Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Quando você publica seu Progressive Web App (PWA) na Microsoft Store, seu público potencial de aplicativos se expande para toda a base de instalação do Windows 10, de quase 700 milhões de usuários mensais ativos!

Os PWAs na Microsoft Store desfrutam de várias vantagens:

  • Detectabilidade – Os aplicativos da Microsoft Store são exibidos em diferentes categorias, coleções selecionadas e filtros de pesquisa, proporcionando uma navegação fácil e uma experiência de compra para os clientes em potencial do seu aplicativo. Você pode até melhorar sua listagem da loja com capturas de tela, uma imagem de herói e trailers de vídeos!
  • Confiabilidade – os clientes do Windows sabem que podem confiar em suas compras e downloads da Microsoft Store, pois seguem os rigorosos padrões de qualidade e segurança da Microsoft.
  • Instalação fácil – A Microsoft Store fornece uma experiência de instalação consistente e fácil de usar em todos os aplicativos do Windows 10, facilitando para todos os clientes a instalação do PWA, independentemente do nível de conforto técnico.
  • Insights de negócios – O painel do Windows Dev Center para a Microsoft Store fornece análises detalhadas sobre tudo, desde quantos clientes do Windows o seu PWA atingiu até como estão sendo usados e o que eles têm a dizer. Você também pode encontrar dados de métricas e telemetria sobre a integridade do aplicativo, o uso de anúncios e muito mais.
  • Oportunidades de monetização, promocionais e de envolvimento : os SDKs do Store Services e do Microsoft Advertising oferecem várias opções para monetizar e promover seu aplicativo e interagir com seus clientes no Windows. As compras no aplicativo, as campanhas de adição da Microsoft Store, as experiências de teste de recursos A / B, os comentários detalhados dos clientes e os relatórios de erros são apenas algumas das muitas ferramentas que você tem à sua disposição.

Há duas opções para colocar seu PWA na Microsoft Store:

  1. Você pode enviá-lo manualmenteou
  2. Se o seu PWA atender a determinados critérios, ele poderá ser indexado automaticamentepelo rastreador da Web do Bing. (Você também tem a opção de cancelar o envio automático.)

Independentemente do método de envio, assim que o seu PWA for aceito na Microsoft Store, você terá acesso a todos os benefícios descritos acima.

Atenção:

A Microsoft Store exige que as submissões do Progressive Web App (PWA) sejam listadas como gratuitas em todos os mercados.

Enviando seu PWA manualmente

Para distribuir e promover um aplicativo através da Microsoft Store, você precisará enviá-lo como um pacote de aplicativos do Windows ( arquivo .appx ). Para aplicativos da Web hospedados pelo servidor, como PWAs, esse pacote contém apenas metadados do aplicativo e ícones da tela inicial (e nenhum código real do aplicativo). Com isso, seu aplicativo da web pode ser instalado e iniciado a partir da tela inicial junto com outros aplicativos do Windows 10 , executando em um wrapper de aplicativo nativo leve ( processo WWAHost.exe ), independente da janela do navegador Microsoft Edge.

Veja como fazer isso.

Pré-requisitos

Armazenar envio por meio do Visual Studio

Siga estas etapas para criar um arquivo de upload de pacote de aplicativo para o seu PWA no Visual Studio. Consulte o pacote de um aplicativo UWP com o Visual Studio para obter uma visão geral mais geral desse processo.

As instruções também guiarão você pela execução do Kit de Certificação de Aplicativos do Windows para testar seu aplicativo quanto à conformidade com os requisitos da Microsoft Store. Isso é opcional, mas altamente recomendado.

Armazenar envio pelo Windows Dev Center

Veja como usar o PWA Builder para gerar um pacote de aplicativo para carregar no Windows Dev Center.

  1. Gere seu aplicativo do Windows 10. Veja como executar seu PWA como um aplicativo do Windows com o Visual Studio. Você também pode usar o PWA Builderpara gerar seu aplicativo do Windows 10.
  2. Reserve seu nome de aplicativo para a Microsoft Store fazendo login no painel do Centro de Desenvolvimentodo Windows com as informações da sua conta e seguindo as etapas para criar seu aplicativo reservando um nome. Cada nome reservado deve ser exclusivo em toda a Microsoft Store.
  3. Quando você carrega os pacotes do seu aplicativo, os valores DisplayNameName , Publisher e PublisherDisplayName no arquivo .appxmanifest devem corresponder aos valores atribuídos ao seu aplicativo no painel do Centro de Desenvolvimento do Windows ao reservar seu nome .

Faça login no painel do Centro de Desenvolvimento do Windows e localize os valores de identidade do aplicativo em Gerenciamento de aplicativos > Identidade do aplicativo :

Em seguida, localize seu appxmanifest.xmlarquivo e substitua os valores a seguir pelos atribuídos no painel do Centro de Desenvolvimento do Windows:

  • <Identity Name = ” Pacote / Identidade / Nome
  • <Identity Publisher = ” Pacote / identidade / Publisher
  • <DisplayName > Nome que você reservou para seu aplicativo
  • <PublisherDisplayName > Package / Properties / PublisherDisplayName
  1. Agora você está pronto para compilar todos os seus recursos do PWA em um único .appxarquivo que você pode carregar para a Microsoft Store. Em um prompt de comando, navegue até o diretório do seu manifesto da web e crie um pacote do Windows 10 (especificado abaixo com o log de depuração opcional):

Copiar

pwabuilder package -p windows10 -l debug

Seu arquivo .appx serão gerados para este local: PWA\Store packages\windows10\package\windows.appx.

  1. Antes de enviar seu aplicativo para a submissão para a Microsoft Store, é uma boa ideia testar sua conformidade com as políticas da Microsoft Store. Você pode fazer isso baixando o Kit de Certificação de Aplicativosdo Windows, iniciando-o e selecionando o arquivo .appx do seu aplicativo para teste. Você receberá um relatório das áreas a serem abordadas assim que todos os testes estiverem concluídos.
  2. Faça o upload de seu pacote e conclua o envio fazendo login novamente no painel do Centro de Desenvolvimentodo Windows e expandindo o painel Envios > Subcomissário 1. Siga a lista de verificação para concluir as informações necessárias sobre o armazenamento na loja e fazer upload do pacote do seu aplicativo .

Para obter mais informações sobre todos os recursos e serviços disponíveis para desenvolvedores de aplicativos da Microsoft Store, consulte Publicar aplicativos do Windows no Windows Dev Center.

Importação automática de PWA com o Bing

Assim como o manifesto do aplicativo da Web do PWA é um sinal para suportar plataformas que seu aplicativo é capaz de funcionar offline e está pronto para ser apresentado como uma experiência de aplicativo totalmente integrada, também é uma dica para o rastreador da Web do Bing que seu PWA deve ser considerado para inclusão automática na Microsoft Store.

Se o seu PWA atender aos requisitos abaixo, o serviço de indexação do Bing automaticamente empacotará seu PWA no formato .appx necessário para a instalação no Windows 10 e montará a página do produto da loja do aplicativo com base nos metadados em seu manifesto do aplicativo da web. Depois de reivindicar o seu PWA, você poderá personalizar ainda mais a sua página da loja e obter acesso à análise de usuários e outras ferramentas de gerenciamento de aplicativos através do painel do Centro de Desenvolvimento do Windows.

Critérios para submissão automática

Para ser empacotado e listado automaticamente para a Microsoft Store, seu PWA precisará:

  • [X] Um arquivo de manifesto de aplicativo da web não vazio, com no mínimo:
    • Nome
    • Descrição
    • Ícone do ícone do aplicativo com pelo menos 512 x 512 pixels
  • [X] Lógica principal exclusiva (código não modificado minimamente de um modelo padrão de aplicativo)
  • [X] Para ser servido por uma conexão segura (HTTPS)
  • [X] Script (s) do trabalhador de serviço
  • [X] Para não violar leis ou políticas da Microsoft Store.

Não vamos incluir todos os aplicativos que atendem a esses critérios, mas os incluiremos em nossas considerações para os candidatos à medida que expandimos gradualmente nosso programa.

Cancelamento da importação automática da Microsoft Store

Seu PWA pode desativar a importação automática para a Microsoft Store, exibindo um arquivo robots.txt contendo o seguinte:

Copiar

User-agent: bingbot

Disallow: /manifest.json

Isso faz com que o rastreador da Web do Bing (Bingbot) desconsidere seu arquivo de manifesto da Web para fins de indexação do PWA. Isso não afetará a classificação de pesquisa do seu site no processo normal de indexação da web do Bing.

Fonte: Microsoft