Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Conferência BUILD 2016 da Microsoft está mais próxima do que nunca. Mesmo sendo um evento voltado para desenvolvedores e não para consumidores comuns, sempre ficamos na expectativa pelas novidades que serão apresentadas para esse grupo de pessoas porque é dai que saem as grandes inovações do sistema.

Esse ano não conseguimos antecipar muitas novidades que serão apresentadas no evento, mas hoje temos um grande indício de que veremos boas novidades envolvendo as Live Tiles e as notificações toasts (aquelas que aparecem no canto superior da tela quando chega uma nova mensagens, uma marcação numa rede social, quando algo requer sua atenção, etc).

Em um texto antecipado do que será apresentado no Keynote temos o título: “O que teremos de novo nas notificações toast e Live Tiles? e a descrição diz:

As notificações são uma ferramenta essencial para engajar usuários do Windows. Baseando-se no Centro de Ações, estamos trabalhando para fornecer aos desenvolvedores uma maior flexibilidade nas Notificações Toasts adaptativas. Vamos introduzir uma API poderosa que permitirá uma nova classe de aplicativos que podem se conectar ao canal de notificação (Notification pipeline) e proporcionar experiências inovadoras para os usuários. As Live Tiles estão evoluindo com duas surpresas há muito procuradas por todos.

Com relação as notificações é esperado que os desenvolvedores sejam capazes de usá-las das mais diversas formas possíveis. Além de poder criar notificações com tamanhos diferenciados, possivelmente veremos uma API capaz de proporcionar experiências que vão além de simplesmente responder uma mensagem direto de uma notificação, como também, interagir com outras partes do APP. Tudo vai depender da criatividade do DEV.

Interactive live tiles on Windows Phone

Não podemos precisar quais são as duas grandes novidades para as Live Tiles, porém, apostamos todas as nossas fichas na introdução das Live Tiles Interativas e comandos gestuais sobre as mesmas. Hoje as Tiles se atualizam sozinhas, porém, suas funções se resumem a isso: abrir APPs e a exibir informações revelantes sobre ele.

A ideia da Tile interativa é abrir um enorme leque de possibilidades para que o usuário possa interagir com o APP sem mesmo precisar abri-lo. Ele poderia, por exemplo, passar para a faixa seguinte no Groove Music usando sua Live Tile, poderia confirmar um pedido de amizade no Facebook sem nem abrir o APP, apenas expandindo sua Tile, responder a um e-mail, dar um OK em uma confirmação, abrir a câmera frontal para tirar uma selfie, etc. O vídeo da Microsoft Research abaixo nos dá um vislumbre da funcionalidade.

httpss://www.youtube.com/watch?time_continue=49&v=oEkIbUWzkLU

Agora temos aqui um excelente conceito que demonstra o que seriam as Live Tiles explosivas/interativas e alguns comandos gestuais interessantes:

httpss://www.youtube.com/watch?v=Q-YpL3t1x1s

Quem aproveitou essa ideia foi a Apple, ao aplicar o conceito no seu iOS em seu iPhone 6S por meio da tecnologia force touch, que veio do Apple Watch e agora serve como ponte para que o usuário interaja com APPs sem abri-los. A parte boa da “versão” da Microsoft é que esperamos que as Live Tiles interativas funcionem em qualquer aparelho comum, sem requerer uma tecnologia tão diferenciadas como a da tela do iPhone 6S, tanto que o novo iPhone SE nem possui suporte a tal funcionalidade.

apple 3D force touch iphone

Marcada para acontecer entre os dias 30 de março a 1º de abril em São Francisco – EUA, a conferência deve abordar mais uma vez o que a MS tem preparado nos bastidores para o futuro dos seus produtos e serviços

Fontes: WMPU