Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Por incrível que pareça, muita gente ainda usa um smartphone com Windows Phone 8.X ou com Windows 10 Mobile como seu telefone principal agora em 2018. Os motivos são diversos, mas acreditamos que os dois principais são: falta de recursos para adquirir um modelo novo com Android ou iOS, já que não há mais modelos novos sendo vendidos com o Windows 10; ou mesmo por opção pessoal, tendo em vista que o sistema tem muitos fãs que relutam em abandonar a plataforma.

O fato é que infelizmente nosso S.O. preferido já não recebe mais novidades tem mais de 1 ano, e daqui há pouco mais de 12 meses perderá até mesmo o suporte oficial da parte da sua criadora, a Microsoft.

Inclusive, a proximidade desse fim tem provocado uma “fuga” de desenvolvedores da Microsoft Store, muito mais daqueles que tinham aplicações complemente voltadas para o Windows 10 Mobile (ARM32). Já vimos diversos apps famosos partirem, o que nos força a usar quase tudo pelo Microsoft Edge, ou seja, pelo browser.

Agora, temos um gráfico que mostra claramente quando chegará o fim do suporte as diversas versões do Windows 10 Mobile. O gráfico é bem completo e mostra, inclusive, a data aproximada de lançamento de modelos que saíram de fábrica com o W10M, fazendo com que fique bem fácil visualizar quando seu aparelho de fato ficará sem suporte oficial.

Pelo gráfico é possível perceber que a próxima versão do Windows 10 Mobile (ARM32) a ser deixada para trás é a Aniversary Update (build 1607), lançada em agosto de 2016. Essa versão perderá seu suporte oficial em outubro desse ano.

Depois dela será a vez da Creators Update (build 1703), que terá seu suporte encerrado em junho do ano que vem, ou seja, em 2019.

Lumia 950 XL

Lumia 950 XL

Por fim, também em 2019, chegará ao fim a história do Windows 10 Mobile (ARM32). Mais precisamente no finalzinho de 2019, data em que o suporte a Fall Creators Update (Build 1709) chegará ao fim.

Até lá, smartphones como os Lumias 950 e 950 XL, Alcatel IDOL 4S, HP Elite X3 e alguns outros contarão com suporte oficial, o que implica em atualizações de segurança e correções de bugs, suporte a Microsoft Store e toda a leva de aplicativos universais contidos no sistema.

O que acontece depois do fim do suporte oficial?

Nos primeiros meses nada. Depois de algum tempo é que o usuário pode sentir maiores impactos, como aplicativos e funcionalidades deixando de funcionar como o esperado. Leva muito tempo até que o sistema fique inutilizável.

Quanto a segurança, sejamos honestos, dado o estado do Windows 10 Mobile em 2018, as chances de invasores tentarem explorar uma vulnerabilidade em um telefone com W10M é quase zero, dada a base de usuários ser muito pequena e não valer mais o esforço. Mesmo assim, como o sistema continua com o suporte ativo, se algo for detectado, a Microsoft certamente corrigirá a brecha por meio de novas atualizações, como tem feito constantemente.

Migrando do Windows Phone 8.1 para o Windows 10 Mobile

Quem ainda quer aproveitar um pouco mais o sistema, porém, está no Windows Phone 8.1 e ainda não atualizou seu telefone para o Windows 10 Mobile, recomendamos a leitura dessa matéria aqui. Nela estão listados todos os aparelhos elegíveis ao upgrade e também o procedimento para fazer o mesmo. O upgrade também é gratuito.

Se você tem um modelo não elegível, cremos que seja a hora de trocar de aparelho. Experimente comprar um Android e usar as dezenas de aplicações da Microsoft disponíveis na Play Store. O mesmo vale para o iPhone.