Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Google-Dart-630x308

Não demorou muito para a Google reagir aos mais recentes anúncios feitos pela Microsoft com relação a suas novas ferramentas de desenvolvimento de apps e jogos para Windows, especialmente com relação a portabilidade de aplicações do Android e iOS para o Windows 10 via Visual Studio Code, e a disponibilidade do seu software de desenvolvimento para outras plataformas.

Estamos falando do que eles chamam de projeto Sky, que foi a iniciativa responsável pelo desenvolvimento da Dart, que nada mais é do que uma nova linguagem de programação baseada em elementos visuais e na Nuvem, ao invés das tradicionais linhas de código do Java e JavaScript.

google dart

Com a Dart, desenvolvedores não precisarão escrever linha e mais linha de código para criar uma boa aplicação. Na verdade ele poderá fazê-lo apenas estruturando elementos visuais e algumas poucas linhas de código. A plataforma de desenvolvimento é online e tudo será desenvolvido e armazenado na Nuvem.

A coisa boa do Dart é que os devs poderão criar aplicativos “Universais” que poderiam (teoricamente) funcionar em qualquer sistema operacional e não apenas no Android. Mesmo o foco do projeto sendo o Android, a Google citou o iOS da Apple durante a apresentação do projeto como é possível assistir no vídeo a seguir.

httpss://www.youtube.com/watch?t=16&v=PnIWl33YMwA

Não é de se estranhar que eles não tenham feito nenhum comentário sobre a compatibilidade de apps Dart como Windows, porém, cremos que essa compatibilidade será uma realidade, caso não, foi mais um golpe da gigante para frear sua concorrente.

Outro destaque do projeto é que os apps poderão ser executados a 120 quadros por segundo, que na prática fará com que a aplicação rode fluidamente e com um desempenho respeitável. Mas, ai é que está o problema… para que tudo isso funcione assim, lindamente, os apps criados em Dart precisam de uma conexão constante com a internet para funcionar.

O projeto, que mesmo tendo sido anunciado em 2011, só agora está sendo colocado em prática, e mesmo assim em fase experimental e ainda vai demorar muito para que os desenvolvedores aprendam a usar a nova linguagem e comecem a lançar novas aplicações Dart, contudo, a novidade está ai e pode ser um problema para a Microsoft, já que o Visual Studio foi adaptado para aproveitar a antiga linguagem de programação dos apps Android e não essa.

Fontes: TudoCelular

Obg ao Fagner Pereira pela dica 😉