Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Microsoft lançou a Atualização de abril de 2018 do Windows 10 (Redstone 4) e dentre as novidades está os PWA ou Aplicativos Progressivos da Web,  que deverá ser mais uma opção para aplicativos da web no Windows. A Microsoft fez uma série de posts, um guia oficial da Microsoft sobre PWA, já que agora, os desenvolvedores podem enviar seus PWAs para a Microsoft Store. Confira abaixo:

Com os Progressive Web Apps (ou simplesmente PWA s), você não precisa decidir entre usar tecnologias da Web abertas para interoperabilidade entre plataformas e fornecer aos usuários uma experiência nativa de aplicativo personalizada para o dispositivo. Isso porque, os PWAs são apenas sites que são progressivamente aprimorados para funcionar como aplicativos nativos em plataformas suportadas. As qualidades de um PWA combinam o melhor da web e aplicativos nativos.

Detectável

Estará nos resultados de pesquisa na web e suporte nas lojas de aplicativos

 

Instalável

Fixar e iniciar a partir da tela inicial

 

Re-engatável

Enviar notificações por push, mesmo quando o aplicativo não está ativo

 

Rede independente

Funciona offline e em condições de sinal ruim da rede de dados

 

Progressivo

A experiência aumenta (ou diminui) com os recursos do dispositivo

 

Seguro

Fornece um ponto de extremidade HTTPS seguro e outras proteções de usuário

 

Responsivo

Adapta-se ao tamanho / orientação da tela do usuário e método de entrada

 

Linkável

Compartilhar e iniciar a partir de um hiperlink padrão

Ao criar ou converter seu site existente em um PWA, você pode envolver melhor seu público existente com notificações por push e suporte offline. Ao mesmo tempo, você pode continuar criando seu público-alvo na Web aberta, à medida que os usuários descobrem seu PWA por meio de pesquisa e compartilhamento de links.

PWAs no Windows 10

Quando você distribui seu Progressive Web App através da Microsoft Store, toda a base de instalação do Windows 10 de mais de 600 milhões de usuários mensais ativos é o seu público de aplicativos em potencial!

Quando instalados no Windows 10, os PWAs são executados como aplicativos da Plataforma Universal do Window – UWP e obtêm essas vantagens técnicas sobre a execução no navegador:

  • Janela autônoma
  • Processo independente do navegador (cache isolado, menos sobrecarga)
  • Nenhuma cota de armazenamento (para IndexedDB, armazenamento local, etc.)
  • Processos off-line e em segundo plano
  • Acesso a APIs nativas do Windows Runtime (WinRT)via JavaScript
  • Aparência em contextos “app”, como o menu Iniciar do Windows e os resultados da pesquisa Cortana

Requisitos

Para ser executado como um PWA no Windows 10, seu aplicativo da Web hospedado pelo servidor exigirá no mínimo:

  • [X] HTTPS. Proteja seus usuários fornecendo uma conexão segura para comunicação entre servidor e aplicativo. Os services workers e outras tecnologias PWA só funcionarão com recursos da Web fornecidos por meio de uma conexão segura (ou do host localpara fins de depuração).
  • [X] Services Workers. Use encadeamentos do service workerpara atuar como proxies de rede entre o servidor e o aplicativo cliente para fornecer suporte off-line, armazenamento em cache de recursos, notificações por push, sincronização de dados em segundo plano e otimizações de desempenho de carregamento de página.
  • [X] manifesto do aplicativo da Web. Forneça um arquivo de metadados baseado em JSON que descreva as principais informações sobre seu aplicativo da Web (como ícones, idioma e ponto de entrada de URL) para que o Windows 10 e outras plataformas host forneçam aos usuários do PWA uma experiência nativa instalável. A associação do seu site a um manifesto do aplicativo da Web torna-o qualificado para inclusão automática na Microsoft Storepor meio do serviço de indexação do Bing.

Para ser um ótimo PWA, seu aplicativo também precisará de:

Para enviar seu Progressive Web App para a Microsoft Store, você precisará de:

Nos próximos meses, os PWAs existentes na web que atenderem aos critérios específicos serão indexados automaticamente pelo mecanismo de pesquisa do Bing na Microsoft Store (onde os desenvolvedores podem gerenciá-los diretamente para o público-alvo do Windows 10).

Confira os PWAs na Microsoft Store para mais detalhes.

Disponibilidade atual

O suporte ao mecanismo do navegador para aplicativos da Web progressivos exige uma série de componentes de arquitetura, sendo o mais significativo a infraestrutura de rede subjacente à API de busca. Estamos construindo o suporte a PWA no EdgeHTML para vários lançamentos agora.

Aqui está o status atual das tecnologias PWA baseadas em padrões no EdgeHTML e no Windows:

Tecnologia Propósito Disponibilidade Notas de uso
Manifesto de Aplicação Web Fornece metadados do aplicativo ao sistema operacional host para permitir a instalação e a promoção da loja de aplicativos. Obrigatório para PWAs na Microsoft Store. Em desenvolvimento Por enquanto, você pode usar o PWA Builder para gerar um manifesto JSON compatível com o W3C e empacotar seu aplicativo para várias plataformas de sistema operacional. No Windows, o PWA Builder converterá seu manifesto JSON no formato .appxmanifest(XML) exigido pelos aplicativos do Windows 10.
Buscar API Fornece rede assíncrona (solicitações, respostas) para recursos de página EdgeHTML 14+ / Build 14393+ A sintaxe da API do Service Worker é baseada em APIs de rede baseadas em Fetch. Você também pode usar o Fetch API mais geralmente como uma alternativa moderna ao XMLHttpRequest .
API do Service Worker Fornece um modelo de aplicativo da Web / proxy de rede com capacidade para offline, em que scripts orientados a eventos são executados independentemente de páginas da Web EdgeHTML17 / Build 17133+ Suporte experimental (por trás do sinalizador Enable Service Workers) fornecido no EdgeHTML 16. Ativado por padrão em construções EdgeHTML 17+.
API de cache Fornece um mecanismo de armazenamento para pares de solicitação / resposta de rede EdgeHTML17 / Build 17133+ Consulte a nota acima da Service Worker API .
API de envio Permite que um service worker se inscreva em notificações por push EdgeHTML17 / Build 17133+ Consulte a nota acima da Service Worker API .

Os aplicativos do Windows 10 (incluindo PWAs) exigem que o WNS ( Serviço de Notificação por Push do Windows ) forneça notificações por push, que oferece suporte à W3C Push API .

API de notificações Permite que um service worker exiba uma notificação do sistema para o usuário ao enviar mensagem EdgeHTML 14+ / Build 14393+ As Notificações da Web no EdgeHTML são totalmente integradas ao Windows 10 Action Center, onde os usuários podem gerenciar as notificações do aplicativo e definir as horas de inatividade .
API de sincronização em segundo plano Fornece uma API para notificar um service worker de que o usuário voltou on-line e para agendar eventos periódicos para sincronizar dados locais com o servidor Em desenvolvimento Por enquanto, você pode usar a API WinRT BackgroundTask nativa para implementar tarefas em segundo plano para o seu PWA quando ele for executado como um aplicativo do Windows 10.

 

Aqui está o status atual do suporte da Microsoft Store para PWAs no Windows 10:

Loja método de envio Status Detalhes
Manual (desenvolvedor iniciado) acessível Confira os PWAs na Microsoft Store para começar.
Automático (indexado automaticamente com o Bing) Em breve No momento, estamos testando o processo de integração do PWA com um subconjunto limitado de parceiros de aplicativos. Nos próximos meses, daremos as boas-vindas aos PWAs na Web convencional para a Microsoft Store. Confira a importação automática de PWA com o Bing para saber mais sobre os requisitos da Microsoft Store para listagens do PWA geradas automaticamente.

 

No próximo post você verá: como começar com os PWAs e irá aprender a converter seu aplicativo da Web em um PWA, testá-lo no Windows 10 e distribuí-lo na Microsoft Store.

Fonte: Microsoft