Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O Fraunhofer HHI (Instituto Heinrich Hertz) anunciou hoje o novo codec H.266, também conhecido como codec de vídeo versátil (VCC). Dessa forma, o padrão H.266 é o resultado de três anos de trabalho da Fraunhofer HHI e de seus parceiros.

Com um algoritmo de compactação aprimorado, o codec H.266 promete manter a qualidade visual do codec H.265 atual, também conhecido como HEVC (High Efficiency Video Coding), mas com um tamanho de arquivo 50% menor. Isso tornaria o H.266 perfeito para o transporte eficiente de conteúdo de alta resolução, como mídia 4K ou 8K, através de redes móveis. Além disso, o codec H.266 também suporta conteúdo HDR e vídeos em 360 graus.

Veja também quais são os melhores reprodutores de vídeo para PC!

Vamos colocar isso em perspectiva. Por exemplo, um vídeo 4K de 90 minutos consome até 10 GB de espaço com o codec H.265 atual. Segundo os números de Fraunhofer HHI, o mesmo vídeo com um nível de qualidade idêntico exigiria apenas 5 GB de espaço com o H.266. Dessa forma, a transição do H.265 para o H.266 poderia, de fato, ser um salto quântico se o último puder cumprir sua promessa. 

H.266 VCC Vídeo Codec promete cortar tamanhos de arquivo pela metade - Foto: Reprodução/Toms Hardware
H.266 VCC Vídeo Codec promete cortar tamanhos de arquivo pela metade – Foto: Reprodução/Toms Hardware

CPUs necessários

Em seu comunicado de imprensa, a Fraunhofer HHI disse que os CPUs necessários para o H.266, especialmente os chips móveis, ainda estão em desenvolvimento. Isso sugere que o conteúdo usado com o H.266 pode exigir uma quantidade considerável de “poder de fogo” para codificar ou decodificar. No entanto, a codificação pode não ser um grande problema se você não for um criador de conteúdo, pois a maioria é mais provável que consuma conteúdo H.266 do que criá-lo.

O Dr. Thomas Schierl, chefe do departamento de codificação e análise de vídeo da Fraunhofer HHI, disse que “neste outono a Fraunhofer HHI publicará o primeiro software (para codificador e decodificador) para suportar o H.266 / VVC”. 

Fonte: Toms Hardware

Gostou? O que achou? Pretende utilizar o H.266 VCC Video Codec? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!