Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Ano passado, durante a o Annual Snapdragon Technology Summit, evento da Qualcomm para apresentar suas novidades para o próximo ano, a Microsoft e a Qualcomm anunciaram a chegada do Windows 10 para processadores com arquitetura ARM de 64bits, isto é, processadores que são usados em smartphones agora também poderão rodar o Windows 10 completo em seu laptop.

No texto de lançamento sobre a novidade, Terry Myrson usou o Windows Blogs para dizer que a Microsoft estava introduzindo “uma nova cultura de trabalho” ofertando computadores sempre conectados. Quando falamos computadores sempre conectados é porque o chip da Qualcomm já oferece conexão com redes móveis de forma constante, tal como acontece com um smartphone qualquer, então, seu laptop passará a estar sempre conectado a uma rede móvel ou wi-fi.

Terry Myerson, Windows and Devices Group Executive Vice President standing on stage at the Qualcomm snapdragon Summit

O foco desas máquinas são: conexão constante com a internet, menor custo de produção e comercialização do que os PCs tradicionais com processadores tradicionais, maior segurança, nova cultura de trabalho, maior eficiência e velocidade na hora de sair do modo standby e, principalmente, maior autonomia de bateria.

Uma das maiores preocupações dos usuários era se as operadoras de telefonia celular, que são as empresas que ofertam planos de internet móvel, iriam ou não dar apoio a inovação trazida pela Microsoft e Qualcomm. Bem, a resposta veio logo durante o evento, quando a própria Qualcomm confirmou que grandes operadoras, como a China Telecom, TIM (Telecom Italia), EE, Sprint e Verizon já estariam “dentro” do projeto. 

Agora, a Qualcomm liberou mais uma lista que traz as maiores empresas do ramo para dentro da festa. São grandes operadoras de telefonia que declararam seu apoio aos PCs sempre conectados. São elas:

  • Austrália – Telstra
  • China – CMCC (China Mobile Communications Corporation)
  • França – Transatel
  • Alemanha – Deutsche Telekom
  • Irlanda – Cúbico
  • Espanha – Telefónica
  • Suíça – Swisscom
  • EUA – T-Mobile e AT&T

Então, além das já citadas, todas as da lista acima estão prontas para oferecer planos diversos para esses PCs sempre conectados e isso é fundamental para o sucesso dessas máquinas.

A notícia é visto como excelente porque na lista temos grandes operadoras em mercados extremamente importantes, como a CMCC e China Telecom, na China, e as 4 principais operadoras dos EUA, T-Mobile, AT&T, Sprint e Verizon. 

A Qualcomm mencionou que os primeiros PCs sempre conectados seriam enviadas no primeiro semestre de 2018 e algumas dessas operadoras também estão planejando vender PCs sempre conectadas em seus locais de varejo a partir desse mesmo período.

Produtos como o ASUS NovaGo, que é um dos primeiro laptop Gigabit LTE do mundo, com velocidades de download super rápidas, permitindo aos usuários baixar um filme de 2 horas em apenas 10 segundos, pode ser um dos primeiros a ser vendido nas operadoras e no varejo.

Ele é alimentado por uma plataforma Qualcomm® Snapdragon™ 835, com X16 LTE, o NovaGo está sempre ligado, sempre conectado com uma bateria que suporta 30 dias em modo standby e 22 horas de uso contínuo.

Resultado de imagem para ASUS NovaGo

Temos também o HP ENVY X2, que também é um PC que está sempre conectado. Ele combina o melhor de uma experiência de smartphone com o melhor de um PC com Windows. Extremamente fino e incrivelmente durável, o HP ENVY X2 oferece 4G LTE2 e Wi-Fi. Com até 20 horas de vida útil de bateria, o PC destacável oferece flexibilidade e conectividade para executar tarefas diárias enquanto estiver em movimento.

O HP ENVY x2

Também não deve demorar até vermos novas máquinas já equipadas com o novíssimo Qualcomm Snapdragon 845, que também é capaz de executar o Windows 10 ARM64. Enfim, parece que 2018 será o ano dos PCs com Windows 10 sempre conectados… esperamos que eles desembarquem no mercado brasileiro.

Fonte: Qualcomm