Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Será esse um rumor com o qual precisamos nos preocupar? O de que a Google tem planos para comprar a Blackberry? Será esse o fim do Windows Phone? Calma…

Já faz algum tempo que a Blackberry anda meio ruim das pernas. Meses atrás perdeu o posto de terceiro S.O. mais usado no mundo para o Windows Phone, o valor das suas ações despencam mês após mês e os lucros da empresa tiveram uma queda considerável. Devido a essa crise a possibilidade da companhia ser vendida parcial ou totalmente é bastante evidente. Tanto que várias empresas já estão de olho na Blackberry, algumas delas são a Cisco Systems, a SAP e a Google.

blackberry

Isso seria um ótimo negócio para a Google, pois, além da divisão mobile a Blackberry também é detentora de muitas patentes, tem servidores de rede desejados por muitos, entre outras coisa. Recentemente a Google também comprou a divisão mobile da Motorola e suas patentes, e algumas semanas atrás lançou seu primeiro smart com Android desenvolvido depois da venda, o Moto X.

Mas, o que isso pode afetar o Windows Phone? De imediato nada. Agora, obviamente que depois de algum tempo iríamos ver algum Z10 da vida rodando o Android por ai, e assim a Google iria ganhar ainda mais usuários para o seu S.O. Além disso, muitas empresas ainda usam Blackberrys como dispositivos padrão para executar seus aplicativos dedicados, acessar seus e-mails e documentos corporativos com a famosa segurança da informação oferecida pela Blackberry. Então, a resposta é sim! a compra da Blackberry pode em parte prejudicar o crescimento do Windows Phone, porém, tudo vai depender da estratégia da Google ao “manusear” a Blackberry e da Microsoft ao “manusear” a Nokia e dos seus sistema operacionais móveis em si. Que vença o melhor.

Fontes: Folha Uol e Reuters