Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Windows 10 dispositivos

O Windows 10 para desktops chegará nas próximas horas, mas será que o seu PC está mesmo preparado para ser atualizado assim que ele for liberado? Vamos ver alguns passos que você pode seguir para se certificar que tudo vai correr como o esperado na medida do possível.

Verifique se o seu computador está com a versão mais recente do software

Se você possui um computador com Windows 7, Windows 8 ou Windows 8.1, é necessário atualizá-lo para a versão mais recente do software do seu Windows para que seja possível fazer a reversa corretamente da sua cópia do Windows 10.

Geralmente, se o seu Windows estiver atualizado, surgirá na barra de tarefas o ícone do Windows 10 onde é possível fazer a reversa do software. É através dele que acessamos uma pequena aplicação chamada “Baixe o Windows 10”, e ela onde informamos um e-mail para garantir a reserva, e também é ela quem verifica se o seu aparelho é compatível com o Windows 10. Assim que o update for baixado e estiver pronto para ser instalado, essa aplicação também lhe notificará que chegou a hora de dar start na instalação.

baixe o windows 10 aplicação

Especialistas e outros dizem que será bem difícil conseguir baixar o Windows 10 amanhã (dia 29), mesmo tendo feito uma reserva. Isso porque a Microsoft tem um plano de distribuição do Windows 10 e ele é dividido em ondas. Além disso, o update será liberado lentamente propositalmente para que caso seja percebido algum erro, ele possa ser corrigido rapidamente e que não afete uma grande quantidade de usuários.

Por que o “Baixe o Windows 10” não apareceu no meu computador?

baixe o windows 10 aplicação icone logo

Se o ícone para o aplicativo “Baixe o Windows 10” não apareceu em sua barra de tarefas, a uma boa chance do seu PC não estar atualizado com a última versão do seu Windows.

Caso você esteja usando o Windows 7, vá até o Menu Iniciar e busque por “Windows Update”. Você precisa ter ao menos o Service Pack 1 para pode atualizar direto para o Windows 10. Já se o seu aparelho está com o Windows 8, o interessante é atualizá-lo para o Windows 8.1. Para fazer isso, clique no botão do Menu Iniciar, encontre a Live Tile da Windows Store, dentro da loja você verá um ícone específico para fazer o upgrade para o Windows 8.1.

Uma vez atualizado, possivelmente seu sistema operacional vai encontrar a aplicação e disponibilizará o botão para o “Baixe o Windows 10” e ai então será possível fazer a reserva.

Meu computador roda o Windows XP ou Vista, vou poder atualizá-lo para o Windows 10?

Se o seu computador ainda roda o Windows XP ou o Vista, infelizmente o Windows 10 não será gratuito para você. Ainda não podemos confirmar o preço das versões do Windows 10 em nossa moeda, mas, nos EUA o Windows 10 Home custará U$119 enquanto o Windows 10 Pro custará U$199. Então, caso ele atenda os requisitos mínimos do sistema, sim, será possível atualizá-lo para o Windows 10, mas não de graça.

Quais os requisitos para rodar o Windows 10?

Um computador não precisa de muita coisa para rodar o Windows 10. Na verdade os requisitos são os mesmo para quem deseja usar o Windows 7 ou 8. Vamos dar uma olhada nas exigências mínimas:

  • Processador de 1GHz
  • Memória RAM de 1GB para versão de 32-bit e 2GB para versão de 64-bit
  • Armazenamento: 16GB para versão de 32-bit e 20GB para versão de 64-bit
  • Suporte gráfico: DirectX 9 ou posterior com WDDM 1.0 driver
  • Display: resolução de 800×600

E eu que uso o Windows RT?

Aqui temos a pior notícia de todas. Se você tem um Surface RT ou um Lumia 2520 com Windows RT, você não poderá atualizar seu dispositivo para o Windows 10. Mesmo comprando uma cópia do software, seu dispositivo com Windows RT não poderá ser atualizado.

O consolo é que a Microsoft prometeu que em setembro esses usuários ganharão uma atualização “especial”, com algumas novidades que serão importadas do Windows 10. Só não se sabe quais serão essas novidades.

Instalando o Windows 10 no meu computador…

Para os felizardos que conseguirem baixar e dar início a instalação do Windows 10, a coisa é bem simples. Claro que antes de tudo os mais conservadores vão dizer “faça um backup dos seus arquivos”, e é o que recomendamos também. Feito isso, ao aceitar a instalação, o sistema abrirá o instalador que na maioria dos casos basta ir apertando “Próximo” ou “Next” em todas as opções.

A instalação completa pode levar de 20 minutos até horas, dependendo da potência de sua máquina. Em um certo ponto o sistema oferecerá as opções “Definições Expressas” ou “Personalizadas”. A Microsoft considera a primeira opção como a recomendada, mas, quem gosta de dar uma boa olhada no que o sistema vai ter acesso ou não, melhor apertar na opção personalizada.

Feito isso, pronto, seu dispositivo estará rodando o Windows 10. Não estranhe se assim que a instalação terminar o sistema já encontrar uma novo update. Assim é o Windows 10, sempre sendo atualizado.

Aqui vai um lembrete importante: atualize o seu dispositivo para o Windows 10 o quanto antes, pois, a promoção do upgrade gratuito para usuários do Windows 7, Windows 8 e 8.1, é de até 1 ano após o lançamento oficial de amanhã. Depois disso será preciso comprar uma cópia a parte.

Fontes: The Verge