Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Eu não me importo com a sua idade, se você não assistiu as duas temporadas de Gravity Falls, você está perdendo um pouco da televisão mais inteligente e agradável que você pode encontrar.

A Disney está crescendo nos cinemas, tanto com seus sucessos de bilheteria como Frozen e suas propriedades da Marvel (para não mencionar os filmes de Star Wars), mas as suas séries de TV também estão superando as expectativas.  Isso inclui programas muito bons, como Star Wars Rebels.

Veja também o review completo de Risk of Rain 2!

Para minha grande tristeza, eu não comecei a assistir Gravity Falls até a segunda temporada já ter começado.

Então, novamente, não demorou muito para queimar a primeira temporada e a primeira metade da segunda temporada. No momento em que eu me recuperei completamente, o show estava em seu recesso de meio de temporada – e um dos momentos mais dolorosos que me lembro de assistir a um desenho animado. Assisti muitos episódios mais de uma vez, e cada um deles, desde o primeiro episódio infestado de gnomos foi delicioso.

O desenho é encantador

Gravity Falls Temporadas: confira o review! - Foto: Reprodução/Observatório IG
Gravity Falls Temporadas: confira o review! – Foto: Reprodução/Observatório IG

Deixe-me enfatizar essa palavra: encantador.

Não é sempre que posso dizer isso sobre um programa de TV. Eu realmente gosto de Game of Thrones, mas dificilmente é “delicioso”. Há outras série que sou fã, mas não é “delicioso”. Mesmo algumas das minhas comédias favoritas, como Friends, embora às vezes “deliciosa”, costumam ser um pouco… esquisitas.

Mas Gravity Falls é sempre uma alegria de assistir. Para quem assistiu o desenho na sua época de lançamento deve se lembrar o quanto era bom assistir um episódio novo toda semana ou, bem, todas as semanas que saia um novo episódio. O que não é toda semana. Ainda não tenho certeza sobre como funcionava o cronograma de lançamento, mas quando um novo episódio estava no horizonte, ia correndo assistir.

Um curta-metragem?

Gravity Falls Temporadas: confira o review! – Foto: Reprodução/Forbes

Gravity Falls é ideia de Alex Hirsch, que havia pensado inicialmente em uma série de curta-metragem de 11 minutos. Para nossa sorte, a Disney comprou o show e Hirsch veio junto com ele, fazendo vozes para vários personagens, incluindo o adorável mesquinho Grunkle Stan e o obscuro, mas igualmente adorável Soos.

É a história de dois gêmeos, Dipper (Jason Ritter) e Mabel Pines (Kristen Schaal), que vão morar com Grunkle Stan em seu “Mystery Shack” na pequena cidade de Gravity Falls. Dipper encontra um estranho diário cheio de anotações sobre todos os estranhos mistérios da cidade e, assim, sua aventura começa. Gravity Falls é uma cidade repleta de magia, monstros e pequenas pessoas com bolas de golfe que vivem dentro do campo de minigolfe chamado Lilliputtians.

É tudo muito inteligente, com histórias que vão desde um museu de cera vingativo a um jogo de tabuleiro sobre estatísticas chamado Dungeons, Dungeons & Dungeons. 

Gravity Falls tem alguns dos melhores personagens da TV

Gravity Falls Temporadas: confira o review! – Foto: Reprodução/Forbes

Dipper é o nerd aventureiro, em busca da verdade contida em seu diário. Mabel não se importa muito com isso: ela só quer usar suéteres incríveis, babar em meninos e brincar com seu porco de estimação. Ambos os gêmeos Pines são personagens fantásticos. Acho que nunca fiquei tão entusiasmado com suéteres antes, mas os suéteres de Mabel são diferentes. E Dipper é alguém cuja curiosidade e entusiasmo por aventura e magia me lembram como é ser um pouco mais jovem. É infeccioso. O resto do elenco é igualmente encantador.

Grunkle Stan é um vigarista e um velho rabugento, mas tem um lado suave e é corajoso o suficiente para andar nas costas de um pterodáctilo a fim de ajudar seus entes queridos. Além disso, ele também diz coisas engraçadas, até mesmo enquanto socava o dito pterodáctilo no rosto. Eu realmente fico admirado com o personagem.

Soos é tão burro quanto uma bola, mas também é hilário e adorável. E eu ainda tenho sua musiquinha de rap presa na minha cabeça regularmente.

Não há gente “normal” em Gravity Falls. O Velho McGucket pode parecer um velho maluco, mas ele tem um passado muito mais intrigante. E os vilões – como Lil Gideon são todos tão bons quanto os heróis.

Um grupo de atores convidados já emprestou suas vozes ao show. Nick Offerman (mais conhecido como Ron Swanson) Coolio, Nathan Fillion e Larry King fizeram pequenas aparições. John Oliver, Patton Oswalt, Weird Al Yankovic e vários outros atores já dublaram o desenho na versão inglesa… podemos dizer que a lista é “infinita”.

Gravity Falls conta uma grande história com uma redação consistentemente excelente

Gravity Falls Temporadas: confira o review! - Foto: Reprodução/Observatório IG
Gravity Falls Temporadas: confira o review! – Foto: Reprodução/Elo 7

Mas o que realmente torna o show tão bom é sua composição consistentemente excelente. Eu não assisti um único episódio e me senti decepcionado com sua história, diálogo ou escolhas de personagens. O show é ao mesmo tempo perfeitamente confiante em seus personagens e escolhas, e ferozmente autoconsciente, jogando em uma abundância de pequenas referências às expectativas de seus fãs. Isso se tornou ainda mais verdadeiro na segunda metade da segunda temporada, na qual pelo menos um grande mistério foi resolvido.

Poucos programas conseguem fazer o que Gravity Falls faz com sua história.

O show é consistentemente divertido a cada semana, com uma nova aventura ou conflito pronto para ser superado por nossos “heróis”. Mas o show nunca perde de vista o longo jogo: a grande história abrangente de mistério e magia negra que se esconde logo abaixo da superfície.

Eu penso em “Arquivo X” porque os programas são bastante semelhantes – um uma comédia e outro um drama, mas ainda dois programas sobre a investigação do desconhecido e misterioso. Dessa forma, Arquivo X também teve seu grande enredo abrangente – embora, infelizmente, ele se desfez de quase todas as maneiras imagináveis. Pelo menos, Gravity Falls parece estar fazendo o que Arquivo X não conseguiu: manter aquele difícil equilíbrio entre tramas de longo prazo e aventuras semanais em série. Dessa forma, Dipper é Fox Mulder para uma nova geração.

E a comunidade em torno do programa é semelhante àquela que cresceu em torno de  Arquivo-X. As teorias dos fãs correram soltas ao longo da segunda temporada. É incrível para o que é, pelo menos aparentemente, um desenho animado para crianças.

Gravity Falls é um show para todos

Gravity Falls Temporadas: confira o review! - Foto: Reprodução/Forbes
Gravity Falls Temporadas: confira o review! – Foto: Reprodução/Forbes

Resta saber se isso vai durar, mas agora Gravity Falls é um dos poucos programas que posso recomendar honestamente para todos. Adultos, assistam com seus filhos. Crianças, assistam com seus pais.

Não é vulgar nem estúpido e, embora seja um programa sobre coisas estranhas acontecendo em uma cidadezinha muito estranha, não é o tipo de comédia adulta super bizarra que costumamos ter com desenhos animados dirigidos a adultos. Não há nada polarizador ou negativo, e mesmo assim os escritores do programa também nunca jogam pelo “seguro”.

Para mim, pelo menos, Gravity Falls é um lembrete de que você não precisa ser legal ou nervoso ou grosseiro ou polêmico para ser engraçado, inteligente e divertido.

É o programa de TV perfeito. Pare de ler e vá assistir.

Perguntas Frequentes

O que os pais precisam saber sobre Gravity Falls?

Os pais precisam saber que Gravity Falls é uma série de desenhos animados habilmente escrita com humor que será mais apreciada por crianças mais velhas e pré-adolescentes do que por crianças pequenas por causa de seu ritmo rápido e conteúdo que muitas vezes pressupõe uma certa experiência de vida dos espectadores. A sensação geralmente assustadora de muitas cenas e os confrontos dos personagens com monstros e seres sobrenaturais de várias formas podem ser demais para crianças que são sensíveis a esse tipo de susto. Quem o fizer vai gostar de observar a complicada e imperfeita dinâmica fraterna entre os personagens principais, que sempre termina na afirmação do afeto de um pelo outro.

Qual é a história de Gravity Falls?

Gravity Falls segue as desventuras dos gêmeos Dipper (dublado por Jason Ritter ) e Mabel Pines ( Kristen Schaal ) na floresta rústica e misteriosa de Gravity Falls, Oregon, onde eles são enviados para o verão para viver com seu parente mesquinho, Grunkle Stan ( Alex Hirsch ). Quando não estão bisbilhotando na loja de bugigangas de Stan, The Mystery Shack, eles se dirigem para a floresta para explorar seus novos arredores. Quando Dipper descobre um velho diário que contém as chaves criptográficas dos mistérios da cidade e sua coleção heterogênea de residentes, ele e sua irmã começam a descobrir o que está por trás dos estranhos acontecimentos.

Gravity Falls é realmente bom?

Justamente quando você acha que séries de desenhos animados pré-fabricados se tornaram a norma, do nada surge esta comédia ligeiramente irreverente. Gravity Falls é sobre dois visitantes peixes fora da água em um “burguês” pouco conhecido que está repleto de segredos de cidade pequena e personagens incomuns. Embora Dipper e Mabel tenham pontos de vista muito diferentes sobre a natureza de suas aventuras e muitas vezes tenham opiniões diferentes sobre como proceder, quando chega a hora, seu vínculo de irmãos os torna uma equipe formidável em face de tudo o que esta cidade bizarra joga em seu caminho.

No que diz respeito ao conteúdo do programa, não há muito com que se preocupar, mas de muitas maneiras, esta série é mais adequada para membros do público um pouco mais velhos que irão aprender as sutilezas dos inteligentes Simpsons – escrita e caracterizações esquisitas que passarão despercebidas por jovens. Além do mais, há alguns momentos tensos durante encontros com monstros e outros mistérios que podem assustar crianças que são sensíveis a esse tipo de medo.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!