Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Durante a sua apresentação deste ano, o Google mostrou várias maneiras de melhorar seu serviço de carteira digital para empresas on-line e para seus clientes. Por meio de alterações feitas na API do Google Pay, os sites agora podem oferecer experiências de checkout mais transparentes e melhor integração com serviços como o Google Assistente.

Caso você já tenha efetuado uma compra em uma loja on-line que utiliza o Google Pay durante o checkout, você já está familiarizado com a “folha de pagamento” que permite selecionar rapidamente as informações do cartão durante uma transação.

A partir de agora, o Google exibirá o preço total de sua transação diretamente dentro dessa planilha, para que não haja necessidade de consultar em uma página anterior. Também será adicionando modificações que permitem aos comerciantes exibirem informações importantes, como opções de envio.

A gigante de Mountain View também lançou a API “createButton” que permite aos desenvolvedores inserir um botão de compra que corresponda ao estilo do dispositivo de um determinado usuário com base em configurações locais. Os utilizadores poderão ver seu cartão padrão no botão sem precisar abrir a “folha de pagamento”.

Uma das novidades mais aguardadas dessa atualização é o Google Pay API for Pass que também receberá um upgrade. Agora você pode adicionar cartões de embarque diretamente ao Google Pay e receber notificações de alta prioridade que levam a um voo correspondente, incluindo acesso rápido ao cartão de embarque e quaisquer atualizações relacionadas a alterações de portão, atrasos ou cancelamentos.

Graças à API de aprovação, você também poderá fazer o check-in em um voo diretamente pelo Google Assistente e acessar o cartão de embarque no mesmo ou no Google Pay.

Já o That Passes API também permite que provedores de transporte público (como o metrô, por exemplo) adicionem tickets ao Google Pay, com códigos de barras dinâmicos que são atualizados em poucos segundos para aumentar a segurança.

Isso é tudo que queríamos! Poder adicionar nosso bilhete único nas carteiras digitais, isso seria algo muito prático já que, nosso smartphone, sempre está na palma de nossa mão. Com essa praticidade, poderíamos efetuar o pagamento das passagens de transporte público sem a necessidade de retirar a carteira do bolso, apenas utilizando o smartphone conectado ao NFC.

Em abril deste ano, as catracas do metrô do Rio de Janeiro passaram a aceitar pagamentos com cartão de crédito Visa cadastrado no Apple Pay que utiliza o mesmo sistema de carteira digital. Por hora, apenas os cartões com a bandeira Visa são compatíveis e, só o Banco do Brasil que divulgou essa novidade.

Ainda não temos a inclusão dos bilhetes nas carteiras digitais, mas essa novidade já é um grande avanço. É uma pena que, os últimos usuários da plataforma móvel da gigante de Redmond não poderão desfrutar dessa praticidade, ao menos que troquem seus dispositivos com o SO Windows 10 Mobile para um Android ou iOS visto que a Microsoft anunciou a morte de seu serviço de pagamento por NFC, o Microsoft Wallet, em fevereiro.

Inovação e praticidade andam de mãos dadas e é muito gratificante ver as empresas utilizando a tecnologia em favor da sociedade. Nós do Windows Team esperemos ver mais novidades como estas.

Fonte: Android Central