Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A finalização do processo de compra da divisão mobile da Nokia pela Microsoft está bem próxima. O que falta agora é basicamente a aprovação do negócio pelos órgãos reguladores asiáticos, porém, tem gente querendo meter o dedo nesse negócio visando “prejudicar” a transação, e como não poderia ser diferente, a Google esta metida nisso.

microsoft_buys_nokia

Dessa vez eles não estão sozinhos, a Samsung, a Huawei e a ZTE também estão unindo forças com a Google para protestar junto ao governo chinês sobre questões que envolvem essa compra. Segundo eles a união da Nokia com a Microsoft irá gerar um concorrência desleal no mercado, já que juntas elas podem oferecer quase todos os tipos de serviços de comunicação.

A maior preocupação de todas elas está ligada a questões relacionadas a patentes, coisa que a Nokia e a Microsoft tem de sobra, ainda mais depois da compra. O medo é que a Microsoft passe a cobrar preços mais elevados pelo uso das suas patentes e das da Nokia, forçando as demais fabricantes a elevarem o preço dos seus produtos para compensar o aumento dos custos.

Dificilmente esse protesto irá impedir o negócio de ser concretizado, mas, essa não é a principal intenção deles. Na verdade o plano é que o governo imponha restrições a Nokia e a Microsoft quanto a sua atuação no mercado asiático, deixando assim o caminho livre para o domínio androidiano.

O interessante disso é notar que todas as empresas que interpelaram o protesto são OEM’s do Windows Phone confirmados recentemente na MWC 2014. Mas, amigos amigos, negócios rentáveis a parte….

Fontes: Tudo Celular