Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Não fará muita diferença para quem usa o Windows 10 ou o Windows 10 Mobile, mas o Google acabou de encerrar o suporte ao seu único aplicativo oficial disponível na Microsoft… a aplicação chamada apenas de Google era apenas o buscador da gigante que servia apenas para fazer buscas na internet usando o motor do Google. Ele não fazia nada além disso, então, por isso não fará praticamente nenhuma falta aos usuários do Windows. Ainda é possível baixa-lo, porém, ao tentar fazer uma busca a aplicação retorna um erro.

Essa era a aplicação disponível para o Windows e Windows Phone na Microsoft Store

Mas, porque estamos falando disso aqui? Simples, essa saída só confirma algo que acompanhamos durante anos… que é o fato do Google simplesmente ignorar a existência da Microsoft Store.

Não é só pelo buscador que estamos fazendo questão de algo, mas sim, por todos os outros aplicativo da suíte de aplicativos deles que eram importantes desde o nascimento do Windows Phone, até a evolução do Windows 10 ARM64.

Aplicativos oficiais como o Youtube, Drive, Gmail e tantos outros, nunca chegaram a loja de aplicativos e jogos da Microsoft e continuam sem previsão de chegada. A empresa simplesmente não tem interesse nisso. Antes, pensávamos que o motivo do desinteresse era apenas o medo do Windows Phone/Windows 10 Mobile (ARM32) avançar ao ponto de prejudicar o domínio do Android no mercado de smartphones, mas e agora? com o Windows Phone praticamente fora do páreo, porque o Google continua insistindo na política de não lançar qualquer aplicação oficial na MS Store?

O fato é que o iOS da Apple conta com praticamente todo o portfólio de aplicações glooglianas, mas então, quais motivos mantém a gigante das buscas tão distante dos usuários do Windows?

Resultado de imagem para google apps suite

suíte de aplicativos Google. Nenhum deles está disponível na Microsoft Store

Infelizmente não temos a resposta para essa pergunta. O que temos é apenas especulações, então, vamos lá…

Podemos especular que a ideia é manter os usuários sempre ligados ao browser para usar qualquer serviço Google, afinal de contas, mesmo o Windows sendo o sistema operacional dominante no mercado de desktops, o navegador de internet mais usado no mundo é o Chrome, logo, eles sabem que mesmo quem usa Windows usa o Chrome (em sua maioria), então, eles continuam concentrando as pessoas dentro dos seus produtos mesmo no território do concorrente.

Com o usuários logado no Chrome com uma conta Google, eles conseguem capturar todos os dados que interessam a empresa, então, pra que sujeitar o Chrome as regras da Microsoft Store? Para perder essa boquinha? Eles sabem que para disponibilizar o Chrome na MS Store será preciso mudar seu código e sua engine, já que a Microsoft só permite browsers na loja que usem a engine do Microsoft Edge.

Também poderia existir algo relacionado ao Chrome OS, que é o sistema operacional da Google voltado para PCs, logo, a ideia é alavancar seu S.O. proprietário ao invés de oferecer suas comodidades aos usuários do concorrentes.

Enfim, como falei, não temos uma resposta pronta e oficial para explicar porque o Google insiste em não lançar suas aplicações de forma oficial na Microsoft Store, o que podemos dizer apenas é que eles dificilmente o farão.

O que sabemos é que a Microsoft age de forma inversa. Estaria a Microsoft sendo “besta” ou ela pensa mais em seus usuários do que o Google?