Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O Google teve uma enorme variedade de aplicativos de vídeo e bate-papo ao longo dos anos. No entanto, muitos foram descontinuados e atualmente existem três ferramentas que possuem funções semelhantes. Iremos falar nessa publicação a diferença entre o Google Meet e Hangouts.

Dessa forma, os atuais aplicativos desse tipo do Google são: o Google Meet, Google Hangouts e Google Duo. Eles possuem funções semelhantes, mas cada um apresenta suas exclusividades e diferenças. Nesse artigo, fizemos um comparativo entre o Google Meet e o Google Hangouts, que são as ferramentas mais populares da plataforma. Portanto, leia a matéria toda e veja qual aplicativo você deve usar e o que eles oferecem.

Google Meet e Hangouts

Google Meet

A ferramenta Google Meet nem sempre teve esse nome. Antigamente, ela era conhecida como Google Hangouts Meet. A sua principal função é possibilitar videoconferências de grupos empresariais. Ela está disponível para todos os usuários do G Suite, ou seja, empresas ou escolas que pagam pelos serviços do Google para seus usuários. Esse aplicativo funciona basicamente como o Zoom, mas ela é dividida em três tipos para corresponder determinados níveis do G Suite. Dessa forma, as divisões são: Básico, Comercial e Empresarial.

Google meet e Hangouts
Google Meet X Google Hangouts – Divulgação/Google

Entretanto, o Google anunciou recentemente que está disponibilizando o Google Meet para qualquer pessoa com uma conta do Google. Portanto, a ferramenta passa a ser gratuita, oferecendo chamadas com até 100 pessoas sem limite de tempo. No entanto, após 30 de setembro de 2020, a duração máxima da reunião passará para 60 minutos. Essa medida foi tomada devido a pandemia do coronavírus. Além disso, isso torna o Google Meet muito acessível e popular. Para acessá-lo você pode clicar aqui.

O Google Meet fica ao lado do Google Chat como parte da solução de comunicação projetada para empresas, com o Google Chat sendo uma alternativa a serviços como o Slack. Compreender o Google Meet e o Google Chat é mais fácil quando você considera os nomes anteriores – Google Hangouts Meet e Google Hangouts Chat. Essencialmente, são versões modernas e atualizadas do Google Hangouts, que normalmente são a solução dos consumidores. Para acessar o Google Chat, você pode clicar aqui. No entanto, para utilizá-lo precisa de uma conta no G Suite, já que o Google ainda não anunciou uma possível “abertura gratuita” dessa ferramenta.

Recursos do Google Meet

Google meet e Hangouts
Google Meet X Google Hangouts – Divulgação/Google

O Google Meet é para videoconferência em larga escala. No nível Básico, você recebe suporte para até 100 participantes, mas há suporte para até 250 participantes ou 100.000 espectadores em uma transmissão ao vivo no nível superior da Empresa. No entanto, o Google Meet está atualmente disponível para todos os titulares de contas e oferece até 100 participantes.

O Google adicionou funções ao Google Meet para torná-lo mais amigável ao consumidor, adicionando controles, uma visualização de galeria, opções mais avançadas de compartilhamento de tela, incluindo guias individuais do Chrome.

O Google defende o sistema de segurança da ferramenta, já que toda a transmissão é criptografada. No entanto, é necessário que ela deva ser salvo no Google Drive. Ele suporta vídeos de até 720p e qualquer pessoa com uma conta do Google pode participar de um Google Meet.

Dispositivos suportados

O Google Meet é executado em um navegador sem a necessidade de plug-ins ou aplicativos. Existem aplicativos para dispositivos Android e iOS. Entretanto, o Google diz que rodar em navegadores comuns o torna mais seguro.

Google Hangouts

Google meet e Hangouts
Google Meet X Google Hangouts – Divulgação/Google

O Hangouts do Google foi anunciado em 2013, saindo do Google+. Além disso, ele está integrado ao Gmail e a outros aplicativos do Google como uma ferramenta de comunicação, acompanhada pelo Google Meet e o Google Chat, que são direcionados para clientes do G Suite. Existem boatos de que o Hangouts pode ser desativado em breve. Para acessar o serviço, basta clicar aqui.

Os rumores sobre um possível fim da ferramenta já existem há vários anos, mas aparentemente tem tomado muito mais força, indicando que ele pode ser encerrado ainda em 2020. Dessa forma, o Google deve fazer alguma ferramenta para substituí-lo. Por enquanto, o Hangouts continuará sendo a ferramenta gratuita de vídeo e bate-papo para os titulares de contas do Google, ainda integrada ao Gmail e permitindo chamadas para computador com ou sem vídeo.

Recursos do Google Hangouts

Google meet e Hangouts
Google Meet X Google Hangouts – Divulgação/Google

O apelo do Hangouts veio principalmente da fácil integração com outros produtos do Google e da visibilidade persistente no Gmail, além do acesso ao histórico sincronizado entre dispositivos, o que significa que o Hangouts pode oferecer conversas sincronizadas em vários dispositivos ou plataformas.

Além disso, ele suporta videochamadas para até 10 pessoas para usuários pessoais. Por outro lado, as chamadas telefônicas por meio do aplicativo de discagem do Hangouts e mensagens podem ser usadas para até 150 usuários. Essas chamadas podem ser acessadas por meio de um navegador ou aplicativos em dispositivos móveis. Como o FaceTime da Apple, os usuários podem ser contatados usando o Hangouts por meio de um endereço de e-mail.

Dispositivos suportados

O Hangouts está disponível por meio de um navegador e há aplicativos para Android e iOS.

Qual é o melhor para você?

Google meet e Hangouts
Google Meet X Google Hangouts – Divulgação/Google

Para grupos maiores, o Google Meet é mais sofisticado e muito melhor que o Hangouts. Embora o Meet não seja tão popular quanto o Zoom, ele está evoluindo rapidamente. O Bate-papo do Google está disponível para usuários do G Suite para mensagens em equipe, mas não foi projetado para uso do consumidor. Com o Google disponibilizando o Meet para todos em maio de 2020, é uma opção muito melhor do que usar o Hangouts.

O Hangouts sobrevive de forma difícil. Com o nome retirado de Meet e o Chat, o Hangouts agora é apenas uma opção para usuários que não são do G Suite, ou seja, aqueles que possuem apenas uma conta do Google. Ele ainda é capaz de fazer videochamadas e bate-papos em grupo a partir de um aplicativo, mas a experiência não é tão boa quanto qualquer outro concorrente. O que parece é que o tempo do Hangouts já passou.

Gostou? Você utiliza alguma dessas ferramentas? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar na imagem azul que está abaixo!