Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Apesar dos melhores esforços da Nvidia para evitar que a GeForce RTX 3060 – sua placa de vídeo de rastreamento de raios econômica – seja usada para minerar criptomoeda, os mineradores encontraram várias maneiras de contornar as medidas preventivas.

Google está pegando muito mais dados de seus dispositivos Android do que você pode imaginar

A última instância disso é uma plataforma de mineração que foi postada no fórum de tecnologia coreano QuasarZone, utilizando sete das GPUs evasivas para minerar Etherium.

O equipamento foi criado usando plugues HDMI falsos e um riser PCIe para contornar o limitador de taxa de hash conectando uma placa diretamente no slot PCIe. Não há muitas informações do criador deste equipamento sobre a configuração real, mas ele afirmou que este sistema funciona apenas em uma única placa-mãe.

A plataforma tem todos as sete RTX 3060 desbloqueados e minerando em capacidade total que usa cerca de 1020W de energia e aparentemente gera cerca de US $ 32 por dia se você incluir o custo estimado de energia. Investimento de aproximadamente 105 dias.

Isso é calculado em relação ao preço de varejo do fabricante para a GeForce RTX 3060 Twin Edge OC 12GB da Zotac Gaming, que é de $ 479,99 (cerca de £ 350 / AU $ 650) para cada GPU.

Indesejável e não surpreendente

Quando a RTX 3060 foi anunciada, a Nvidia afirmou que a placa conteria um limitador de taxa de hash projetado para impedir a mineração de Etherium eficaz por meio de um “aperto de mão seguro entre o driver, o silício RTX 3060 e o BIOS”. E que esse recurso seria indecifrável.

Com certeza, não demorou muito para que vários métodos para remover este limitador aparecessem. Mods de BIOS foram criados, bem como os HDMIs falsos mencionados acima usados ??para contornar a segurança integrada. Caramba, até a Nvidia se envolveu quando isso aconteceu acidentalmente lançou um driver que removeu suas próprias medidas anti-mineração.

O driver beta GeForce 470.05 da Nvidia permitia ao usuário minerar Ethereum na taxa de hash máxima sem a necessidade de modificar o driver ou mexer na BIOS. Este driver foi removido rapidamente, mas sua existência era prova suficiente de que o limitador poderia ser removido com Programas.

Nos vários meses desde que as placas foram lançadas pela primeira, encontrar o estoque dessas placas foi excepcionalmente difícil. Muita culpa por isso foi colocada nos mineiros que têm comprado múltiplos dos cartões usando bots para criar configurações elaboradas de criptomineração, deixando muito pouco estoque disponível para os jogadores reais.

Dado o baixo preço do RTX 3060, infelizmente isso o tornará uma escolha muito desejável para a comunidade de mineração, agora que o limitador de taxa de hash provou ser nada mais do que um pequeno inconveniente. Esperemos que algo acabe, ou o jogo contínuo A escassez de GPU está condenada a continuar.

Fonte: TechRadar

O que você achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!