Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Quando o Google se envolve em algo tão grande quanto a procura de emprego, todos sabemos que isso significa que uma grande mudança está chegando.  Antes de nos aprofundarmos sobre as mudanças que podem trazer à sua empresa e como você atrai novos talentos, vamos analisar o que realmente é o Google Jobs.

Veja também o que é o Google ReCAPTCHA!

O que é o Google Jobs?

Google Jobs: entenda o que é! - Foto: Reprodução/YouTube
Google Jobs: entenda o que é! – Foto: Reprodução/YouTube

O Google Jobs é a ferramenta do Google para ajudar os candidatos a encontrar vagas de emprego abertas de forma fácil e rápida, e faz parte da “Pesquisa do Google”. É assim que o Google descreve seu novo recurso:

“O Google reúne anúncios de emprego de toda a web, estejam eles em sites administrados por pequenas empresas ou em sites de empregos com milhares de listagens. Isso ajuda os candidatos a emprego a encontrar o próximo emprego diretamente na Pesquisa. ”

Isso significa que os candidatos a emprego agora podem se candidatar facilmente a empregos por meio da própria ferramenta de busca de empregos do Google.

Como o Google Jobs funciona?

O Google Jobs lista todos os trabalhos disponíveis usando um recurso de pesquisa avançada para o usuário revisar. Portanto, para usar esse recurso, basta digitar sua consulta na Pesquisa Google, pressionar enter e você receberá uma lista de trabalhos que correspondem ao que você digitou no Google. É bem direto e simples. O Google, ao contrário de outros sites de empregos, como o Indeed ou o Monster, usa sua própria tecnologia para impulsionar as listagens de procura de emprego.  

Os trabalhos que você verá são coletados em diferentes locais de trabalho. Sites de busca de emprego, como LinkedIn, Monster, Facebook, CareerBuilder e Glassdoor, já fizeram parceria com o Google. Na verdade, existem poucos sites que ainda não fizeram parceria com o Google.

Portanto, veja abaixo um exemplo de como é a função de busca de emprego do Google:

Google Jobs: entenda o que é! – Foto: Reprodução/Morgan McKinley

Se você está tentando digitar seu cargo na Pesquisa Google e não vê nenhuma diferença ou não consegue encontrar esse novo recurso, é porque o Google Jobs ainda não foi lançado em todo o mundo.

Importante: o Google Jobs não é um quadro de empregos! As agências de recrutamento não estão postando diretamente no Google ou pagando ao Google por anúncios e classificados.

Na parte inferior de cada trabalho, você também encontrará mais informações sobre a empresa, como as avaliações do Glassdoor. Portanto, verifique se você também tem uma estratégia para a marca do seu empregador.

Além disso, o Google Jobs mostra todos os quadros de empregos com a posição listada, o que pode ser útil para candidatos que talvez já tenham um perfil com uma página de listagem de vagas.

Quais são os benefícios da ferramenta para empresas de recrutamento?

Certamente, é possível que o Google Jobs tenha um efeito negativo no seu site de recrutamento on-line, se você não utilizar totalmente os recursos. Dessa forma, a função de pesquisa foi projetada para candidatos a emprego e empregadores, não para a indústria de recrutamento. No entanto, é igualmente possível que os recrutadores se beneficiem do lançamento da função de pesquisa.

O Google Jobs fornece publicidade gratuita para o seu site, pois credita ao recrutador o anúncio da vaga em resposta a uma pesquisa. Além disso, ele também economiza as despesas com a publicação de listagens em quadros de empregos ou o pagamento de software de recrutamento como o Broadbean.

Se a sua empresa de recrutamento ainda não estiver usando o Google Jobs, é definitivamente algo que você deve procurar para evitar uma queda no tráfego do site. De qualquer forma, o Google trabalhou com uma variedade de recrutadores e sites de empregos para desenvolver, testar e aperfeiçoar a função de pesquisa.

Como minha empresa de recrutamento pode usar o Google Jobs?

A expansão do Google no setor de carreiras é algo que toda empresa de recrutamento deve estar ciente e pronta para capitalizar. Aqui estão algumas etapas práticas para implementar o Google Jobs para sua empresa de recrutamento.

Primeiramente, para permitir que o Google Jobs indexe suas listagens de vagas, você deve implementar a marcação de esquema correta no seu site. O esquema necessário é estruturado na publicação de vagas e permitirá que o Google leia seu site e produza suas listagens de vagas em resposta a uma pesquisa relevante. Em seguida, você deve fornecer a cada lista de tarefas um sitemap datado, feed Atom ou RSS.

Além disso, também deve ser possível aos candidatos ao emprego acessar suas listagens nos computadores e dispositivos móveis e nas versões atuais de navegadores da web, como Chrome, Firefox e Safari. Dessa forma, cada anúncio de emprego deve ter sua própria página no seu site.

Devido à importância da distância da viagem e do tempo de deslocamento para as pesquisas do Google Jobs, verifique se cada página está totalmente otimizada para o local.

Por fim, verifique o site e as listagens de empregos para garantir que eles sigam as melhores práticas de SEO e sejam totalmente otimizados, com URLs, títulos, tags e meta descrições precisas. Dessa forma, suas listas devem ser claramente escritas e definidas, além de fáceis de encontrar, ler e entender.

Como postar trabalhos na ferramenta do Google?

Nada é impossível, desde que você tenha os dados necessários. Se você é um recrutador ou gerente de contratação que deseja facilitar seu trabalho usando o Google para trabalhos, preencha todos os dados que o Google precisa. Não deixe nenhum campo de entrada para trás. Dessa forma, é fundamental que você preencha:

Título da função

Limpo e claro, sem “ninjas” e assistentes, por favor. Além disso, quanto mais específico, melhor.

Localização

Verifique se o endereço está correto se um escritório tiver vários locais.

Salário

Todos sabemos que há muito debate sobre o tema da publicação de salários em anúncios de emprego. No entanto, o Google considera o salário em suas diretrizes, de modo que os profissionais superam os contras nesse caso.  Além disso, também estamos vendo uma tendência na criação de mais “anúncios de empregos racialmente transparentes”, que também favorecem a publicação de salários nas descrições de empregos.

Descrição do trabalho

Uma boa descrição do trabalho fará com que você se destaque para candidatos de alta qualidade. Sua descrição do trabalho não deve ser a mesma do cargo, mas deve incluir responsabilidades, qualificações, habilidades, horas de trabalho, requisitos de educação e experiência. 

Tipo de emprego

Certifique-se de indicar claramente se esse é um cargo de período integral, meio período, casual, temporário ou de contrato.

Google Jobs: entenda o que é! - Foto: Reprodução/Morgan McKinley
Google Jobs: entenda o que é! – Foto: Reprodução/Morgan McKinley

Os requisitos abaixo não são especificamente de recrutamento ou contratação, mas algo que todo mundo precisa estar ciente ao postar qualquer tipo de conteúdo online:

Otimizar para celular

Se seu conteúdo não for otimizado para ser exibido facilmente no celular, você será penalizado. O Google sabe que o mundo pesquisa no celular, por isso, não criando uma experiência que funcione em todos os dispositivos, a ferramenta não funcionará a seu favor.

URLs limpas

Uma URL deve estar limpa, ou seja, se você vir apenas a URL de um site, poderá saber qual é o conteúdo desse site. Como referência, esta é uma “URL suja”: www.example.com/news?page=1234&year=2009. Este seria um site limpo: https://www.windowsteam.com.br.

Experiência do usuário

Não faça o usuário pensar demais. Torne suas informações facilmente acessíveis. Fazer um usuário clicar 19 vezes para chegar à sua “seção de trabalhos” não é algo muito bom.

Como você pode obter suas listagens de vagas no Google Jobs?

Para que o Google possa extrair os dados do seu site, você precisará implementar a marca de esquema correta nele. O esquema correto a ser usado para isso é “Anúncio de emprego”. Isso é algo que seu desenvolvedor da Web deve poder implementar para você.

Fonte: Morgan McKinley

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!