Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O Google finalmente lançou o seu próprio método de compartilhamento rápido de arquivos entre dispositivos Android. Dessa forma, o aplicativo, nomeado como Nearby Share, é equivalente ao AirDrop da Apple. O recurso foi lançado na terça-feira (4) e começará a ser liberado para download em celulares Pixel e Samsung. Além disso, nas próximas semanas o aplicativo deve chegar a outros celulares, desde que tenha instalado o Android 6.0 Marshmallow.

Veja também: Google Play Music será desligado a partir de setembro, desaparecerá até dezembro

Foto: Reprodução/Google

A aplicativo Nearby Share consegue transferir fotos, vídeos e outros tipos de arquivos, além de links para sites, com mais velocidade do que por aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. Segundo o Google, ao abrir o arquivo, você apenas precisa selecionar a opção de compartilhar e tocar na opção “Nearby”. Em seguida, o seu aparelho buscará outros dispositivos que estão nas proximidades para fazer a conexão. Dessa forma, ele permite escolher para qual desses aparelhos a transferência será feita.

O celular de destino será notificado e somente terá que aceitar a conexão entre os dois aparelhos. “O Nearby Share escolhe automaticamente o melhor protocolo para o compartilhamento rápido e fácil usando Bluetooth, Bluetooth Low Energy, WebRTC ou Wi-Fi ponto a ponto [conhecido como Wi-Fi Direto] — permitindo que você compartilhe mesmo quando estiver totalmente offline”, comunico o Google, ao anunciar a novidade para os aparelhos Android.

Além de trazer mais velocidade para a transferência de arquivos e oferecer uma padronização no Android, o novo aplicativo é criptografado, ou seja, deve garantir que as informações de contato não sejam compartilhadas para a outra pessoa.

Por fim, vale lembrar que o aplicativo conta ainda com configurações de privacidade para tornar o aparelho visível para todos os contatos, apenas alguns deles ou então para ninguém.

Google lança Nearby Share, o AirDrop para celulares Android - Foto: Reprodução/Google
Foto: Reprodução/Google

Além disso, tudo indica que nos próximos meses, o Nearby Share também conseguirá transferir arquivos entre celulares Android e Chromebooks. No comunicado de apresentação do aplicativo, o Google não deixou claro quando ele ficará disponível para outros sistemas operacionais. Entretanto, existem boatos que ele será compatível com Windoes, Mac e Linux.

Gostou?

O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!