Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Apesar de o Google Maps ser uma ferramenta alimentada por imagens de satélite, nem sempre suas informações estão atualizadas. Para solucionar esse problema e poupar o trabalho da equipe interna, a companhia passa a se apoiar em alterações fornecidas pela comunidade com o recurso chamado “drawing” (desenhar, em tradução livre), que dá “o poder da edição” aos usuários para pequenas correções.

Galaxy A42 5G: Samsung libera atualização para celular com Android 11 e One UI 3.1

A adição é bem mais que uma simples marcação do início de uma estrada ou local ainda não catalogado. No “drawing”, o usuário vai poder traçar uma linha sobre uma rota e dar a ela o nome que quiser, também podendo excluí-la ou corrigir a sua orientação para o cálculo de trajetórias.

É claro que o Google não vai deixa as alterações correrem solta pela plataforma; sempre que a ferramenta for utilizada por um usuário, a correção desenhada passará apenas de uma sugestão. Todas edições serão enviadas para análise — processo que poderá durar até 7 dias —, para, enfim, ser inserida no mapa.

O Google se mantém alerta sobre os perigos que a colaboração da comunidade pode causar. Como uma sugestão, a companhia diz que não espera que trilhas usadas por bicicletas sejam marcadas como estradas, já que o tráfego é restrito aos veículos menores, e avisa antecipadamente que estradas sugeridas com a intenção de ferir indivíduos não serão aceitas — mas ainda nada se sabe sobre as eventuais penalidades aos usuários responsáveis pela correção mal-intencionada.

Google Maps: mais quer dizer melhor

Outra novidade importante de mencionar é a possibilidade de associar fotos aos ambientes visitados. Na verdade, a ferramenta já existe, mas implica na criação de uma avaliação sobre o local, algo que pode não ser a intenção do usuário só estava de passagem, por exemplo.

A novidade poderá ser encontrada na aba “Updates”, dentro da visualização de algum estabelecimento. Uma vez lá, o usuário poderá conferir as fotos compartilhadas por outras pessoas, do mesmo modo, fornecer os próprios registros do lugar. Os registros em fotos poderão ser acompanhados por uma breve descrição ou publicação online e não há limite para a quantidade de arquivos que você pode enviar.

Essa novidade do Google Maps é uma atualização que será feita por servidor, portanto sua distribuição é feita gradativamente entre os usuários do mundo todo. Já o recurso “drawing” tem seu lançamento previsto para “os próximos meses” e chegará à 80 países simultaneamente.

O que você achou da atualização do Google Maps? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!