Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Mais uma da Google para “ detonar” com a Microsoft… ela decidiu que vai abandonar o suporte ao protocolo de gestão de informações pessoais Exchange ActiveSync. A mudança ocorrerá depois de 30 de janeiro de 2013 e é bom que você esteja preparado.

O que isso causará de impacto? Primeiro é necessário entender que é através do Exchange ActiveSync que podemos sincronizar dados da conta Gmail com diversos outros dispositivos e serviços. Nos nossos Windows Phone por exemplo, é através desse protocolo que resgatamos os dados dos nossos contatos do Gmail. No Windows 8 é do mesmo jeito, no Outlook, e até mesmo no MAC OS X e muitos outros serviços.

A Google decidiu que passará a usar os protocolos IMAP, CalDAV a o CardDAV a partir dessa data. Com isso, não poderemos sincronizar facilmente os nossos contatos, calendários, agenda, ou qualquer outra informação refente as nossas contas Google com dispositivos que usam o protocolo Exchange ActiveSync para esse fim.

Não pensem que isso afeta apenas o Windows Phone e o Windows 8, qualquer outro sistema operacional ou serviço web que use esse protocolo, sofrerá com a mudança. Caso você tenho feita a sincronização dos seus dados antes dessa data, fique tranquilo, tudo ainda funcionará (ao menos por um tempo). Contudo, depois disso, esqueça.

gmail no windows phone vai deixar de ser suportado

Isso quer dizer que se você tiver um contato no seu Windows Phone de sua conta Google, e depois de 30 de janeiro precisar fazer um reset no aparelho, quando este voltar, você não conseguirá sincronizar aqueles contatos novamente automaticamene. O mais interessante de tudo isso é que, mais uma vez, é que isso não afetará o iPhone ou o iPad nem qualquer outros dispositivo equipado com o iOS da Apple, tendo em vista que este já oferece suporte aos novos protocolos adotados pela Google.

Não se preocupem, isso faz parte de uma guerra maior da qual participamos mesmo sem querer. Lembra muito a guerra fria… que só acontece nos bastidores, mas, que afeta milhares de pessoas. O esperado é que a Microsoft contorne a situação através de atualizações que promovam o suporte a esses novos protocolos, ou simplesmente ignore tudo isso e deixe a Google e seu Gmail para os Androidianos e Apple users. O que você acha que vai acontecer?

Fontes: The Verge