Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Pequim se opõe a uma venda forçada das operações da TikTok nos EUA por seu proprietário chinês ByteDance. Além disso, prefere ver o aplicativo de vídeo curto encerrado nos Estados Unidos, disseram três pessoas com conhecimento direto do assunto na sexta-feira.

Como usar o TikTok: Confira alguns vídeos e explicações que separamos

A ByteDance está em negociações para vender os negócios da TikTok nos EUA para compradores em potencial. Além disso, isso inclui Microsoft MSFT.O e Oracle ORCL.N, desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou no mês passado proibir o serviço se não fosse vendido.

Trump deu ao ByteDance um prazo de meados de setembro para finalizar um acordo.

No entanto, as autoridades chinesas acreditam que uma venda forçada faria com que ByteDance e a China parecessem fracos diante da pressão de Washington, disseram as fontes, falando sob condição de anonimato, dada a sensibilidade da situação.

O ByteDance disse em um comunicado à Reuters que o governo chinês nunca sugeriu que fechasse a TikTok nos EUA. Ou em qualquer outro mercado.

Além disso, duas das fontes disseram que a China está disposta a usar as revisões feitas em uma lista de exportações de tecnologia em 28 de agosto para atrasar qualquer acordo fechado pela ByteDance, se for necessário.

No entanto, o Escritório de Informações do Conselho de Estado da China e seus ministérios de comércio exterior não responderam imediatamente aos pedidos de comentários enviados após o expediente.

Questionado na sexta-feira sobre Trump e TikTok, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, disse em uma coletiva regular à imprensa que os Estados Unidos estavam abusando do conceito de segurança nacional e os pediu para parar de oprimir empresas estrangeiras.

TikTok nos EUA: conflito entre poderes

A Reuters relatou que os compradores em potencial da TikTok estavam discutindo quatro maneiras de estruturar uma aquisição da ByteDance.

Dentre eles, ByteDance ainda poderia avançar com a venda dos ativos da TikTok nos EUA. Mesmo sem a aprovação do ministério do comércio da China, vendendo-os sem algoritmos-chave.

Além disso, ByteDance e seu fundador Zhang Yiming foram pegos em um confronto entre os dois poderes proeminentes do mundo.

Trump emitiu no mês passado duas ordens executivas que exigem que a ByteDance venda os ativos da TikTok nos Estados Unidos ou enfrente a proibição no país, onde o aplicativo é extremamente popular entre os adolescentes.

Autoridades dos EUA criticaram a segurança e privacidade do aplicativo, sugerindo que os dados do usuário podem ser compartilhados com Pequim. A TikTok disse que não atenderia a nenhum pedido de compartilhamento de dados de usuários com as autoridades chinesas.

Pequim disse que se opõe firmemente às ordens executivas de Trump e, em 28 de agosto, agiu para se pronunciar no processo. Além disso, revisou uma lista de tecnologias que precisarão da aprovação do governo chinês antes de serem exportadas. Especialistas disseram que o algoritmo de recomendação do TikTok se enquadraria nesta lista.

Por fim, Pequim disse que se opõe firmemente às ordens executivas de Trump e em 28 de agosto agiu para se pronunciar no processo, revisando uma lista de tecnologias que precisarão da aprovação do governo chinês antes de serem exportadas. Além disso, especialistas disseram que o algoritmo de recomendação do TikTok se enquadraria nesta lista.

Os reguladores chineses disseram na semana passada que as regras não eram direcionadas a empresas específicas, mas reafirmaram seu direito de aplicá-las.

Fonte: Routers

Gostou?

O que você achou da China preferir encerrar o TikTok nos EUA? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no botão “Canal do Telegram” no topo direito da página.