impressionar mais do que boa parte das animações cansativas que vemos no cinema atualmente. Por fim, vale lembrar que a trilha sonora e abertura são espetaculares.

Para finalizar, recomendamos fortemente os OVAS Hellsing Ultimate para quem gosta de vampiros, ação, terror, gore e coisas do gênero! É diversão garantida!

8 coisas que você precisa saber sobre a franquia Hellsing

Já faz algum tempo desde que Hellsing saiu do mercado, com seu mangá, adaptação de anime polarizada e série OVA (vídeo de animação original) mais bem recebida – Hellsing Ultimate – tudo terminando por volta dos anos 2010. Para o bem e para o mal, toda a franquia foi emblemática de sua década e nunca haverá nada parecido no futuro previsível.

À medida que o anime se torna mais popular, alguns fãs mais velhos começaram a revisitar títulos nostálgicos, e Hellsing fornece a eles aquela catarse sangrenta de “seninen” que nem todos os novos animes podem fornecer. Mas antes de fazer isso, aprenda mais sobre a “magnum opus” do mangaka Kouta Hirano aqui.

8. Kouta Hirano é um personagem do “Highschool of the Dead”

Hellsing Ultimate: conheça mais sobre a história desse anime clássico! - Foto: CBR MAS
Hellsing Ultimate: conheça mais sobre a história desse anime clássico! – Foto: CBR MAS

No “Highschool of the Dead”, não há ninguém melhor do que Kouta Hirano quando se trata de atirar em mortos-vivos. Se não ficou claro o suficiente apenas por sua aparência e profunda obsessão / compreensão de armas de fogo, Kouta é literalmente apenas o criador de Hellsing em um apocalipse zumbi.

A maneira como Kouta sorri sempre que vê uma nova arma não pareceria deslocada em Hellsing, especialmente quando colocada ao lado da reação de Seras ao ver os “Harkonnen” pela primeira vez. A única diferença real entre eles é a idade e a grafia do nome. Hirano aprova o tributo, encerrando um posfácio de Hellsing dizendo que ele tem que ir matar alguns zumbis.

7. Alucard inspirou Solomon em “Titã Simbiônico”

Hellsing Ultimate: conheça mais sobre a história desse anime clássico! - Foto: CBR MAS
Hellsing Ultimate: conheça mais sobre a história desse anime clássico! – Foto: CBR MAS

Desde sua primeira aparição e especialmente graças a Hellsing Ultimate, Alucard tornou-se um dos vampiros mais definitivos de toda a ficção. Embora a ideia de um vampiro vestido de couro e / ou matador de vampiros não seja a mais original, Alucard praticamente dominou o tropo e se tornou seu garoto-propaganda.

A popularidade de Alucard foi tão grande que sua influência se espalhou para trabalhos com muito pouco em comum com Hellsing, como o desenho animado do mecha americano “Titã Simbiônico”. Solomon, o líder do Grupo Guardião Galáctico, é uma homenagem ambulante a Alucard, mas seu nome vem do clássico matador de monstros Solomon Kane. Além da cor do cabelo e da falta de sede de sangue, uma diferença fundamental é que o esquema de cores de Solomon é uma reversão do de Alucard.

6. Existem toneladas de referências de Hollywood

Hellsing Ultimate: conheça mais sobre a história desse anime clássico! - Foto: CBR MAS
Hellsing Ultimate: conheça mais sobre a história desse anime clássico! – Foto: CBR MAS

Hellsing é fortemente influenciado pelo “Western”, visto claramente em quantas referências e homenagens existem aos filmes de Hollywood. Por um lado, Zorin Blitz deve muito ao filme “007 – Na Mira Dos Assassinos” de James Bond, que teve um vilão afiliado ao nazista chamado “Zorin” (Max Zorin), uma intimidante capanga de pele escura (Primeiro de Maio) e um zepelim. Além disso, Hirano também revelou que os maneirismos e aparência de The Major foram baseados em Philip Seymour Hoffman.

De uma maneira não diferente de Bleach e seu zanpakuto, algumas armas em Hellsing têm alma. A personificação do canhão de mão de Alucard, O Chacal, se parece com Bruce Willis. Coincidentemente, The Jackal recebeu o nome de “The Day of the Jackal”, que Willis estrelou no remake. O canhão antitanque Harkonnen de Sera tem o nome do Barão Harkonnen de Duna, portanto, sem surpresa, seu espírito lembra o Barão do filme de David Lynch.

5. Há uma sequência

Hellsing Ultimate: conheça mais sobre a história desse anime clássico! - Foto: CBR MAS
Hellsing Ultimate: conheça mais sobre a história desse anime clássico! – Foto: CBR MAS

Dado o sucesso de Hellsing, só fazia sentido para Hirano continuar com ele. Isso deu origem a “Hellsing: The Dawn”, uma sequência ambientada na Segunda Guerra Mundial com Millennium, um jovem Walter e Alucard. Notavelmente, Alucard assume a forma da adolescente vista em sua batalha decisiva contra Walter, sugerindo uma grande revelação e muito mais. O problema é que “The Dawn” parou logo após seis capítulos.

Por alguma razão, Hirano o abandonou abruptamente, em vez disso, passou para seu próximo trabalho importante, “Drifters”. Estranhamente, o “Young King” OURs nunca declarou oficialmente o “The Dawn” cancelado ou não, deixando-o indefinidamente em um hiato. Na melhor das hipóteses, “The Dawn” foi animado em três episódios e lançado com entradas de “Hellsing Ultimate”.

4. Há um (tipo de) mangá derivado

Hellsing Ultimate: conheça mais sobre a história desse anime clássico! – Foto: CBR MAS

Hellsing concentra-se na Organização Hellsing de mesmo nome. Seu rival mais próximo é a Seção XIII do Vaticano, também conhecida como Iscariotes, cujo ódio por Hellsing é tão insondável quanto seu ressentimento pelos vampiros nazistas. Graças ao fogo cruzado de curta duração, Iscariotes recebeu alguns holofotes, especificamente os assassinos Heinkel Wolfe e Yumie Takagi. Outros rostos familiares incluem Alexander Anderson e Enrico Maxwell.

Mas mesmo que seja estrelado por personagens de Hellsing, “Crossfire” não é canônico. “Crossfire” foi publicado junto com os três primeiros volumes de Hellsing, atuando mais como um campo de testes para os membros de Iscariotes do que uma história paralela. Quando Heinkel e Yumie emergem na história principal, eles passaram por modificações drásticas, como Yumie sendo mais sanguinária em comparação com sua representação original. Além disso, os eventos do “Crossfire” nunca são mencionados em Hellsing.

3. Demorou quase 10 anos para terminar apenas 10 volumes

Hellsing Ultimate: conheça mais sobre a história desse anime clássico! – Foto: CBR MAS

Apesar de ser um título seinen lançado mensalmente, Hirano levou quase uma década para terminar os dez volumes de Hellsing. O primeiro capítulo foi publicado em 1997 e encerrado em 2008 após 89 capítulos. Embora isso possa parecer normal, lembre-se de que One Piece também começou em 1997 e tinha mais de 500 capítulos em 2008.

Hirano é notoriamente preguiçoso – algo que ele mesmo admitiu – e isso ficou dolorosamente claro durante os trechos finais de Hellsing. Aqui, Hirano enviava capítulos sempre que tinha vontade. Pior, seus capítulos às vezes tinham 10 páginas quando a contagem esperada era de 25 a 30. No mínimo, ele completou Hellsing ao contrário de “The Dawn”.

2. Kouta Hirano não gostou do primeiro anime

Hellsing Ultimate: conheça mais sobre a história desse anime clássico! – Foto: CBR MAS

Como era comum na época, o anime Hellsing tinha um arco de preenchimento porque o mangá não tinha capítulos suficientes para animar. O arco apenas para anime trouxe novos personagens e até mesmo retirou completamente o Millennium. Sem surpresa, Hirano não gostou desta adaptação.

Isso levou à suspensão de mais adaptações ou sequências de Hellsing até que houvesse material suficiente para trabalhar. Assim, os OVAs mais fiéis começaram em 2006, quatro anos após o fim do anime. Mesmo assim, Hirano gostou de algumas ideias do anime, como Alucard engatilhando a arma com a boca e o design de Incognito, que influenciaram muito o visual de Zorin Blitz.

1. A produção e o lançamento de Hellsing Ultimate foram um pesadelo

Hellsing Ultimate: conheça mais sobre a história desse anime clássico! – Foto: CBR MAS

Independentemente da sua qualidade, Hellsing Ultimate tornou-se bem conhecido nos círculos de anime devido aos intervalos de tempo inconsistentes entre o lançamento de cada episódio. Isso não foi intencional nas partes dos criadores, já que a culpa caiu nos pés dos produtores; ou melhor, quem estava produzindo e licenciando os episódios a qualquer momento.

Para encurtar uma longa e complicada história legal, os direitos do Hellsing Ultimate  continuavam mudando. Hellsing Ultimate foi animado por três estúdios diferentes e dublado primeiro por Geneon e depois pela Funimation Entertainment. A transmissão e distribuição americanas não se saíram melhor, com DVDs demorando uma eternidade para serem lançados e Adult Swim acidentalmente esquecendo de confirmar que tinha os direitos de mostrar todos os dez episódios em vez de apenas oito. Enquanto isso, The Dawn ainda não viu um lançamento oficial no ocidente.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!